
O Cale do Oiro foi o meu hotel de eleição durante o fim de semana do National Geographic Exodus Aveiro Fest e não podia ter feito uma melhor escolha. Tudo o que carateriza a cidade está bem presente nesta unidade hoteleira.
Quem chega ao edifício laranja forte, mesmo junto ao mercado, não consegue adivinhar o que encontra no interior. A receção convive de perto com um pequeno lounge e a entrada para a sala de pequeno-almoço. Os detalhes imperam por aqui. Desde a imagem do cão com ares de realeza junto do balcão, aos pequenos objetos colocados estrategicamente nas prateleiras e que nos transportam para o imaginário das viagens.


A minha chegada foi previamente combinada por email, até porque a recepção só está aberta até às 20H (22H à sexta-feira e ao sábado). Após essa hora, a porta principal do Cale do Oiro encerra, sendo a entrada e saída de hóspedes feita por uma porta lateral, apenas acessível com o cartão de acesso ao quarto.
O rececionista do Cale do Oiro foi super prestável. Sabendo que se tratava da minha primeira visita a Aveiro, puxou rapidamente de um mapa e começou a indicar os principais pontos de atração na cidade. Para além da unidade hoteleira, o Cale do Oiro disponibiliza ainda outras atividades turísticas, como a visita às salinas ou as viagens a bordo dos moliceiros, as quais podem ser reservadas também na receção.



Quarto Com Sabor a Sal e Ovos Moles
Bem, sabor não é bem, mas o sal foi o ponto de partida para a decoração do quarto que me foi atribuído. A exploração deste elemento é tão antiga e importante para a cidade como os próprios canais. E isso está refletido no bonito painel que adorna a cabeceira da cama.

Os aposentos não são grandes, mas suficientes para alguém que está de visita sozinha. Caso fossemos duas pessoas, o quarto já seria um pouco apertado. Reduzido também é o chuveiro da casa de banho. Talvez o único ponto negativo que tenho a apontar desta estadia.
De resto, a decoração é simples, mas muito bonita, em tons de branco e madeira clara. Super luminoso! A cama e almofadas muito confortáveis, e tive ainda direito a uma pequena varanda virada para o mercado e para a ria.



E nem faltaram os ovos-moles, numa pequena prenda de boas-vindas deixada sobre a cama. Espetáculo!
O pequeno-almoço esteve incluído na estadia e foi servido numa sala junto à receção. Uma refeição muito satisfatória, contudo, não perdia nada se tivesse mais um pouco de variedade. Talvez alguns queijos diferentes ou uns ovos. Mas, no geral, estava tudo muito bom!

Nota: O Cale do Oiro mudou de nome e chama-se hoje Hotel do Mercado.
E vocês? Conhecem Aveiro? O que vos parece este alojamento? Partilhem a vossa opinião na caixa de comentários em baixo.
Cale do Oiro, Aveiro


Nota da Marlene: Este artigo não tem qualquer patrocínio ou apoio por parte do Cale do Oiro. A escolha e o pagamento da estadia foi da minha total responsabilidade.