
9 Mercados de Natal na Europa
Há quem adore e há quem odeie o natal. Eu, por mim, não sou daquelas que em pleno novembro já estão a armar a árvore, mas também não sou nenhum Grinch.
A única coisa que não suporto são centros comerciais cheios de pessoas que cegam por estes dias. Para combater essa febre e manter o espírito da época, acredito que os mercados de Natal podem ser a solução.
Sim, não são livres de confusão e os preços por vezes são bem superiores ao que gostávamos de ter. Porém, não há nada melhor do que passear pelas principais cidades europeias, com o friozinho a fazer aconchegar o gorro ou o chocolate quente a aquecer as mãos.
Para este post preparei informação sobre alguns mercados de Natal na Europa que acredito que façam as delícias até dos mais céticos. Um é no meu país, Portugal, os restantes em algumas capitais que são famosas por manter essa tradição. Espero que gostem!
Mercados de Natal para descobrir
1. Lisboa, Portugal

A Praça da Câmara Municipal é normalmente transformada num encantador mercado de Natal com bonitas casas de madeira e decorações festivas. E adivinhe! O Parque Eduardo VII tem sido a casa do fantástico Wonderland Lisboa nos últimos anos!
A partir do início de dezembro, todos podem divertir-se a patinar no gelo, andar na roda gigante e nos carrosséis, explorar a aldeia do Pai Natal e maravilhar-se com a bela árvore de Natal. Também é possível encontrar expositores de gastronomia, artesanato e outros produtos típicos portugueses.
2. Zagreb, Croácia

Zagreb ganhou o merecido título de “melhor mercado de Natal da Europa”, e é fácil perceber porquê!
A praça principal, Ban Josip Jelačić, e o Parque Zrinjevac ganham vida com uma encantadora magia natalícia. Encontrará inúmeras bancas que oferecem presentes para todos os gostos, luzes cintilantes que criam uma atmosfera hipnotizante, e não nos esqueçamos da deliciosa cozinha local e dos cativantes espetáculos de dança. Não perca esta experiência incrível!
3. Estrasburgo, França

Paris pode ser a capital da França, mas quando se trata do Natal, Estrasburgo leva a coroa como a capital francesa da alegria natalícia!
Esta cidade encantadora alberga o mercado de Natal mais antigo da Europa e não deixa pedra sobre pedra. Com 300 bancas espalhadas por toda a cidade, pode fazer compras até cair!
E isso não é tudo — há também um magnífico presépio vivo, concertos que vão aquecer o seu coração e espectáculos musicais deslumbrantes para o manter entretido. É em Estrasburgo que a magia acontece durante a época festiva!
4. Viena, Áustria

Viena, oh Viena! Esta capital cativante já encanta pela sua arquitetura deslumbrante e pela sua rica história. Mas, imagine isto: durante a época natalícia, as principais praças de Viena vestem-se a rigor!
Dois pontos de visita obrigatória são a Praça da Câmara Municipal e a frente do Palácio de Schönbrunn. Encontrará uma infinidade de bancas encantadoras que vendem artesanato que são presentes perfeitos e toneladas de atividades para manter os mais pequenos entretidos. Viena sabe mesmo como dar um toque de magia extra durante a época festiva!
5. Dresden, Alemanha

Prepare-se para se deslumbrar com o mágico Dresden Striezelmarkt, o mercado mais antigo da Alemanha! Este incrível mercado está a funcionar há mais de 580 edições – isto é que é tradição!
Ao passear por ele, será recebido por uma deslumbrante exibição de luzes que transformam a noite em dia. E não se esqueça de se aquecer com um pouco de vinho quente enquanto desfruta da deliciosa música no ar. O mercado está repleto de atividades para crianças e adultos, garantindo que todos se divertem.
Com a sua atmosfera única, repleta de presentes e sabores, o Dresden Striezelmarkt é verdadeiramente a desculpa perfeita para viver o Natal na Europa!
6. Praga, República Checa

Até a capital da República Checa sabe como celebrar o Natal em grande estilo!
Praga está repleta de eventos festivos, mas é no centro histórico que a verdadeira magia acontece. Os mercados de Natal aqui mantêm a tradição viva e próspera. Não só pode encontrar presentes únicos para os seus entes queridos, como também terá a oportunidade de se deliciar com a deliciosa cozinha local.
Não deixe de provar o Trdelník, um bolo quente coberto de açúcar que se derreterá na sua boca e o deixará com vontade de comer mais. Praga tem tudo o que precisa para umas férias inesquecíveis!
7. Budapeste, Hungria

Não pode perder a praça diante da magnífica catedral de Budapeste neste Natal! É o destino final da alegria natalícia na Europa.
Com mais de 80 vendedores a vender belos artesanatos, encontrará os presentes perfeitos para os seus familiares. E se gosta de doces, não deixe de ir até à Rua Zrínyi, onde o esperam guloseimas deliciosas. Não se esqueça de calçar os patins e ir até à pista de gelo para se divertir.
Budapeste está pronta para tornar os seus sonhos de Natal realidade!
8. Bruxelas, Bélgica

Quando visitar o centro histórico de Bruxelas durante a época de Natal, prepare-se para ficar maravilhado com espetaculares shows de vídeo mapping! Mas isso não é tudo. Na capital da Bélgica, o Natal é uma experiência mágica com stands vibrantes e luzes cintilantes por todo o lado.
Não perca a magnífica árvore de Natal que contribui para a atmosfera festiva. E, para um pouco mais de diversão, patine no gelo, dê um passeio na roda gigante ou suba num dos encantadores carrosséis.
9. Helsínquia, Finlândia

Por muito frio que faça, nada pode abalar o espírito dos visitantes que se dirigem ao mercado de Natal de Helsínquia! De facto, a atmosfera festiva torna-se ainda mais mágica quando os primeiros flocos de neve caem suavemente do céu.
Deixe-se envolver pelo brilho encantador das luzes de Natal, explore os mais de 140 vendedores ambulantes que oferecem tesouros deliciosos e deixe-se cativar pelo aroma irresistível do glögg (vinho quente com canela).
Abrace o país das maravilhas do inverno e deixe que os seus sentidos ganhem vida neste destino de férias inesquecível.
E você? Costuma frequentar mercados de natal? Qual o seu favorito? Partilhe as suas ideias na caixa de comentários!
E se procura ideias para algumas prendas para oferecer neste natal, dê uma espreitadela neste artigo. 🙂
Mercados de Natal na Europa
