Top
Where to stay in Lisbon and the best hotels

Que Lisboa é já um dos maiores destinos turísticos da Europa ninguém tem dúvidas e a fama traz todos os anos milhões de visitantes à capital portuguesa. Uns pela primeira vez, outros para repetirem a experiência.

De facto, de acordo com o TravelBI, a cidade registou cerca de 18,9 milhões de dormidas em 2023, um crescimento de 6% face ao ano anterior.

Feitas as contas é normal que a quase cada esquina dos principais bairros lisboetas existam alojamentos para todos os gostos.

E eis que surge a questão, se está a pensar visitar a cidade: “Onde vou ficar em Lisboa?”

Para ajudar no planeamento da sua viagem e para conseguir ficar no melhor sítio conforme o que quer fazer, preparei este artigo com os lugares para ver e os melhores hotéis em cada um dos principais bairros de Lisboa.

Porém, tenha em conta que não é fácil conseguir estadias baratas nos dias que correm na capital. Prepare-se para abrir os cordões à bolsa se quiser ficar alojado no centro ou perto dele.

Onde ficar em Lisboa

Vista sobre o bairro de Alfama em Lisboa, Portugal
Vista sobre o bairro de Alfama. ©Depositphotos

ALFAMA

O mais turístico

Começamos com um dos lugares mais conhecidos de Lisboa: Alfama.
Este é dos bairros mais antigos da Europa (sim, da Europa!), tendo resistido ao Terramoto de 1755 que arrasou a capital portuguesa.
Quem aqui vai procura os incríveis miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia, que oferecem uma das melhores vistas da cidade e do rio Tejo.
Este é também o caminho para o Castelo de São Jorge, um dos monumentos icónicos de Lisboa, cujo passado está relacionado com presença muçulmana na cidade e a conquista cristã pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Alfama é tido como um dos bairros mais típicos para ficar em Lisboa, apesar de muitos dos lisboetas que sempre aqui viveram estarem agora a sair para outras paragens, fartos do turismo de massa que lhes invade as ruas diariamente em busca da essência lisboeta.

O que ver em Alfama

Sé de Lisboa – A catedral mais antiga de Lisboa conta com uma bonita arquitetura românica e gótica. Provavelmente já a viu em fotografias e postais da cidade na companhia do clássico Elétrico 28.
Igreja de Santo António – Está ao lado da Sé e foi construída no local onde se acredita que Santo António, o santo padroeiro de Lisboa, nasceu.
Miradouro de Santa Luzia – É um dos miradouros mais bonitos da cidade, com uma varanda coberta de azulejos e buganvílias e uma vista incrível sobre Alfama.
Miradouro das Portas do Sol – Mesmo ao lado, está também este ponto de observação com vista privilegiada sobre o rio Tejo e o bairro.
Castelo de São Jorge – Este é um castelo histórico com muralhas e jardins para explorar. Ah, e não perca a vista panorâmica a 360.º.
Igreja de São Vicente de Fora – Este exemplar da arquitetura maneirista tem um bonito claustro e azulejos deslumbrantes. Repare nos detalhes!
Panteão Nacional – É nesta magnífica igreja que estão sepultadas algumas figuras marcantes da história de Portugal, como a fadista Amália Rodrigues e o futebolista Eusébio.
Feira da Ladra – Bem-vindo a um dos mercados de rua mais antigos de Lisboa. Realiza-se desde o século XIII e hoje dedica-se à venda de antiguidades e velharias. Acontece todos os sábados no Campo de Santa Clara.
Museu do Fado – Um tributo à tradição do fado, com exposições sobre a sua história e as figuras que mais marcaram este género musical.

Hotéis em Alfama

Tandem Palacio Alfama Suites – Os apartamentos são modernos e ainda têm cozinha, perfeito para estadias prolongadas. Tem também piscina e ginásio.
Memmo Alfama – Falando em piscinas, este boutique hotel tem uma das mais bonitas de Alfama, com vista panorâmica sobre o bairro e o rio.
São Vicente Alfama Hotel – Com apenas 22 quartos e decoração contemporânea, este hotel oferece uma experiência de luxo num edifício histórico.
Solar do Castelo – Hotel situado num antigo palacete do século XVIII onde eram as antigas cozinhas do Palácio Real. Com pátios internos e quartos dignos de realeza, no interior das muralhas do castelo.
Santiago de Alfama – Este boutique hotel de luxo foi considerado o “Melhor Hotel Urbano da Europa” pela Condé Nast Johanses. Instalado num edifício do século XV, conte com quartos lindos, um restaurante gourmet, um beauty bar e uma vista incrível sobre o bairro.

