Há bem pouco tempo escrevi um artigo sobre os melhores surf spots na Califórnia. Por isso, não estranhei quando recentemente aquele estado norte-americano decretou o surf como o seu desporto oficial.
Eu cresci e vivo em Portugal e, por aqui, o futebol é rei. E apesar de ter dedicado algumas horas a esse desporto quando era mais nova (era guarda-redes, imaginem só!), foi o surf que me tirou do campo de futebol e me levou para dentro de água. Por isso, cheers Califórnia por essa decisão!
Surf na Alma da Califórnia
A lei que foi aprovada no final de agosto reconhece que o surf teve origem na Polinésia e é uma importação do estado-irmão Havaí. Mas não é por isso que os californianos deixaram de o abraçar como seu e fizeram dele parte da história.
Foram três havaianos os primeiros a surfar as ondas da Califórnia. Estávamos no verão de 1885 em Santa Cruz. Depois disso, tantos foram os momentos que vincularam este desporto à costa oeste dos Estados Unidos. Dos filmes Gidget e Endless Summer às sonoridades dos Beach Boys, da criação do fato de surf por Jack O’Neill às histórias de bravura em Mavericks.
133 anos agora reconhecidos e aplaudidos. Oficialmente.
Nada representa melhor o sonho californiano do que o surf
Celebre o Surf na Califórnia
PRAIAS
MUSEUS
EVENTOS
PRAIAS
Santa Cruz
Malibu
Trestles
Rincon
MUSEUS
Surfers’ Hall of Fame
International Surfing Museum
California Surf Museum
EVENTOS
International Surf Festival
U.S. Open of Surfing
Mavericks Big Wave Surf Contest
Founders’ Cup of Surfing
Leave a Comment