
Que Lisboa é já um dos maiores destinos turísticos da Europa ninguém tem dúvidas e a fama traz todos os anos milhões de visitantes à capital portuguesa. Uns pela primeira vez, outros para repetirem a experiência.
De facto, de acordo com o TravelBI, a cidade registou cerca de 18,9 milhões de dormidas em 2023, um crescimento de 6% face ao ano anterior.
Feitas as contas é normal que a quase cada esquina dos principais bairros lisboetas existam alojamentos para todos os gostos.
E eis que surge a questão, se está a pensar visitar a cidade: “Onde vou ficar em Lisboa?”
Para ajudar no planeamento da sua viagem e para conseguir ficar no melhor sítio conforme o que quer fazer, preparei este artigo com os lugares para ver e os melhores hotéis em cada um dos principais bairros de Lisboa.
Porém, tenha em conta que não é fácil conseguir estadias baratas nos dias que correm na capital. Prepare-se para abrir os cordões à bolsa se quiser ficar alojado no centro ou perto dele.
Onde ficar em Lisboa

O que ver em Alfama
Sé de Lisboa – A catedral mais antiga de Lisboa conta com uma bonita arquitetura românica e gótica. Provavelmente já a viu em fotografias e postais da cidade na companhia do clássico Elétrico 28.
Igreja de Santo António – Está ao lado da Sé e foi construída no local onde se acredita que Santo António, o santo padroeiro de Lisboa, nasceu.
Miradouro de Santa Luzia – É um dos miradouros mais bonitos da cidade, com uma varanda coberta de azulejos e buganvílias e uma vista incrível sobre Alfama.
Miradouro das Portas do Sol – Mesmo ao lado, está também este ponto de observação com vista privilegiada sobre o rio Tejo e o bairro.
Castelo de São Jorge – Este é um castelo histórico com muralhas e jardins para explorar. Ah, e não perca a vista panorâmica a 360.º.
Igreja de São Vicente de Fora – Este exemplar da arquitetura maneirista tem um bonito claustro e azulejos deslumbrantes. Repare nos detalhes!
Panteão Nacional – É nesta magnífica igreja que estão sepultadas algumas figuras marcantes da história de Portugal, como a fadista Amália Rodrigues e o futebolista Eusébio.
Feira da Ladra – Bem-vindo a um dos mercados de rua mais antigos de Lisboa. Realiza-se desde o século XIII e hoje dedica-se à venda de antiguidades e velharias. Acontece todos os sábados no Campo de Santa Clara.
Museu do Fado – Um tributo à tradição do fado, com exposições sobre a sua história e as figuras que mais marcaram este género musical.
Hotéis em Alfama
Tandem Palacio Alfama Suites – Os apartamentos são modernos e ainda têm cozinha, perfeito para estadias prolongadas. Tem também piscina e ginásio.
Memmo Alfama – Falando em piscinas, este boutique hotel tem uma das mais bonitas de Alfama, com vista panorâmica sobre o bairro e o rio.
São Vicente Alfama Hotel – Com apenas 22 quartos e decoração contemporânea, este hotel oferece uma experiência de luxo num edifício histórico.
Solar do Castelo – Hotel situado num antigo palacete do século XVIII onde eram as antigas cozinhas do Palácio Real. Com pátios internos e quartos dignos de realeza, no interior das muralhas do castelo.
Santiago de Alfama – Este boutique hotel de luxo foi considerado o “Melhor Hotel Urbano da Europa” pela Condé Nast Johanses. Instalado num edifício do século XV, conte com quartos lindos, um restaurante gourmet, um beauty bar e uma vista incrível sobre o bairro.