Rua no Chiado em Lisboa, Portugal
Uma das ruas junto aos Armazéns do Chiado. ©Depositphotos

CHIADO

O mais boémio

Situado entre o Bairro Alto e a Baixa, a história do Chiado remonta aos tempos boémios de Lisboa. Era aqui que escritores se juntavam em animadas tertúlias no café A Brasileira ou no Grémio Literário e a elite lisboeta assistia a espetáculos de ópera e concertos sinfónicos no Teatro Nacional de São Carlos.
Apesar de ter sofrido um grave incêndio em 1988, que destruiu quase duas dezenas de edifícios, o projeto de reconstrução liderado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, manteve o espírito cultural do bairro que hoje cruza livrarias históricas com lojas de moda.

O que ver no Chiado

A Brasileira – O icónico café de 1905 frequentado por Fernando Pessoa é obrigatório. Sente-se ao lado da estátua de homenagem ao poeta lisboeta que está na esplanada para a foto tradicional e não saia sem provar o café da casa.
Livraria Bertrand – A livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento pode ser encontrada a meio da Rua Garrett. A Bertrand está aberta desde 1732 e a sua história é quase palpável para quem lá entra.
Teatro Nacional de São Carlos – É o principal teatro de ópera de Lisboa e tem uma arquitetura neoclássica maravilhosa.
Convento do Carmo – O Convento do Carmo foi destruído no Terramoto de 1755 e, ao contrário do que aconteceu com outros edifícios na cidade, manteve até hoje as suas ruínas góticas. É aqui que encontra o Museu Arqueológico do Carmo.
Elevador de Santa Justa – O icónico elevador em ferro fundido de 1902, projetado por Raúl Mesnier de Ponsard (pupilo de Gustave Eiffel) liga o Chiado à Baixa.

Hotéis no Chiado

AlmaLusa Baixa/Chiado: Fica mais na Baixa do que no Chiado, mas é tão bonito que quis colocar na lista. O hotel destaca-se pelo cruzamento entre o moderno e os elementos tradicionais portugueses.
Lisboa Carmo Hotel: Situado num edifício histórico com vista para o Largo do Carmo, local onde se deu a Revolução dos Cravos. Tem 46 quartos, incluindo familiares.
Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel: Este novo hotel boutique é conhecido pelo design contemporâneo, onde se destaca a ligação com a marca de porcelanas portuguesa Vista Alegre.
Hotel do Chiado: Situado nos Armazéns do Chiado, tem quartos com terraços privados e vista panorâmica para a colina do castelo. Suba ao 7.º andar para se encantar com a paisagem lisboeta.
The One Palácio da Anunciada: Este hotel de luxo, instalado num palácio 1533, oferece um ambiente elegante com um spa e uma incrível piscina.​

Elevador da Glória no Bairro Alto, Lisboa
O famoso Elevador da Glória. ©Depositphotos

BAIRRO ALTO

O mais animado

Se quer ficar em Lisboa para experimentar a vida noturna ou se faz questão de beber um copo depois de um dia a passear pela cidade, está no sítio certo. O Bairro Alto é conhecido por ser um dos locais incontornáveis da noite lisboeta.
Mas o Bairro não é assim de agora. Foi aqui que se instalaram, no século XIX, alguns dos principais jornais da cidade, como o Diário de Notícias, e com eles os jornalistas que fizeram daqueles bares e tabernas a sua segunda casa.
Porém, se visitar este bairro histórico durante o dia vai encontrar um lugar completamente diferente, residencial e mais calmo. Vale a pena ir ao Bairro Alto e ver como ele muda do dia para a noite.

