Hoje parto para Marrocos numa visita de quatro dias e é com muita expectativa que vou nesta aventura, dado que apenas estive no país uma única vez.
Foi em 2002, há 17 anos atrás (!), que embarquei numa roadtrip com colegas jornalistas com destino a Chefchaouen. Lembro-me pouco da cidade e de todo tenho lembrança de ela ser azul. Fomos apenas alguns dias, mas deu para tomar o pulso a esta magnífica cultura.
Agora, a curiosidade é muita! O que terá mudado desde então?…
Esta viagem vai levar-me por várias cidades do norte de Marrocos. Vou andar pelas famosas medinas, conhecer as principais atrações turísticas e, tenho a certeza, alguns segredos bem guardados. 😉
Mais tarde, vou contar tudo por aqui, mas podem ir acompanhando o dia-a-dia desta viagem pelo Instagram e pelo Facebook.
Mas Porquê Visitar Marrocos?
Para dizer a verdade, a minha única experiência em Marrocos soube-me a pouco, tendo em conta tudo o que este país do Magrebe tem para oferecer.
Da longa lista de motivos para uma visita, alguns são incontornáveis:
1. As Cidades Imperiais

Neste tour por Marrocos vou passar por Fez, uma das chamadas cidades imperiais. Esta juntamente com Marraquexe, Meknes e Rabat foram em algum ponto da história a capital do país — Rabat detém atualmente o título — e no seu âmago têm vestígios que comprovam o passado. Dos palácios às centenárias medinas.
2. As Medinas

Os antigos centros históricos, mais conhecidos como medinas, são como organismos vivos, compostos por várias peças que se mexem a um ritmo alucinante. As ruas são estreitas e cheias de movimento, muitas vezes amuralhadas, com palácios e mesquitas, sem esquecer os tradicionais souks.
3. Os Riads

Os riads são casas ou palacetes tradicionais de Marrocos, caracterizadas por belos pátios interiores com fontes ou até mesmo pequenas piscinas.
Em tempos foram as casas dos cidadãos e comerciantes mais abastados. Hoje são maioritariamente utilizadas como alojamentos turísticos, permitindo uma verdadeira experiência marroquina.
4. O Artesanato

Percorrer os souks marroquinos e sair de mãos a abanar é praticamente impossível. Das peças feitas em pele, aos puffs, passando pelo latão trabalhado, a cerâmica habilmente pintada e os milhares de tapetes em exposição, apetece levar tudo para casa! E os marroquinos enchem-se de orgulho para nos apresentar as suas lojas e produtos. Ah, e são áses na arte da negociação.
5. A Comida

As ervas e as especiarias que vemos aos montes nos souks marroquinos transferem-se inevitavelmente para os pratos da gastronomia local. Os tajines são um must, bem como o chá verde que acompanha todas as refeições. Não torça já o nariz ao ouvir a palavra borrego e saiba que o frango e o peixe são outros elementos recorrentes nas receitas deste país.
6. A Arquitetura

Os traços de influência islâmica, os painéis de azulejos com misturas de cores que remetem para as tribos africanas e até algumas reminiscências da passagem de colonizadores europeus, tornam os passeios pelas ruas das cidades marroquinas uma verdadeira descoberta.
7. A Hospitalidade

Muitos viajantes não compreendem a verdadeira essência do povo marroquino. Sim, eles vêem oportunidade de negócio em todo o lado. Mas faz parte da sua natureza de comerciante.
Tentam convencer-nos a entrar nas lojas, porque sentem orgulho pelo que conseguiram construir e dos produtos que servem o seu sustento.
Estão sempre a oferecer chá… tal como nós, na Europa, estamos sempre a combinar ir beber um café ou tomar uma cerveja.
Posto isto, acham que precisam de mais razões para ir até Marrocos? Eu, não!
Gostou do Post? Faça pin e guarde para mais tarde!
vai viajar até marrocos? Faça um seguro de viagem
Clique no banner em baixo e usufrua de 5% de desconto na compra do seu seguro por ser leitor/a do Marlene On The Move. Da minha parte estarei a ganhar uma pequena comissão, sem qualquer custo acrescido para si, que irá reverter para a manutenção do blog 🙂 Desde já, obrigada!
NOTA DA AUTORA
Nos próximos quatro dias irei viajar a convite do Turismo de Marrocos para conhecer algumas das principais cidades do norte daquele país.
Apesar de ser uma blog trip, todas as opiniões e descrições resultantes desta viagem serão independentes e de livre expressão da autora.

10 COMMENTS
Rui Barbosa Batista
5 anos agoAcho que cada um desses 7 motivos até vale por si só. Excelente resumo! Fui três vezes a Marrocos e não penso ficar-me por aqui…
Marlene Marques
5 anos ago AUTHOREsta foi a minha segunda visita e mal posso esperar para voltar e descobrir outras cidades. Beijinhos, Rui!
Filipe Morato Gomes
5 anos agoMarrocos é um destino fascinante, a dois passos de “casa” e custo acessível. Não sei se a gastronomia é das coisas mais fortes do país, mas pelo menos tem os melhores sumos de laranja do universo… 😉
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORCompletamente! Acho que nunca comi laranjas tão doces como as marroquinas. E é como dizes, um destino tão fascinante e aqui tão perto. Beijos e boas viagens!
Catarina Leonardo
5 anos agoSão mesmo estas as minhas razões. Já são 8 vezes a Marrocos e cada vez que lá vou apaixono-me mais e mais….
Adorei ir contigo desta última vez 😉
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORE eu contigo, Catarina! Marrocos é bem especial! Foi apenas a segunda vez que lá estive, mas tenho a certeza que vou voltar. 🙂
Ruthia Portelinha
5 anos agoNão é preciso grande razão para viajar, apenas sair da rotina já é argumento suficiente.
Mas há realmente destinos que nos atraem mais, que são mais fotogénicos e que apelam a todos os sentidos. Marrocos é um desses destinos.
P.S. fiquei fã dos riads
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORSem dúvida! Marrocos pode mesmo ser uma inspiração. 🙂 E assino por baixo: os riads são magníficos!
Carla Mota
5 anos agoTantas razões boas! Adoro Marrcos. Um país tão exótico e já ali ao virar da esquina. É sempre um prazer voltar a este país.
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORCompletamente! Acho que vou querer voltar muitas mais vezes 😉 Um beijinho e boas viagens!