Chega o Halloween e começo a pensar em coisas para fazer na noite mais creepy do ano. Ficar em casa e ver um filme de terror é sempre uma boa opção. O interessante é que não resisto a um bom clássico, apesar dos filmes de hoje serem cada vez mais bem feitos e realistas.
Como qualquer película, também os filmes de terror têm os seus cenários, muitos imprescindíveis para marcar o tom da história. Dos Estados Unidos, ao Médio Oriente ou à Europa, aproveite o meu top de filmes de terror para fazer uma viagem diferente a locais de assombrar.
Glacier National Park, Montana, EUA
O Glacier National Park, localizado no estado de Montana, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, é um dos parques naturais mais importantes da região. Por aqui pode encontrar cerca de 130 lagos, mais de mil tipos diferentes de plantas e centenas de espécies animais.
Mas este local, já tão importante pelo seu ecossistema, foi igualmente palco para as gravações do famoso filme de Stanley Kubrick, “The Shining” (1980).
A cena de abertura leva-nos a sobrevoar as águas do Glacier National Park e a seguir a viatura que transporta o protagonista pelas estradas sinuosas que levam ao hotel onde tudo se vai passar. Isto acompanhado por uma banda sonora que nos traz um arrepio à espinha. O “The Shining” é e continua a ser um clássico do Halloween!
Apenas por curiosidade, o hotel que aparece no filme (pelo menos as imagens exteriores, uma vez que a maioria das cenas foram filmadas em estúdio) é o Timberline Lodge e não fica no Glacier National Park, mas em Mount Hood, no Oregon.
Bodega Bay, Califórnia, EUA
Para mim, um dos filmes de terror de todos os tempos! Com a tecnologia empregue no cinema aos dias de hoje, o “The Birds” (“Os Pássaros”) de Alfred Hitchcock pode parecer para muitos coisa de meninos, mas temos que ter em conta que o filme estreou em 1963 e ainda hoje nos provoca arrepios.
As cenas de abertura levam a personagem principal a percorrer as ruas de São Francisco, mas é em Bodega Bay, a cerca de 50 milhas mais a norte, que tudo se passa.
Na realidade, a pequena vila piscatória é um local muito procurado pelas aves migratórias e não é de todo invulgar passarem por lá os adeptos de birdwatching.
Desde que o filme foi lançado, Bodega Bay ganhou fama. E se tivermos em conta que nas estradas próximas daquela povoação foram também filmadas algumas cenas do filme “I Know What You Did Last Summer” (“Sei o Que Fizeste o Verão Passado”), podemos dizer que este é local a visitar pelos fãs de cinema de terror.
E uma coisa vos digo: na minha viagem à Califórnia reparei que existem corvos por tudo o que é sítio naquele estado norte-americano… e tanto que me lembrei deste filme. 😉
Toronto, Canadá
Falando em Hitchcock, lembrei-me do clássico “Psycho”, mas ao invés de vos levar novamente até uma das localizações escolhidas pelo mestre do suspense, decidi avançar um pouco no tempo até outro clássico do terror: “American Psycho” (“O Psicopata Americano”).
Engane-se, como eu, aquele que pense que o filme que tem Christian Bale no papel principal foi filmado em Manhattan, Nova Iorque.
Sim, houveram algumas cenas que passaram por lá, mas a maioria do filme foi gravado em Toronto, no Canadá.
Do escritório “Pierce & Pierce”, onde o personagem trabalha, aos vários restaurantes e bares por onde passa, tudo foi orquestrado numa das principais cidades canadianas.
Seneca Creek State Park, Maryland, EUA
Em 1999, um filme deixou o mundo todo a tremer nas cadeiras e a pensar se aquelas imagens eram mesmo reais. O “The Blair Witch Project” foi divulgado como sendo gravações reais, encontradas na floresta junto de uma pequena povoação do Maryland chamada Burkittsville. A história: três estudantes de cinema a fazer um documentário sobre uma lenda local desaparecem na floresta.
Pouco depois da estreia do filme, o mito foi quebrado e a película identificada como ficção. Mas tal não impediu que milhares de fãs fossem a Burkittsville à procura de pistas sobre o desaparecimento misterioso dos jovens.
Na verdade, apenas a cena do cemitério, logo no início, foi captada em Burkittsville. As imagens mais marcantes na floresta tiveram lugar no Seneca Creek State Park.
Este bonito parque estende-se por 2.500 hectares e é muito procurado por adeptos de pesca, mas também pelos trilhos ideais para caminhadas ou btt. De assustador não tem nada… excepto se for sozinho/a… à noite… no Halloween…
Hatra, Iraque
Mas nem todos os filmes de terror marcantes são filmados exclusivamente nos Estados Unidos ou numa floresta assustadora. O “The Exorcist” (“O Exorcista”) teve grande parte das suas cenas gravadas em Georgetown, Washington, mas o realizador William Friedkin leva-nos até ao Iraque para as cenas iniciais que lançam o mote para um dos maiores filmes de terror de sempre.
Sob o som de rezas muçulmanas, somos levados para uma escavação em Hatra, onde são descobertos achados arqueológicos, entre eles uma estátua do demónio Pazuzu, deus demoníaco da antiga Babilónia. O “arqueólogo” é o padre que mais tarde irá ajudar a jovem possuída e a imagem de Pazuzu volta a aparecer numa das cenas do final do filme.
Mosul e Al Mawsil são outras das localizações iraquianas por onde andaram as equipas de filmagem de “The Exorcist” antes da sua estreia em 1973.
Cesky Krumlov, República Checa
Termino com um dos filmes de terror que ficou na minha lista de mais assustadores de sempre. Lembro-me bem de quando o fui ver ao cinema… confesso que até hoje foi um dos que me deu volta ao estômago…
O “Hostel” leva dois amigos backpackers à Eslováquia, atrás de um alojamento com fama de ser repleto de miúdas giras. Porém, a aventura passa a pesadelo, com eles a morrerem nas mãos de homens ricos que pagam fortunas para matar e torturar outros seres humanos.
Mas esqueça a Eslováquia porque todo o filme foi filmado no país vizinho, a República Checa.
A pequena vila onde os personagens principais chegam é, nem mais nem menos, do que Cesky Krumlov, cujo centro histórico é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. São várias as cenas gravadas nesta localização, bem como é bem real a existência do Museu da Tortura.
O que achou desta lista de locais que inspiraram filmes de terror? É fã do Halloween? Já visitou alguns destes destinos? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Não se esqueça de também partilhar este post nas suas redes sociais. Feliz Halloween!
Leave a Comment