
6 LOCAIS PARA VISITAR EM LEIRIA
Dizem que visitar Leiria é ver um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que não o é. No mínimo curioso, diria eu. Mas a rima popular está correta e estas e outras curiosidades tornam esta cidade do centro de Portugal merecedora de uma visita.
A baixa de Leiria não é grande, por isso, numa manhã consegue percorrer os principais pontos de interesse. Do castelo ao museu da cidade, prepare os sapatos e siga este roteiro. 😉
Castelo de Leiria
Comecemos por um dos principais monumentos a visitar em Leiria. No topo da colina, o Castelo é um fantástico exemplo da arquitetura militar romântica. Mandado construir por D. Afonso Henriques, foi considerado monumento nacional no início do século XX e hoje guarda entre as muralhas registos da importância que a cidade teve para a História de Portugal.
Terá que pagar um bilhete de entrada, mas valerá a pena para conhecer o Paço Real, a Igreja de Santa Maria da Pena e a Torre de Menagem.

Sé de Leiria
Descendo do castelo no sentido da baixa vai cruzar-se com a Sé de Leiria. O edifício foi construído no séc. XVI, mas o que hoje pode visitar é já uma reconstrução. Afinal, por ele já passaram o terramoto de 1755 e as invasões francesas.

Casa do Eça de Queiroz
Poucos sabem (pelo menos, eu não sabia) que Eça de Queiroz foi Administrador do Concelho de Leiria.
A casa do escritor continua no mesmo sítio, assinalada por uma placa comemorativa. Infelizmente, não pode ser visitada, até porque está avançado estado de degradação. Uma pena, tendo em conta a importância que Eça tem para a cultura portuguesa.
Resta olhar do lado de fora e andar pela cidade à procura de outros sinais da passagem do autor por aquela terra.

Praça Rodrigues Lobo
É a principal praça da cidade e à sua volta existem vários cafés onde podemos passar o tempo.
Mesmo ao lado encontrei uma fachada com uma pinturas maravilhosas. E existem outros pequenos recantos a descobrir quando visitar Leiria. 🙂

Jardim Luís de Camões e envolvente
Outro dos pontos de referência da cidade é o Jardim Luís de Camões. Estendido ao longo do rio Lis, é ponto de partida para descobrir outros locais de interesse em redor, como o edifício do Banco de Portugal, o Mercado de Sant’Ana, a fonte luminosa ou a Igreja do Espírito Santo.

Museu de Leiria
Última paragem antes de irmos embora: o Museu de Leiria. Com a entrada mesmo ao lado do Convento de Santo Agostinho, guarda coleções que contam a história da cidade.
O bilhete custa 5€, mas dá direito a uma visita ao Moinho do Papel, a poucos metros dali.

E depois de visitar Leiria…
Fique a dormir num dos vários hotéis que encontra na cidade. Veja todos os alojamentos disponíveis em baixo.
A Surfer Girl tem uma parceria com o Booking.com. Se reservar alojamento através de um dos links do blog vai estar a ajudar-me a manter o blog e não paga mais por isso! 🙂












































Olha! Andaste perto aí do meu “estaminé” na rua direita! Quando passaste em Leiria ?
Olá, Francisco! A última vez que estive foi no início deste mês. 🙂 Não sabia que eras daí! Qual estaminé?
Que cidade charmosa. Nunca tinha ouvido falar e adorei conhece-la pelo seu post. Lugar do nascimento de Eça de Queiroz! 🙂
adorei os azulejos e as construções da cidade, e o castelo é muito bonito, não vejo a hora de viajar por Portugal!
Que linda a cidade, mas ainda não conhecia. Adorei essas construções e poder conhecer a casa de Eça de Queiroz deve ter sido emocionante.
Oi, Leo. Foi muito bom saber que Eça de Queiroz nasceu naquela cidade, mas infelizmente a casa está em estado degradado e não pode ser visitada por dentro. Espero que um dia essa situação mude e possam dar-lhe o reconhecimento que merece.
Que roteiro lindo! Cada vez mais acredito que tenho que voltar a Portugal e visitar outras cidades! Leiria acabou de entrar pra minha lista!
Tem mesmo que voltar, Tina! 😀
Que lugar lindo! Fiquei com vontade de conhecer. Todas as dicas estão anotadas. hahaha! Obrigada por compartilhar. Por isso adoro esse blog, sempre com dicas tops.
Oi, Keul! Muito obrigada!! Fico muito contente por contar com você como leitor! 🙂
Parabens pelo blog!
Muitos temas interessantes e abordados de uma forma contagiante .
Obrigada, Nuno!!! Um beijinho!
Passo em Leiria muitos fins-de-semana e conheço bem… portanto estou qualificada para dizer que escolheste bem os sítios!! 🙂 O Mercado de Santana é outro ponto a visitar que em muitos fins-de-semana tem pequenas feiras… como a Feira do Sushi & Gin, a feira de Chocolate, etc.!
bjs
Ainda bem que acertei 😉 Infelizmente, quando estive lá o mercado estava meio fechado. Acho que tive azar. Também pode ter sido por ter ido a um dia de semana.
Bjs!
amei a foto do Praça Rodrigues Lobo com as plantinhas na frente! ficou show! nunca tinha ouvido desse lugar, algumas construções sao bem semelhantes com cidades antigas do Brasil!
Muito bom! Adorei o vídeo. Tens futuro! 🙂 Eu um dia também vou escrever um artigo sobre a minha cidade.
Obrigada, David! Fico à espera dele. De certeza que vai ter dicas muito especiais! 😉
Eu também amei o post, foto, adoro artigos assim bem completinhos de informações e dicas!
Já fiquei com vontade de conhecer <3
Obrigada, Paula! 🙂
Olá Marlene! Conheço bem Leiria, até já trabalhei no centro histórico, no Solar dos Ataídes no acompanhamento de uma obra, há cerca de 10 anos atrás. É uma cidade encantadora.
Olá, Pedro. Para mim foi mesmo uma agradável surpresa. Também gostei muito.
Olá, Telma. Tem toda a razão. Estava tão empolgada com a ligação de Eça à cidade que estava a induzir os leitores em erro. Já introduzi uma nota de correção no artigo. Muito obrigada pela observação!