É o maior rio do país, o mais conhecido, aquele que nasce em Espanha e desagua em Lisboa. O Tejo sempre habitou a minha vida e, há pouco tempo, fui descobrir a região onde ele entra em Portugal.
O Parque Natural do Tejo Internacional estende-se pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, numa extensa área que vai buscar as caraterísticas naturais do Centro e do Alto Alentejo.
Escolhi entrar no parque pela “porta” mais próxima de Castelo Branco, seguindo por uma estrada onde pouco me cruzei com outros carros. A região pode ser visitada durante todo o ano, mas acredito que no verão seja uma zona mais concorrida que no final do inverno.
Traçámos como objetivo a Malpica do Tejo, uma das maiores freguesias da zona e local onde pude visitar a Ermida de Nossa Senhora das Neves, destruída em confrontos com os espanhóis durante os conflitos pela independência do território.
Pelo caminho, uma paisagem linda e a Ponte sobre o Ponsul, um dos afluentes do Tejo.
Confesso que a passagem por aqui foi muito rápida, tendo em conta toda a dimensão do Parque Natural do Tejo Internacional, por isso sugiro uma visita com mais tempo, talvez optando por seguir um dos muitos percursos pedestres que por ali existem ou fazer um pic-nic. 🙂
Porta de entrada para o Parque
Ponte sobre o Ponsul
Paisagem natural do Tejo Internacional
Ermida de Nossa Senhora das Neves
Ermida de Nossa Senhora das Neves
Vista sobre o Parque Natural do Tejo Internacional
Qual o vosso parque natural favorito? Quais já visitaram? Quero ler as vossas dicas na caixa de comentários em baixo.
🐛
Leave a Comment
Pingback: TASCA MARIA FAIA — OÁSSIS GASTRONÓMICO NA BEIRA BAIXA – Surfer Girl on the Move on Maio 22, 2016
1 COMMENT