O que ver no Bairro Alto

Miradouro de São Pedro de Alcântara – Mais um miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e o Tejo, ideal para descontrair e apreciar a paisagem.
Igreja de São Roque – Esta é uma das igrejas mais antigas de Lisboa e o exterior simples e austero contrasta com interior de talha dourada, mármore e azulejos.
Elevador da Glória – Um dos icónicos elevadores de Lisboa, que liga a Baixa ao Bairro Alto e é uma ótima forma de subir a colina. Para além de que deu nome a uma das músicas mais famosas (de 1987) da banda lisboeta Rádio Macau.
Elevador da Bica – Este elevador ajuda na subida da Rua de São Paulo, junto ao Cais do Sodré, para o Bairro Alto, seguindo por uma das ruas mais pitorescas deste bairro. A Bica é também um daqueles lugares que se transforma durante a noite.
Convento dos Cardaes – Um convento histórico que sobreviveu ao terramoto de 1755, conhecido pelos azulejos e arte sacra.
Teatro da Trindade – Este teatro histórico inclui na programação peças de teatro e concertos.
Museu da Farmácia – Conheça a história da Farmácia, desde a antiguidade até agora, neste museu perto do Miradouro de Santa Catarina, outro lugar a visitar.
Bares e Restaurantes – O Bairro Alto é famoso pela vida noturna; por isso, vale a pena visitar os bares, tascas e restaurantes tradicionais, bem como as casas de Fado.

Hotéis no Bairro Alto

Selina Secret Garden: Um espaço criativo e moderno, ideal para nómadas digitais, com quartos acessíveis e áreas de coworking.
Solar dos Poetas: Esta guest house localizada na Praça Camões destaca-se pelo charme clássico do edifício histórico onde está e pela decoração incrivelmente bonita.
Palácio Ludovice Wine Experience Hotel: Um luxuoso palácio restaurado, centrado numa experiência enológica.
The Lumiares: Este hotel de cinco estrelas, no coração do Bairro Alto, disponibiliza apartamentos elegantes e uma vista incrível sobre a cidade.
Bairro Alto Hotel: Também na Praça Camões, este hotel, com o cunho do arquiteto português Souto Moura, oferece um design que reflete a alma boémia do Bairro Alto.

Vista sobre a Igreja e Convento da Graça.
Vista sobre a Igreja e Convento da Graça. ©Depositphotos

GRAÇA

O mais autêntico

Há quem vá a Alfama ou à Mouraria em busca da Lisboa autêntica, mas eu acho que é na Graça que a vai encontrar.
Menos turística que os restantes bairros históricos, a Graça oferece um ambiente descontraído onde pode sentir o dia a dia dos seus moradores.
Não há muito para ver por aqui, mas pode visitar os miradouros que, devido à sua posição mais elevada, oferecem as melhores vistas da cidade.

O que ver na Graça

Miradouro da Senhora do Monte – Aqui encontra uma panorâmica muito bonita de Lisboa, com o castelo, o rio e a cidade.
Miradouro da Graça – Outro miradouro icónico e um dos favoritos entre os lisboetas, ideal para apreciar o pôr do sol enquanto toma um café na esplanada.
Igreja da Graça – Junto ao Miradouro da Graça, está esta igreja que é um dos edifícios religiosos mais importantes e antigos da cidade. Entre para ver os azulejos e o altar em talha dourada.
Vila Berta – Uma vila dentro do bairro! Aqui vai ver edifícios do início do século XX, com fachadas coloridas e varandas decoradas, tudo num ambiente bastante tranquilo.
Jardim da Cerca da Graça – Este espaço verde entre a Graça e o Castelo é ideal para fazer um piquenique ou descontrair.

Hotéis na Graça

Tings Lisbon: Um hotel acolhedor, ideal se procura uma estadia mais descontraída.
Albergaria Senhora do Monte: Os quartos são simples, mas a vista sobre Lisboa vale tudo.
Dona Graça: Um apartotel muito elegante e exclusivo, com uma decoração em brancos e madeira e um jardim privado com piscina.

