A mensagem chegou da Zara, do blog Backpack Me: “Estou a ajudar num novo projeto de workshops de como fazer pastéis de nata e gostava que viesses experimentar”.
Eu conheci a Zara há uns tempos atrás quando me cruzei com o ebook Lisbon in 100 Bites – The Ultimate Lisbon Food Guide e sempre soube do seu gosto pela gastronomia nacional, por isso, a ligação a este tipo de atividades não me espantou. E, depois, estamos a falar de pastéis de nata, o meu bolo favorito! Claro que tinha que ir!
O encontro estava marcado para a Pastelaria Batalha, mesmo junto ao Largo do Camões no Chiado, Lisboa. A receber-nos estava João Batalha, expert em pastelaria e fabrico de pão e proprietário do sítio.
Começou por explicar que aquela é a terceira loja de um negócio que teve início em 1990, em Mafra, pelas mãos dos seus pais que dedicaram a vida a adoçar o palato dos clientes com iguarias que deram fama à casa. Aliás, os prémios conquistados já são muitos.
A abertura recente daquele espaço numa das zonas mais nobres da Baixa Lisboeta e uma das mais procuradas pelos turistas é um novo desafio. E se o pastel de nata é o bolo mais afamado da cidade, porque não ensinar o segredo da sua elaboração?
Mas de tantas lojinhas e cafés a vender pastéis de nata nas ruas vizinhas, o que torna esta pequena pastelaria tão especial?
Em primeiro lugar, os detalhes. Não pense que as peças de decoração penduradas nas paredes e teto são aleatórias. Cada uma tem uma história que remonta ao passado da família e que agora foram restauradas, modernizadas, e trazidas a público.
Depois, a simpatia do atendimento e a qualidade dos produtos. Afinal, há que manter os níveis de exigência.
Pôr a mão na massa… mesmo!
Sem mais demoras, e depois de uma pequena conversa de apresentação, o workshop começou na própria cozinha da pastelaria. Mas não sem antes vestirmos a camisola, ou, melhor, a farda da Batalha.
Foi explicado que íamos-nos concentrar na produção do recheio do bolo, já que a massa folhada encontrava-se pronta a utilizar. Um dos segredos do pastel de nata está na sua massa e essa é difícil de ser produzida no ponto. Começarmos tudo de raiz implicava aprendermos técnicas muito difíceis, aperfeiçoadas com tempo e experiência, o que se tornava inviável num workshop que deverá ter a duração de aproximadamente duas horas.
Não faz mal. A massa lá estava e íamos poder mexer nela.
As várias etapas da confecção do bolo começaram. As medidas ideais de farinha e açúcar, o ferver do leite com o pau de canela e casca de limão, as técnicas para mexer e misturar, a viçosa gema de ovo, o cortar da massa e o forrar das formas, encher de recheio e meter no forno. Experimentámos tudo!
E no final, claro, depois de assistirmos aos pequenos bolos a crescerem no forno, podemos provar o resultado do nosso trabalho. E que bem que soube! Há algo de especial quando produzimos a nossa própria comida, em particular um alimento que nunca tínhamos antes feito.
A cumplicidade entre todos os participantes, o degustar do pastel acompanhado com um cálice de ginjinha e a conversa descontraída fechou com chave de ouro este workshop e alimentou ainda mais o amor que tenho por este bolo tão lisboeta.
Detalhes a ter em conta
- Leve roupa fresca porque vai estar a trabalhar na cozinha com o calor dos fornos
- Por uma questão de higiene, lave as mãos antes de iniciar o workshop e, se tiver cabelo comprido, prenda-o. Além de que vai ficar bem mais fresquinha/o
- Não tenha medo de meter a mão na massa e participar, pois vai tornar a experiência ainda mais divertida
- E não tenha receio em fazer perguntas. O João Batalha é um ótimo conversador e terá todo o gosto em responder
- As aulas acontecem todos os dias entre as 17:00 e as 19:00.
- Os workshops funcionam com grupos que vão até 10 pessoas e pode solicitar aulas privadas para a família ou um grupo de amigos
- Para mais informações visite https://www.pasteldenataworkshop.com
Como Fazer Pastéis de Nata
Gostou do Post? Faça Pin!
O que achou deste workshop? Era uma atividade que gostava de experimentar? Comente na caixa de comentários em baixo. E, se gostou do post, não se esqueça de partilhar nas suas redes sociais. Esta Surfer Girl agradece!! 😉
2 COMMENTS
Zara Quiroga
5 anos agoMuito obrigado por partilhar esta experiencia connosco! 🙂
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORObrigada, Zara. Foi um experiência muito boa!