Dizem que visitar Leiria é ver um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que não o é. No mínimo curioso, diria eu. Mas a rima popular está correta e estas e outras curiosidades tornam esta cidade do centro de Portugal merecedora de uma visita.
A baixa de Leiria não é grande, por isso, numa manhã consegue percorrer os principais pontos de interesse. Do castelo ao museu da cidade, prepare os sapatos e siga este roteiro. 😉
-
Castelo de Leiria
Comecemos por um dos principais monumentos a visitar em Leiria. No topo da colina, o Castelo é um fantástico exemplo da arquitetura militar romântica. Mandado construir por D. Afonso Henriques, foi considerado monumento nacional no início do século XX e hoje guarda entre as muralhas registos da importância que a cidade teve para a História de Portugal.
Terá que pagar um bilhete de entrada, mas valerá a pena para conhecer o Paço Real, a Igreja de Santa Maria da Pena e a Torre de Menagem.
-
Sé de Leiria
Descendo do castelo no sentido da baixa vai cruzar-se com a Sé de Leiria. O edifício foi construído no séc. XVI, mas o que hoje pode visitar é já uma reconstrução. Afinal, por ele já passaram o terramoto de 1755 e as invasões francesas.
-
Casa do Eça de Queiroz
Poucos sabem (pelo menos, eu não sabia) que Eça de Queiroz foi Administrador do Concelho de Leiria.
A casa do escritor continua no mesmo sítio, assinalada por uma placa comemorativa. Infelizmente, não pode ser visitada, até porque está avançado estado de degradação. Uma pena, tendo em conta a importância que Eça tem para a cultura portuguesa.
Resta olhar do lado de fora e andar pela cidade à procura de outros sinais da passagem do autor por aquela terra.
-
Praça Rodrigues Lobo
É a principal praça da cidade e à sua volta existem vários cafés onde podemos passar o tempo.
Mesmo ao lado encontrei uma fachada com uma pinturas maravilhosas. E existem outros pequenos recantos a descobrir quando visitar Leiria. 🙂
-
Jardim Luís de Camões e envolvente
Outro dos pontos de referência da cidade é o Jardim Luís de Camões. Estendido ao longo do rio Lis, é ponto de partida para descobrir outros locais de interesse em redor, como o edifício do Banco de Portugal, o Mercado de Sant’Ana, a fonte luminosa ou a Igreja do Espírito Santo.
-
Museu de Leiria
Última paragem antes de irmos embora: o Museu de Leiria. Com a entrada mesmo ao lado do Convento de Santo Agostinho, guarda coleções que contam a história da cidade.
O bilhete custa 5€, mas dá direito a uma visita ao Moinho do Papel, a poucos metros dali.
E depois de visitar Leiria…
Fique a dormir num dos vários hotéis que encontra na cidade. Veja todos os alojamentos disponíveis em baixo.
A Surfer Girl tem uma parceria com o Booking.com. Se reservar alojamento através de um dos links do blog vai estar a ajudar-me a manter o blog e não paga mais por isso! 🙂
Siga-me neste passeio por Leiria
22 COMMENTS
Francisco Agostinho
6 anos agoOlha! Andaste perto aí do meu “estaminé” na rua direita! Quando passaste em Leiria ?
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROlá, Francisco! A última vez que estive foi no início deste mês. 🙂 Não sabia que eras daí! Qual estaminé?
Fabia Fuzeti
6 anos agoQue cidade charmosa. Nunca tinha ouvido falar e adorei conhece-la pelo seu post. Lugar do nascimento de Eça de Queiroz! 🙂
Flávia Donohoe
6 anos agoadorei os azulejos e as construções da cidade, e o castelo é muito bonito, não vejo a hora de viajar por Portugal!
Leo Vidal
6 anos agoQue linda a cidade, mas ainda não conhecia. Adorei essas construções e poder conhecer a casa de Eça de Queiroz deve ter sido emocionante.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Leo. Foi muito bom saber que Eça de Queiroz nasceu naquela cidade, mas infelizmente a casa está em estado degradado e não pode ser visitada por dentro. Espero que um dia essa situação mude e possam dar-lhe o reconhecimento que merece.
Tina Wells
6 anos agoQue roteiro lindo! Cada vez mais acredito que tenho que voltar a Portugal e visitar outras cidades! Leiria acabou de entrar pra minha lista!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORTem mesmo que voltar, Tina! 😀
Keul Fortes
6 anos agoQue lugar lindo! Fiquei com vontade de conhecer. Todas as dicas estão anotadas. hahaha! Obrigada por compartilhar. Por isso adoro esse blog, sempre com dicas tops.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Keul! Muito obrigada!! Fico muito contente por contar com você como leitor! 🙂
nsa
6 anos agoParabens pelo blog!
Muitos temas interessantes e abordados de uma forma contagiante .
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Nuno!!! Um beijinho!
contramapa
6 anos agoPasso em Leiria muitos fins-de-semana e conheço bem… portanto estou qualificada para dizer que escolheste bem os sítios!! 🙂 O Mercado de Santana é outro ponto a visitar que em muitos fins-de-semana tem pequenas feiras… como a Feira do Sushi & Gin, a feira de Chocolate, etc.!
bjs
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORAinda bem que acertei 😉 Infelizmente, quando estive lá o mercado estava meio fechado. Acho que tive azar. Também pode ter sido por ter ido a um dia de semana.
Bjs!
angela sant anna
6 anos agoamei a foto do Praça Rodrigues Lobo com as plantinhas na frente! ficou show! nunca tinha ouvido desse lugar, algumas construções sao bem semelhantes com cidades antigas do Brasil!
David Santos
6 anos agoMuito bom! Adorei o vídeo. Tens futuro! 🙂 Eu um dia também vou escrever um artigo sobre a minha cidade.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, David! Fico à espera dele. De certeza que vai ter dicas muito especiais! 😉
Paula Abud
6 anos agoEu também amei o post, foto, adoro artigos assim bem completinhos de informações e dicas!
Já fiquei com vontade de conhecer <3
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Paula! 🙂
Pedro Henriques
6 anos agoOlá Marlene! Conheço bem Leiria, até já trabalhei no centro histórico, no Solar dos Ataídes no acompanhamento de uma obra, há cerca de 10 anos atrás. É uma cidade encantadora.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROlá, Pedro. Para mim foi mesmo uma agradável surpresa. Também gostei muito.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROlá, Telma. Tem toda a razão. Estava tão empolgada com a ligação de Eça à cidade que estava a induzir os leitores em erro. Já introduzi uma nota de correção no artigo. Muito obrigada pela observação!