A Organização das Nações Unidas decretou que este ano, 2017, seria o Ano Internacional do Turismo Sustentável Para o Desenvolvimento. Para assinalar essa comemoração quero falar-vos de um projeto que conheci recentemente e que, por incrível que pareça, está a celebrar a sua 10ª edição: a Aventura Solidária.
A Aventura Solidária é uma ação organizada pela AMI que possibilita aos participantes juntarem-se a uma das missões desta ONG, na ajuda às comunidades locais, ao mesmo tempo que partem à descoberta de novos destinos.
Durante 10 dias, os viajantes solidários vão conhecer a realidade quotidiana de localidades no Brasil, Guiné Bissau ou Senegal, podendo contribuir para a melhoria das condições de vida de populações carenciadas, mas, também, reservando tempo para apreciar o local e toda a sua cultura.
O Programa da Aventura Solidária
Os destinos programados para 2017 são Réfane, no Senegal (de 21 a 30 de abril — FECHADO), a Ilha de Bolama, na Guiné Bissau (de 4 a 14 de maio) e Milagres, no Brasil (23 de junho a 2 de julho).
Com a viagem a Réfane já encerrada, pode ainda inscrever-se para o projeto de Bolama e em Milagres.
Na Ilha de Bolama, para além do voluntariado, pode visitar a cidade e as tabancas mais próximas, assistir a sessões de folclore, mas também conhecer outras localidades como a Ilha das Galinhas, Bissau e Saltinho.
Já em Milagres, localizado em pleno Sertão do Cariri, os viajantes participam em ações de voluntariado, mas também em visitas a alguns locais mais emblemáticos, como o centro histórico, o Horto do Padre Cícero e o Museu Paleontológico de Juazeiro do Norte, bem como testemunham a cultura local, com momentos de cantoria nordestina ou forró pé-de-serra.
Quanto custa participar numa Aventura Solidária?
Participar na Aventura Solidária não está ausente de custos. Aliás, o projeto foi criado como uma forma de angariar fundos para as missões internacionais e, neste caso concreto, para financiar o projeto e a comunidade apoiada em cada viagem.
O valor pago inclui todos os gastos, como passagens aéreas, transportes, alimentação / pensão completa, alojamento, seguro de acidentes pessoais e de assistência em viagem, guias locais e atividades culturais e lúdicas. E, como se não bastasse, pode ainda deduzir nos impostos até 300€.
Para mais informações sobre o valor por destino ou inscrições, consulte o site do projeto ou envie um email para aventura.solidaria@ami.org.pt.
14 COMMENTS
paloma
7 anos agoBem bacana o projeto, mas o preço que eles cobram da viagem é caríssimo então não vale a pena.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Paloma. O preço pode ser de facto mais impeditivo, mas tendo em conta que inclui todos os voos, parece ser uma boa aposta. 😉 Obrigada pela sua opinião.
Luciana
7 anos agoÉ um trabalho de arrepiar, uma aventura e uma descoberta de muitas coisas. Além e fazer bem a quem precisa. Achei lindo e me interessei muito.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Luciana!
Itamar Japa
7 anos agoQue interessante este projeto, precisamos de mais iniciativas assim. Deve ser uma experiência muito marcante né? Adorei!
Adelaide
7 anos agoUma ótima iniciativa voltada para o turismo sustentável. Uma experiência de viagem diferente e muito enriquecedora precisaria ser feita pelo menos uma vez na vida.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORNão podia concordar mais, Adelaide. 😀
Gil Sousa
7 anos agoAcho este tipo de projectos muito interessantes, uma forma excelente de apelar à ajuda. Já participei em várias actividades de voluntariado, mas nunca em viagem, é algo que gostaria de experimentar um dia 🙂 Obrigado pela dica
Keul Fortes
7 anos agoQue passeio lindo de se ver. Gostei da iniciativa! Muito interessante. Parabéns pelo post!
Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
7 anos agooi Marlene… deve ser uma dessas experiências que marcam a gente profundamente. Gostei muito de saber desse projeto e vou buscar mais informações! 🙂 bj
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORAinda bem que gostou, Analuiza! Um beijinho!
contramapa
7 anos agoO artigo está muito interessante Marlene. Voluntariado é uma forma de “viajar”, ajudando os outros e tentando fazer algo pela comunidade. Eu fiz em 2011 em São Tomé e é uma experiência que guardo com muito carinho e que me fez abrir alguns horizontes. Aconselho mesmo a quem puder!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORA experiência de São Tomé deve ter sido incrível, Diana. Um beijinho e obrigada pelo comentário.
Gisele Ramos
7 anos agoQue projeto bacana! Qualquer trabalho voluntário faz muito bem, ainda mais combinado com a descoberta de um novo destino.
Abraço,