
Quem visita o Porto tem muito para ver. Mas existem alguns espaços de comércio que, para mim, são incontornáveis. Quer conhecê-los?
A CASA ORIENTAL

Mesmo ao lado da Torre dos Clérigos, um dos ex-libris da cidade do Porto, a Casa Oriental é uma das lojas mais antigas da cidade.
A banca à entrada, por norma iluminada pelas cores vivas das frutas e legumes da época, é o chamariz para entrar.
No interior, esta mercearia que nasceu em 1910, oferece os mesmos produtos de outras épocas, mas também algumas inovações do presente.

A Casa Oriental surgiu para comercializar as mercadorias que no início do séc. XX chegavam ao norte do país oriundas das colónias portuguesas, a Oriente e em África.
As colónias foram extintas mas a importância desta loja resistiu.
LIVRARIA LELLO

Dizer que uma livraria faz parte de qualquer roteiro turístico pelo Porto pode parecer estranho, mas se chegar à porta da Lello e espreitar o seu interior vai perceber porquê.
Nascida em 1906, esta casa foi desde sempre ponto de encontro dos homens das letras e das artes, palco de tertúlias e fonte de inspiração para escritores. Hoje, a Livraria Lello é procurada por milhares de pessoas que querem admirar a arquitetura do edifício (da autoria de Francisco Xavier Esteves) e apreciar as estantes em madeira trabalhada ou a grande escadaria que dá acesso ao andar superior.

A afluência de pessoas a este local é de tal forma grande, que os responsáveis decidiram começar a cobrar a entrada. Afinal, a livraria estava quase sempre lotada por turistas, dando pouco espaço a quem realmente queria apreciar os livros e até comprá-los.
A vantagem é que, caso queira adquirir um exemplar, o valor da entrada será descontado no final.
A VIDA PORTUGUESA

Vizinha da Livraria Lello, na Rua da Galeria de Paris, surge um edifício centenário que alberga a antiga loja Fernandes Mattos. E é no primeiro andar desta que pode encontrar A Vida Portuguesa.
Esta não é uma loja exclusiva. Já existem quatro em todo o país (a primeira a surgir foi em Lisboa). Mas é a única que recuperou um espaço de mais de 300 m2, numa zona nobre da Invicta, fazendo um total reaproveitamento da luz natural que passa pelas grandes janelas e a utilização dos móveis de origem.
Não é à toa que esta loja foi a primeira a constar do Retail Directory da revista Wallpaper, em 2010.
E tendo em conta que os produtos vendidos pel’A Vida Portuguesa são de marcas antigas e genuinamente portuguesas, nada mais indicado.
MERCEARIA DAS FLORES

E já que falamos de artigos genuínos portugueses, a Mercearia das Flores é outros dos locais a visitar no Porto.
A loja localizada na Rua das Flores é pequena e simples, mas os produtos de grande qualidade. Pode degustá-los mesmo ali ou levar para casa… ou fazer as duas coisas!
Desde as conservas, aos queijos, passando pelo mel e doces conventuais. Tudo aqui apela à gulodice.
Em dias de bom tempo, aproveite para experimentar uma bela cerveja artesanal na pequena esplanada. Tem muitas por onde escolher.
Agora é sua vez: Já alguma vez visitou o Porto? Qual o seu espaço preferido na cidade? Conte tudo na caixa de comentários.
💈
Gostei muito do seu post conheço a mercearia das flores, adorei as fotos também. Obrigado
Obrigada, Francisco! 😉
Cada vez mais eu tenho certeza que Porto vai me conquistar! Pelo jeito, tem tudo que eu gosto, a começar por História e Gastronomia! Gostei muito do post, aguçou minha vontade! Um abraço!!
Obrigada, Liliane. E esta é apenas uma pequena amostra. 😉
São realmente quatro espaços que também gosto muito. Principalmente a Livraria Lello e a Casa Oriental porque conseguiram manter a arquitetura. Aliás, a Casa Oriental está totalmente renovada e é de ficar com os olhos pregados em tudo 😀
Também gostei muito da Casa Oriental e ainda mais quando fui pesquisar um pouquinho e soube o papel que teve (e tem) na história do comércio no Porto. 🙂
Que charme essas lojinhas!
Adorei essa “A Vida Portuguesa”, deve ser um ótimo lugar para comprar presentinhos verdadeiramente portugueses, né? Boas dicas!
Obrigada Camila. Sim, lá você consegue encontrar marcas com muita história em Portugal. 🙂
Fiquei apaixonado pelas fachadas das lojas! Um charme só! É sempre bom conhecer as lojas tradicionais de uma localidade. 🙂
E esta é apenas uma pequena amostra, Itamar. Hoje no Porto estão a renovar muitos espaços antigos. A cidade está um charme!
Este post chegou em ótima hora. Estou indo para o Porto em setembro e vou adorar visitar estes lugares. =)
Ainda bem que gostou da dica, Martinha. Vais amar o Porto! 🙂
Gostei muito do post e das indicações.
Fazer comprinhas sempre faz parte do meu roteiro de viagem e é um dos prazeres em qualquer viagem descobrir lugares legais pra compras nos destinos que visito!
Tem que haver sempre um tempinho para as compras, não é Simone 😉
Olá Marlene,
Gostei muito do post. O Porto é uma cidade fantástica e que vale mesmo muito a pena conhecer.
As lojas são inevitáveis ver, ao percorrer a cidade.
Que fofas essas lojas, bem com o estilo português. Adorei as dicas e so aumentou minha vontade de conhecer Porto.
O Porto é das minhas cidades preferidas, não em Portugal mas no mundo. Destas 4 lojas apenas conheço a Lello, não conheço as outras. Graças a este artigo vou poder explorar mais uns cantinhos na cidade Invicta! obrigado
Obrigada pelo teu comentário, Pedro! Ainda bem que te consegui mostrar mais uns cantinhos da Invicta para descobrires. 😉
Pra quem gosta de gastronomia e aprecia comer bem já aqui no Brasil, além de ser neta de lisboetas, apreciei muito a visita e as compras que fiz na Pérola do Bolhão!
Oi Silvia! Que maravilha! Adoro sempre ler sobre as experiências de outros viajantes! Além de que, se é neta de lisboetas, tem uma costela portuguesa 😉 Boas viagens!