No centro da ilha de São Miguel, a Lagoa das Sete Cidades é um local de sonho e um dos meus preferidos de todo o arquipélago dos Açores.
Basta um primeiro olhar do Miradouro da Vista do Rei sobre a cratera vulcânica onde se formaram a Lagoa Verde e a Lagoa Azul para ficarmos logo apaixonados por aquela paisagem.
A minha primeira viagem a São Miguel foi uma descoberta incrível. Durante anos me diziam que tinha que ir conhecer os Açores, que não sabia o que perdia, mas eu sempre incrédula e menosprezando o nosso arquipélago.
O quanto estava errada!
E assim que avistei a Lagoa das Sete Cidades só me apetecia esbofetear a mim mesma.
“O miradouro ganhou o nome de Vista do Rei depois da visita ao local do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, em 1901”
Entre destroços
Começámos a descoberta daquele pedaço da ilha pelo velho hotel abandonado, mesmo junto ao miradouro.
Alguém um dia pensou em ali construir uma grande unidade hoteleira mas, por falta de recursos ou por outros motivos que me ultrapassam, a estrutura ficou entregue ao abandono.
Hoje podemos entrar no seu interior, percorrer os quartos entregues à decadência do tempo, subir pelas escadas que outrora idealizaram cheias de gente e sentir ainda alguma da alcatifa que ali foi estendida.
É terra de ninguém, mas local de toda a gente que lá quer entrar. Sem ser preciso fazer check-in ou preocupar-nos com a hora de check-out.
Percorrer a Lagoa das Sete Cidades
O próximo passo foi descer até Sete Cidades, a pequena povoação que vive no meio da cratera. Uma vila pequena, pacata e cheia de tradição.
A Igreja de São Nicolau foi uma das mais bonitas que já vi. Não chegámos a entrar, mas a arquitetura emoldurada pelas árvores e por todo o verde daquele local, torna este edifício do séc. XIX ainda mais especial.
E depois, foi perder-nos à descoberta das margens das lagoas, toda a fauna e flora, todos os encantos e recantos, num passeio marcante.
“A Lagoa das Sete Cidades é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal”
A pensar visitar São Miguel? Descubram no link em baixo alguns dos alojamentos disponíveis.
O que achou da Lagoa das Sete Cidades? Já alguma vez visitou o local? Diga o que lhe vai na mente na caixa de comentários em baixo.
Gostou do post? Guarde o pin!
18 COMMENTS
Contramapa
7 anos agoMarlene, a sorte que tiveste em estar um dia de sol! Que quando fui, estava tudo nublado e a vista não era tão bonita. E infelizmente fui em trabalho, portanto só tive algumas horas para desfrutar da ilha. Tenho de voltar 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROlá, Diana. Realmente foi muita sorte apanhar este dia com muito sol. No entanto, nessa mesma viagem e porque o tempo não colaborou, tive de deixar a Lagoa do Fogo para segundas núpcias. Mas assim temos sempre mais uma desculpa para voltar, não é? 😉
Anderson Kaiser
7 anos agoQue lugar lindo. Adoro mirantes. Eu já estaria contente só com a vista do lago. Mas a visita à cidade também é bem legal.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORAinda bem que gostou do post, Anderson! A vista é de facto magnífica.
Martinha Andersen
7 anos agoWaowww… Chocada com a vista e a cor dessa água. As fotos estão lindas, e pessoalmente deve ser muito mais. Uma pena o prédio abandonado. Teria sido um lindo hotel, mas infelizmente acontece muito. =)
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Martinha. O cenário é mesmo lindo. É pena o hotel abandonado, sim. Mas, enfim, sempre dá para entrar e apreciar a vista sem ter que alugar o quarto 😉
Camila Lisbôa
7 anos agoAlgumas pessoas que vieram a Chiloé, sul do Chile – onde vivo agora, já me falaram que parece um pouco com Açores. Com seu post deu pra entender o porquê – o verde dominante é parecidíssimo!
Mas queria eu ter a oportunidade de viver pertinho de uma lagoa tão linda!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORUau, Camila! O local onde vive agora dever ser lindíssimo!
Luciana
7 anos agoUaL!!! A paisagem é realmente de tirar o fôlego. Dicas anotadas e veramente São Miguel entrou pra lista de lugares a serem visitados em breve.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORTem mesmo, Luciana. Se tiver oportunidade, vai adorar a ilha!
Naiara Back de Moraes
7 anos agoQue lagoa linda! Bem, o Açores por completo é lindo, neh? Mas e a vontade de mergulhar nessa lagoa, como faz?
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORMuito, Naiara! É o cenário perfeito! 🙂
Viajante Comum
7 anos agoTão bom quanto somos surpreendidos, não é mesmo?! Chegar sem expectativa e ter uma surpresa dessas é muito gratificante! Adorei o post! 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada! 🙂
matheus crespo
7 anos agoNossa que lugar incrível, nunca tinha ouvido falar.
As fotos estão lindas e realmente a igreja é super charmosa.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Matheus! Ainda bem que gostou! 😀
Viajar pela história - Catarina Leonardo
7 anos agoQue belas fotos e palavras. Os Açores são realmente uma fantástica surpresa que temos mesmo aqui ao pé. Conheço apenas São Miguel mas quero muito voltar a essa e às restantes 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORComo eu, Catarina. Agora que descobri os Açores, estou mortinha para conhecer todas as ilhas 😉