O horóscopo chinês é um dos mais antigos do mundo e gira em torno de 12 animais: o rato, o búfalo, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.
Não se sabe ao certo a razão da associação destas figuras à astrologia chinesa.
Há quem acredite na lenda que conta que Buda terá convidado todos os animais do mundo para um banquete, mas apenas 12 terão comparecido. Como forma de agradecimento, Buda terá atribuído um ano a cada um deles.
Outra história narra que, em tempos antigos, o Imperador de Jade ordenou que os animais passassem a integrar o calendário, e que os 12 a chegarem primeiro seriam os selecionados. A lenda segue depois o rato e gato, e a trapaça que o primeiro fez ao segundo, e por isso é que ainda hoje estes animais não se relacionam. Curiosos? Leiam este artigo do The Sun.
O Novo Ano Chinês em Lisboa
Independentemente do ano em que estamos ou o animal a ele associado, facto é que as comunidades chinesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo comemoram com toda a pompa a chegada do novo ano.
Em 2017, as festas em torno do Ano do Galo não foram exceção, incluindo em Lisboa. O palco escolhido foi a Praça do Martim Moniz, de resto a zona mais multicultural da capital portuguesa.
Numa associação entre o governo local, a embaixada chinesa em Portugal e o Ministério da Cultura da República Popular da China, a data foi assinalada com desfiles, uma feira com produtos tradicionais e uma série de atuações.
Desde a Companhia de Ópera Wu, de Zhejiang, à Companhia de Dança da Escola Secundária Pui Ching, de Macau, foram vários os artistas, músicos e atletas que passaram pelo palco montado em Lisboa para dar a conhecer um pouco mais a cultura chinesa.
E onde vocês estão? Também comemoraram o Novo Ano Chinês? Partilhem na caixa de comentários.
Leave a Comment