O que ver no Chiado
A Brasileira – O icónico café de 1905 frequentado por Fernando Pessoa é obrigatório. Sente-se ao lado da estátua de homenagem ao poeta lisboeta que está na esplanada para a foto tradicional e não saia sem provar o café da casa.
Livraria Bertrand – A livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento pode ser encontrada a meio da Rua Garrett. A Bertrand está aberta desde 1732 e a sua história é quase palpável para quem lá entra.
Teatro Nacional de São Carlos – É o principal teatro de ópera de Lisboa e tem uma arquitetura neoclássica maravilhosa.
Convento do Carmo – O Convento do Carmo foi destruído no Terramoto de 1755 e, ao contrário do que aconteceu com outros edifícios na cidade, manteve até hoje as suas ruínas góticas. É aqui que encontra o Museu Arqueológico do Carmo.
Elevador de Santa Justa – O icónico elevador em ferro fundido de 1902, projetado por Raúl Mesnier de Ponsard (pupilo de Gustave Eiffel) liga o Chiado à Baixa.
Hotéis no Chiado
AlmaLusa Baixa/Chiado: Fica mais na Baixa do que no Chiado, mas é tão bonito que quis colocar na lista. O hotel destaca-se pelo cruzamento entre o moderno e os elementos tradicionais portugueses.
Lisboa Carmo Hotel: Situado num edifício histórico com vista para o Largo do Carmo, local onde se deu a Revolução dos Cravos. Tem 46 quartos, incluindo familiares.
Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel: Este novo hotel boutique é conhecido pelo design contemporâneo, onde se destaca a ligação com a marca de porcelanas portuguesa Vista Alegre.
Hotel do Chiado: Situado nos Armazéns do Chiado, tem quartos com terraços privados e vista panorâmica para a colina do castelo. Suba ao 7.º andar para se encantar com a paisagem lisboeta.
The One Palácio da Anunciada: Este hotel de luxo, instalado num palácio 1533, oferece um ambiente elegante com um spa e uma incrível piscina.

O que ver no Bairro Alto
Miradouro de São Pedro de Alcântara – Mais um miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e o Tejo, ideal para descontrair e apreciar a paisagem.
Igreja de São Roque – Esta é uma das igrejas mais antigas de Lisboa e o exterior simples e austero contrasta com interior de talha dourada, mármore e azulejos.
Elevador da Glória – Um dos icónicos elevadores de Lisboa, que liga a Baixa ao Bairro Alto e é uma ótima forma de subir a colina. Para além de que deu nome a uma das músicas mais famosas (de 1987) da banda lisboeta Rádio Macau.
Elevador da Bica – Este elevador ajuda na subida da Rua de São Paulo, junto ao Cais do Sodré, para o Bairro Alto, seguindo por uma das ruas mais pitorescas deste bairro. A Bica é também um daqueles lugares que se transforma durante a noite.
Convento dos Cardaes – Um convento histórico que sobreviveu ao terramoto de 1755, conhecido pelos azulejos e arte sacra.
Teatro da Trindade – Este teatro histórico inclui na programação peças de teatro e concertos.
Museu da Farmácia – Conheça a história da Farmácia, desde a antiguidade até agora, neste museu perto do Miradouro de Santa Catarina, outro lugar a visitar.
Bares e Restaurantes – O Bairro Alto é famoso pela vida noturna; por isso, vale a pena visitar os bares, tascas e restaurantes tradicionais, bem como as casas de Fado.
Hotéis no Bairro Alto
Selina Secret Garden: Um espaço criativo e moderno, ideal para nómadas digitais, com quartos acessíveis e áreas de coworking.
Solar dos Poetas: Esta guest house localizada na Praça Camões destaca-se pelo charme clássico do edifício histórico onde está e pela decoração incrivelmente bonita.
Palácio Ludovice Wine Experience Hotel: Um luxuoso palácio restaurado, centrado numa experiência enológica.
The Lumiares: Este hotel de cinco estrelas, no coração do Bairro Alto, disponibiliza apartamentos elegantes e uma vista incrível sobre a cidade.
Bairro Alto Hotel: Também na Praça Camões, este hotel, com o cunho do arquiteto português Souto Moura, oferece um design que reflete a alma boémia do Bairro Alto.

