O Sri Lanka é uma miscelânea de religiões. Budismo, Hinduísmo, Islamismo e Cristianismo convivem lado a lado, porta a porta. É fácil cruzarmo-nos com uma mesquita ou um templo hindu, já para não falar nas estupas que espreitam entre a vegetação.
Na minha viagem ao Sri Lanka foram os templos budistas que mais me cativaram, em especial estes três locais de culto, fascinantes na sua forma e história.
Peace Pagoda, Galle
Este templo chamou-me a atenção quando visitava o Forte de Galle. No meio da vegetação, do outro lado da baía, uma grande cúpula branca destacava-se no meio do verde da montanha.
Seguindo a estrada no sentido de Unawatuna e depois de algumas indicações cheguei ao Rumassala Peace Pagoda. Este símbolo de paz (“peace” ☮) e do Budismo nasceu das mãos de monges japoneses, em 2005. Estes religiosos têm como missão construir templos em locais marcados por guerra, como era o caso na altura em que este foi erguido.
A entrada no templo é gratuita. Contudo, é correto deixar um donativo aos monges numa das caixas que se encontram à entrada.
Cave Temples, Dambulla
Este complexo de templos situam-se a 160 metros de altura, por isso, prepare-se para subir alguns degraus.
Embutidos na pedra, este templo reúne cinco cavernas que guardam cerca de 150 estátuas do Buda. Podemos ainda ver várias pinturas consideradas como algumas das mais importantes do Sri Lanka.
Segundo a história, as primeiras figuras foram trazidas para aquele local há 2 mil anos atrás e, posteriormente, sucessivos governantes contribuíram para o crescimento da coleção e, claro, do templo.
[Tweet “O Cave Temple, no #SriLanka, guarda 150 estátuas do Buda. #viajar #viagem”]
A entrada neste espaço é gratuita. Mas prepare-se para pagar para guardar os seus sapatos ou por um sarong, caso esteja de trajes mais reduzidos.
Optámos também por contratar um dos guias que oferecem os seus serviços logo à entrada. Mas, confesso, que a complexidade dos nomes e o inglês um pouco arranhado do nosso especialista tornou difícil perceber as explicações na totalidade.
Temple of the Sacred Tooth Relic, Kandy
Kandy é a capital cultural do Sri Lanka mas é igualmente o local onde encontramos o Templo do Dente Sagrado… “Dente Sagrado?”… sim, é verdade. Conta a história que depois do funeral de Buda, em 482 a.C., foi encontrado um dente nas cinzas da cremação. A relíquia terá entrado no Sri Lanka no séc. IV d.C.. Primeiro terá permanecido na antiga cidade de Anuradhapura, mas no decorrer da história do país foi mudando de localização, até porque se acreditava que quem detivesse o dente detinha o poder.
O Templo do Dente Sagrado foi construído em finais do séc. XVII. Os budistas acreditam que deve ser feita uma peregrinação a este local pelo menos uma vez na vida contribuindo para um bom karma.
Por isso, prepare-se para pagar entrada e encontrar um complexo bastante movimentado, principalmente na sala principal que guarda o dente sagrado, na hora da puja (oração e oferendas).
Apesar de não chegarmos a ver a relíquia, uma vez que está guardada no interior de uma estupa dourada, o ambiente que se sente neste local é notável.
Descobrir o Budismo no Sri Lanka
Deixo-vos aqui com um cheirinho da visita a estes três templos.
Gostou do Post? Guarde o Pin!
Leave a Comment
Pingback: VIAJAR NO GRANDE BAZAR FERROVIÁRIO | Surfer Girl On The Move on Maio 31, 2017
Pingback: Buddha Eden — A Ásia em Portugal | Surfer Girl On The Move on Maio 31, 2017
23 COMMENTS
Luiz Jr. Fernandes
6 anos agoOi! Nossa, gostei demais do seu post, eu sonho com o dia em que terei a chance de visitar um lugar tão espetacular quanto é o Sri Lanka. Quem sabe combinando com as Maldivas né?! Abração!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORIsso seria de sonho, Luiz! Também quero muito ir às Maldivas um dia. ♀️
Rayane
6 anos agoUau, quantos templos lindos! Sou louca para conhecer o Sri Lanka e com esse post me deu mais vontade. Essa diferença de cultura e variedade de locais para visitar é boa demais! Adorei o post, parabéns!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Rayane! Tem mesmo que ir conhecer um dia. Aqui pelo blog tem outros posts que pode ler para ganhar ainda mais vontade.
Lua Ferreira
6 anos agoOs tempos so Sri Lanka lembram bastante coisas que vemos pelo Nepal. Acho incríveis e certamente está na minha lista de lugares que quero conhecer em um futuro próximo.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORAdorava visitar um dia o Nepal. Acho que me vou apaixonar!
Itamar Japa
6 anos agoUau! Cada templo magnifico! Tenho tanta vontade de conhecer um lugar como o Sri Lanka! Cada vez que vejo um post assim esta vontade pulsa mais forte!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORUm dia tem mesmo que visitar, Itamar. É um país maravilhoso e cheio de história!
Fabia Fuzeti
6 anos agoQue lindos esses templos no Sri Lanka! Imagino quanta paz deva trazer visitar esses lugares. Muito legal esse templo dentro da montanha!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Fabia. O templo de Dambulla foi também um dos meus favoritos. A quantidade de estátuas do Buda que podemos ver aqui é supreendente.
Anderson Kaiser
6 anos agoQue lugares incríveis. Apesar de conhecer pouco sobre o Budismo, vários lugares que visitamos acabamos indo conhecer templos budistas. São lindos e ao mesmo tempo bem interessantes. Com certeza esses entrarão na lista. 😉
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORTambém não sou budista e acho que me falta conhecer tanto sobre esta religião. Mas, de facto, visitar estes locais é incrível!
Marcia
6 anos agoOi, Marlene, que fotos incríveis! Ainda não coloquei meus pés na Ásia, mas estou cada vez mais interessada em visitá-la.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROlá, Marcia! Obrigada pelo comentário. Ao contrário, eu desde que pisei a Ásia parece que não consigo de lá sair hihihi.
É uma parte do mundo fascinante que vale a pena conhecer. 🙂
Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
6 anos agoTudo nesse texto me encantou: as explicações, as fotos, as histórias… eu gosto muito de conhecer os movimentos religiosos e espirituais mundo afora e saber um pouco mais sobre esses templos foi um ótimo passeio.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROlá, Analuiza. Fico muito contente por ter gostado do post! Obrigada! 🙂
Paula Abud
6 anos agoEssa diversidade cultural deve ser um choque e tanto, mas a espiritualidade desse povo é linda de se ver.
Adorei os templos. São lindos!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Paula. No Sri Lanka existe muito essa diversidade cultural. Em todas as cidades vemos várias religiões convivendo porta com porta.
angela sant anna
6 anos agoque lugar incrível! achei demais a foto com a parede e a pedra logo acima, surreal! me interessa muito saber as diferenças culturais e religiosas de cada país que visito!
Filipe Morato Gomes
6 anos agoFantástico. Estou a planear um regresso ao Sri Lanka (estive lá no tsunami de 2004, mas quero voltar noutras condições) e estes lugares são muito inspiradores. Gosto especialmente das Cave Temples, local sobre o qual tenho muita curiosidade. Obrigado pela partilha. Beijinhos.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORQuero ler essas crónicas quando regressares. De certeza que vais ver locais onde eu não estive e aguçar a minha vontade de lá voltar. 😉 Um beijinho e obrigada pelo comentário.