
ASK: o jogo para levar na mala de viagem
Viajar sozinha pode ser libertador, mas também traz momentos em que o silêncio pesa mais do que o som do mar ou o barulho da cidade. Foi a pensar nessas alturas que te dou a conhecer o ASK, um baralho de cartas diferente, pensado para criar ligações entre as pessoas.
Fui convidada a conhecer este jogo pensado e produzido em Portugal e desde então que se tornou uma presença habitual na minha mala de viagem.
O que é o ASK?
O ASK é um jogo de cartas que, em vez de te desafiar a ganhar pontos ou a chegar primeiro a uma meta, convida-te a conversar. Sim, a conversar, veja-se só! Longe dos ecrãs, imagine-se. 🙂
Cada carta traz uma pergunta — algumas simples, outras surpreendentemente profundas — que ajudam a quebrar o gelo e a conhecer melhor quem está contigo, seja um amigo, alguém que acabaste de conhecer no hostel ou até tu mesma, numa viagem a solo.
É um jogo que não precisa de tabuleiro nem de regras complexas e adapta-se a diferentes contextos, como quando andas de avião, estás na praia, ao redor da mesa de jantar ou nas longas esperas em aeroportos.

Porque é que o ASK é perfeito para viajantes
Há sempre um momento na viagem em que as histórias ganham mais vida se forem partilhadas e o ASK funciona como um catalisador.
Lembro-me de uma viagem que fiz às Mentawai em que este jogo teria sido perfeito nos finais de tarde depois do surf e enquanto bebíamos Bintangs e assistiamos ao pôr do sol, ou então durante a surf trip que fiz às Maldivas onde não conhecia nenhuma das meninas com quem viajava. Seria lindo tê-lo então comigo para quebrar aquela barreira inicial e começarmos logo no ponto em que a amizade se constrói.
Como funciona na prática
Cada jogador tira uma carta e lê a pergunta em voz alta. Pode responder primeiro ou passar a palavra a outro. Não há respostas certas nem erradas, o objetivo é mesmo conversar. Algumas cartas são leves, como “Qual a maior aventura na tua lista de sonhos?”, outras podem ser mais profundas, como “O que significa casa para ti?”.
A caixa do ASK contém mais de 130 cartas, mas se achares que é demasiado pesada, podes sempre escolher aquelas que queres levar contigo. Por exemplo, nas viagens de grupo que lidero levo as cartas referentes ao nível 1, cujas perguntas são mais simples e divertidas e não tão introspectivas como as do nível 3, o que se podia tornar demasiado pessoal para pessoas que só se estão a conhecer naquele momento.
O jogo está disponível em português e inglês, o que o torna perfeito para quando estamos num grupo de viajantes de várias nacionalidades.
Viajar é muito mais do que riscar destinos da lista, é sobre encontros e conversas que se agarram a nós e ficam na memória. O que me atrai no ASK é que não é apenas um jogo, mas uma porta aberta para conhecermos as pessoas com quem estamos a viajar ou com quem nos cruzamos, aprofundar relações ou até entender melhor quem somos quando estamos fora do nosso contexto.
Se gostas de levar contigo objetos pequenos mas com grande impacto, este pode bem ser um daqueles que merece espaço na tua mala de viagem.
E tu, jogarias o ASK numa viagem?
Sempre que pensas em fazer a mala começas a suar? Assina a newsletter e recebe gratuitamente um manual completo que te vai ajudar.