O que ver na Graça
Miradouro da Senhora do Monte – Aqui encontra uma panorâmica muito bonita de Lisboa, com o castelo, o rio e a cidade.
Miradouro da Graça – Outro miradouro icónico e um dos favoritos entre os lisboetas, ideal para apreciar o pôr do sol enquanto toma um café na esplanada.
Igreja da Graça – Junto ao Miradouro da Graça, está esta igreja que é um dos edifícios religiosos mais importantes e antigos da cidade. Entre para ver os azulejos e o altar em talha dourada.
Vila Berta – Uma vila dentro do bairro! Aqui vai ver edifícios do início do século XX, com fachadas coloridas e varandas decoradas, tudo num ambiente bastante tranquilo.
Jardim da Cerca da Graça – Este espaço verde entre a Graça e o Castelo é ideal para fazer um piquenique ou descontrair.
Hotéis na Graça
Tings Lisbon: Um hotel acolhedor, ideal se procura uma estadia mais descontraída.
Albergaria Senhora do Monte: Os quartos são simples, mas a vista sobre Lisboa vale tudo.
Dona Graça: Um apartotel muito elegante e exclusivo, com uma decoração em brancos e madeira e um jardim privado com piscina.

O que ver no Príncipe Real
Jardim do Príncipe Real: Este é um espaço verde muito procurado pelos lisboetas para relaxar e socializar. É também conhecido pelo mercado de produtos biológicos que acontece todos os sábados.
Mãe d’Água das Amoreiras: Entre neste impressionante reservatório de água do século XVIII, agora convertido em espaço cultural, para aprender sobre a história da água em Lisboa.
Museu de História Natural e da Ciência: Se é amante da ciência e da natureza, neste museu encontra exposições sobre história natural, geologia e paleontologia.
Jardim Botânico de Lisboa: Um incrível espaço verde com uma grande variedade de plantas e árvores.
Hotéis no Príncipe Real
Príncipe Real Guest House: Num bairro conhecido pelo seu passado aristocrático, esta é uma opção acessível, com ambiente familiar e uma ótima localização para explorar a cidade.
Independente Príncipe Real: Outro espaço trendy e de espírito boémio é este boutique hotel com uma atmosfera artística e design único. Tem uma área de dormitório para ajudar com o orçamento de viagem.
1869 Príncipe Real: Um elegante bed & breakfast com quartos e suites com uma decoração contemporânea e ambiente acolhedor.
Casa Olivier: A decoração pormenorizada deste hotel de charme com vista para o Jardim do Príncipe Real é por si só uma verdadeira viagem.
The Vintage: Este é um hotel sofisticado com um design vintage, conhecido pelo seu bar no rooftop e vista sobre a cidade.
Memmo Príncipe Real: Há quem aqui venha apenas pelo restaurante e cocktail bar, mas este hotel de luxo é muito mais que isso. Disponibiliza quartos elegantes e uma piscina com uma vista privilegiada.

O que ver nas Avenidas Novas
Campo Pequeno: Este antigo recinto de touradas foi convertido (e bem!) em sala de espetáculos, onde se realizam concertos e eventos, além de ter um centro comercial.
Fundação Calouste Gulbenkian: Este importante centro cultural oferece uma vasta coleção de arte, exposições temporárias e concertos. Pode também passear no bonito jardim com lagos e esculturas.
Parque Eduardo VII: Próximo da rotunda do Marquês de Pombal encontra o mais emblemático parque da cidade, recebendo eventos como a Feira do Livro de Lisboa ou o Wonderland no Natal. É ideal para passeios e piqueniques.
Estufa Fria: Localizada no Parque Eduardo VII, esta estufa é um lugar maravilhoso com uma impressionante diversidade de plantas tropicais.
Hotéis nas Avenidas Novas
Ibis Lisboa José Malhoa: Prático e económico, este hotel fica perto da Praça de Espanha e é ideal se está à procura de uma estadia conveniente.
Turim Saldanha Hotel: Este hotel no Saldanha disponibiliza quartos modernos e um ótimo acesso aos transportes públicos.
H10 Duque de Loulé: Um boutique hotel que combina charme e modernidade, oferecendo uma vista deslumbrante a partir do terraço. Destaque também para a decoração em azulejos nas salas comuns.
Hotel White Lisboa: Um espaço elegante e contemporâneo, famoso pela sua decoração minimalista com um toque de sofisticação. Ah, e tem uma piscina no rooftop.
Sublime Lisboa: Localizado na zona das Amoreiras, este hotel de luxo combina a beleza histórica do seu edifício com comodidades modernas. Tem também um spa e restaurante.
EPIC SANA Lisboa Hotel: Este é um hotel de cadeia, mas que se destaca pelo design contemporâneo, spa e piscina no terraço.

