Search here...
TOP
Portugal Surfar

Ericeira: uma viagem pela Reserva Mundial de Surf

Ericeira: A Journey through the World Surfing Reserve
200 Views

Escrever sobre a nossa casa nem sempre é fácil. Pôr no papel (neste caso, no ecrã) o porquê de termos escolhido certo lugar como a nossa base, o nosso porto seguro, parece sempre que fica aquém daquilo que realmente sentimos. É assim para mim com a Ericeira.

Já aqui vos trouxe uma viagem por esta terra maravilhosa à beira-mar, a cerca de 50 km de Lisboa, que tanta história conta nas suas ruas. Mas neste artigo quero falar-vos das ondas que fizeram da Ericeira a primeira (e única até hoje) Reserva Mundial de Surf da Europa.



As ondas da Ericeira, Reserva Mundial de Surf

Ericeira Reserva Mundial de Surf Praia de Ribeira d'Ilhas
®Jarno Colijn / Unsplash

A Reserva Mundial de Surf é constituída por sete ondas consideradas de classe mundial, pela sua qualidade e consistência. Todas elas beneficiam do fundo rochoso que se encontra nesta parte da costa portuguesa e que contribui para a sua formação, em conjunto com as ondulações atlânticas.

São elas:

Pedra Branca

Uma esquerda rápida que quebra sobre uma pedra de tom mais claro (daí o nome) e que proºporciona arranques rápidos. Funciona de meia maré a maré cheia e pode chegar a atingir os 70 metros de comprimento.

Reef

Seguindo para Norte, ao lado da Pedra Branca está o Reef, uma direita que se forma sobre um placa plana de recife. Com um take-off curto e rápido, não é de estranhar ver tubos por aqui, nomeadamente nos dias de swell vindo de norte e vento de sueste.

Ribeira d’Ilhas

Talvez a onda mais famosa de toda a reserva, até porque é palco para muitas competições internacionais. Por tal, é também uma das mais concorridas.

Desenrolando-se num anfiteatro natural, esta direita de pointbreak funciona com várias marés e ondulações, podendo atingir os 200 metros de comprimento quando as condições estão perfeitas.

Cave

Até à pouco tempo era uma onda desconhecida para muitos e há até quem nunca olhasse para ela como uma onda surfável. A Cave não é para qualquer um, sendo extremamente difícil. Esta direita arriscada quebra sobre recife afiado, a pouca profundidade e a sua sução é tão intensa que a base da onda fica abaixo da linha de água.

Crazy Left

Ao lado da Cave surge a Crazy Left, uma das ondas encontradas na Baía dos Dois Irmãos. Este pointbreak está mais exposto ao vento norte e é menos consistente, mas quando as condições estão reunidas, nomeadamente com ondulação acima dos dois metros, pode gerar esquerdas tão rápidas como compridas.

Coxos

A jóia da coroa da reserva é também aquela que tem o crowd mais agressivo. A perfeição desta direita na Baía dos Dois Irmãos é lendária e atrai alguns dos melhores surfistas do mundo. Por isso, o nível de surf praticado por aqui é alto.

Esta é uma onda potente que oferece diferentes seções e, nos dias melhores, tubos incríveis.

São Lourenço

A última das ondas da reserva mundial parece sempre mais tímida, uma vez que se encontra acerca de 300 metros da praia. Por isso, não é de estranhar que pareça sempre mais pequena do que na realidade é. Esta é uma onda que movimenta bastante àgua, mas que com a ondulação (N/NO) e vento (SE) certos forma direitas potentes e com várias seções.

Antes de surfar na Ericeira, faça o seu seguro
5% de desconto no seguro de viagem pela Marlene On The Move

Um hub mundial de surfistas

Desde que o surf começou a ser praticado em Portugal que a Ericeira sempre esteve na rota dos surfistas. Mas com a declaração da Reserva Mundial de Surf, em 2011, pela Save the Waves Coalition, a sua fama ultrapassou ainda mais as fronteiras nacionais.

Surfistas vindos de toda a parte, rumam hoje para esta pequena vila piscatória portuguesa, quer seja em férias, ou até para estabelecer residência. O inglês passou a falar-se por toda a parte e a comunidade de surfistas cresceu exponencialmente. Com eles veio mais comércio, mais serviços e a vila desenvolveu-se, mantendo, contudo, o seu charme de sempre.

Quer vir comigo surfar na Ericeira?

Através da Surf Travel Academy preparei para si a surf tour perfeita!
Vai poder ter a sua primeira experiência de surf ou aperfeiçoar a sua técnica em algumas das melhores ondas da Ericeira e arredores, ao mesmo tempo que conhece a vila e toda a reserva que colocou esta localidade nas bocas do mundo do surf.
Descubra esta surf tour e marque já a sua viagem. Os lugares são limitados!


Ericeira, Reserva Mundial de Surf
Explore a Ericeira, a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa. Saiba porque é que esta pitoresca vila é perfeita para fazer uma surf trip.
Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde.

VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!

  • ✅ Faça o seguro de viagem Heymondo e tenha 5% de desconto.
  • 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita ao melhor valor.
  • 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
  • ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
  • 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
  • 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
  • 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.

Ao utilizar estes links ou outros colocados neste artigo para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso, a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!