O que ver em Belém
Mosteiro dos Jerónimos: É a joia da coroa deste bairro e um magnífico exemplo da arquitetura manuelina. Classificado como Património Mundial da UNESCO, remete para a Era dos Descobrimentos e é famoso pela sua igreja onde estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões.
Torre de Belém: Esta torre fortificada junto ao rio é também Património Mundial da UNESCO e marca o lugar de onde as naus saiam à descoberta de novos territórios durante os Descobrimentos Portugueses.
Padrão dos Descobrimentos: Este monumento em formato de caravela presta homenagem aos navegadores portugueses e às suas conquistas, representando figuras importantes da Era dos Descobrimentos.
Centro Cultural de Belém (CCB): Um espaço cultural multifuncional que acolhe exposições, concertos e teatro, para além de ter uma arquitetura contemporânea impressionante.
Palácio de Belém: Naquela que é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, pode ver a troca da guarda, visitar o museu e explorar os bonitos jardins.
Jardim Botânico Tropical: Perto do palácio presidencial está outro espaço verde, ideal para passeios, com uma rica coleção de plantas de diferentes partes do mundo.
Museu dos Coches: Este é um museu único que exibe uma coleção notável de coches históricos, retratando a evolução deste transporte ao longo dos séculos.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Este espaço cultural contemporâneo explora a interseção entre a arte e a tecnologia, apresentando exposições inovadoras. Suba à pala deste edifício para uma vista única sobre o Tejo.
Pastéis de Belém: Não se assuste com as filas à porta e prove os famosos pastéis de nata da Fábrica dos Pastéis de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos.
Hotéis em Belém
Wine & Books Lisboa Hotel: Um hotel boutique que oferece uma experiência única para amantes de vinho e literatura, com uma decoração elegante e uma seleção de vinhos cuidadosamente escolhida.
Jerónimos 8: Localizado perto do Mosteiro dos Jerónimos, este hotel combina modernidade com um toque histórico, destacando-se pelo design contemporâneo.
Altis Belém: Este hotel é conhecido pelo seu spa, piscina e restaurante gourmet, oferecendo uma experiência única junto ao Tejo.
NAU Palácio do Governador: Instalado num antigo palácio, este hotel de cinco estrelas cruza história e modernidade, oferecendo um ambiente requintado e uma localização privilegiada perto das principais atrações de Belém.

O que ver no Parque das Nações
Oceanário de Lisboa: O Oceanário é um dos maiores aquários interiores do mundo e serve de casa para inúmeras espécies marinhas, incluindo focas e tubarões.
Pavilhão do Conhecimento: Este museu de ciência e tecnologia interativo oferece exposições educativas e atividades para toda a família.
Teleférico: O teleférico faz a ligação entre o Pavilhão do Conhecimento e o Jardim Garcia de Orta e proporciona uma vista incrível sobre o rio e o Parque das Nações.
Jardim Garcia de Orta: Um bonito espaço verde com áreas de lazer, jardins temáticos e fontes, perfeito para relaxar ou fazer um piquenique.
Caminho ao longo do Tejo: Esta extensa promenade ao longo do rio é perfeita para caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta.
Gare do Oriente: Projetada por Santiago Calatrava, a moderna estação ferroviária tem uma arquitetura impressionante que vai querer ver, mesmo se não for apanhar o comboio.
Hotéis no Parque das Nações
Moxy Lisboa Oriente: Um hotel moderno e descontraído, com um ambiente vibrante e jovem, quartos com design contemporâneo e um bar bastante animado no átrio.
Myriad By Sana Hotels: Este hotel de luxo, instalado no interior da Torre Vasco da Gama, é conhecido pelo design contemporâneo, restaurante Estrela Michelin, spa e vista privilegiada. Para além de que tem um piano vermelho assinado por Elton John no lobby.
The Homeboat Company: E o que diz a ficar a dormir num barco? Esta é uma opção de alojamento diferente, que proporciona uma experiência original e a oportunidade de desfrutar da vida abordo.
Agora que já conhece os melhores bairros e onde ficar em Lisboa, o que me diz? Qual o lugar onde gostava de estabelecer base numa visita à bela capital portuguesa?
Gostou do post? Faça PIN e guarde para usar depois.