A entrada do Museu de História Natural, no Príncipe Real.
A entrada do Museu de História Natural, no Príncipe Real. ©Depositphotos

PRÍNCIPE REAL

O mais cool

Conhecido pelos seus jardins e antigos palacetes transformados em espaços comerciais, o Príncipe Real sempre se destacou como um bairro elegante de Lisboa.
Aliás, foi considerado pela Time Out Internacional como o 8.º bairro mais cool de 2024!
Paredes-meias com o Bairro Alto, é o lugar ideal para ir se quiser descontrair numa esplanada de jardim, conhecer algumas lojas de design ou comprar produtos biológicos no mercado que ali tem lugar todos os sábados de manhã.
O Príncipe Real é também um bairro com uma forte ligação à comunidade LGBTQ+. Foi a partir dos anos 1990, que a área se tornou num ponto de encontro para a comunidade, com a abertura de bares e clubes direcionados a este público, como o icónico Trumps. 

O que ver no Príncipe Real

Jardim do Príncipe Real: Este é um espaço verde muito procurado pelos lisboetas para relaxar e socializar. É também conhecido pelo mercado de produtos biológicos que acontece todos os sábados.
Mãe d’Água das Amoreiras: Entre neste impressionante reservatório de água do século XVIII, agora convertido em espaço cultural, para aprender sobre a história da água em Lisboa.
Museu de História Natural e da Ciência: Se é amante da ciência e da natureza, neste museu encontra exposições sobre história natural, geologia e paleontologia.
Jardim Botânico de Lisboa: Um incrível espaço verde com uma grande variedade de plantas e árvores.

Hotéis no Príncipe Real

Príncipe Real Guest House: Num bairro conhecido pelo seu passado aristocrático, esta é uma opção acessível, com ambiente familiar e uma ótima localização para explorar a cidade.
Independente Príncipe Real: Outro espaço trendy e de espírito boémio é este boutique hotel com uma atmosfera artística e design único. Tem uma área de dormitório para ajudar com o orçamento de viagem.
1869 Príncipe Real: Um elegante bed & breakfast com quartos e suites com uma decoração contemporânea e ambiente acolhedor.
Casa Olivier: A decoração pormenorizada deste hotel de charme com vista para o Jardim do Príncipe Real é por si só uma verdadeira viagem.
The Vintage: Este é um hotel sofisticado com um design vintage, conhecido pelo seu bar no rooftop e vista sobre a cidade.
Memmo Príncipe Real: Há quem aqui venha apenas pelo restaurante e cocktail bar, mas este hotel de luxo é muito mais que isso. Disponibiliza quartos elegantes e uma piscina com uma vista privilegiada.

Vista panorâmica aérea do Marquês de Pombal em Lisboa
Vista aérea do Marquês do Pombal com o Parque Eduardo VII em fundo. ©Depositphotos

AVENIDAS NOVAS

O mais habitável

Quando a cidade começou a crescer para fora do centro histórico começaram a nascer as Avenidas Novas, um conjunto de vastas avenidas que cedo se tornaram no lugar perfeito para morar.
Primeiro foram as classes mais altas a instalarem-se por aqui, daí os vários palacetes que ainda pode ver, mas depois foi a classe média e várias empresas a fixarem-se. Em grande parte devido ao bom acesso a serviços e aos transportes públicos.
Mas no meio dos edifícios de escritórios e residenciais, existem algumas coisas que pode explorar nesta zona da cidade.

O que ver nas Avenidas Novas

Campo Pequeno: Este antigo recinto de touradas foi convertido (e bem!) em sala de espetáculos, onde se realizam concertos e eventos, além de ter um centro comercial.
Fundação Calouste Gulbenkian: Este importante centro cultural oferece uma vasta coleção de arte, exposições temporárias e concertos. Pode também passear no bonito jardim com lagos e esculturas.
Parque Eduardo VII: Próximo da rotunda do Marquês de Pombal encontra o mais emblemático parque da cidade, recebendo eventos como a Feira do Livro de Lisboa ou o Wonderland no Natal. É ideal para passeios e piqueniques.
Estufa Fria: Localizada no Parque Eduardo VII, esta estufa é um lugar maravilhoso com uma impressionante diversidade de plantas tropicais.

Hotéis nas Avenidas Novas

Ibis Lisboa José Malhoa: Prático e económico, este hotel fica perto da Praça de Espanha e é ideal se está à procura de uma estadia conveniente.
Turim Saldanha Hotel: Este hotel no Saldanha disponibiliza quartos modernos e um ótimo acesso aos transportes públicos.
H10 Duque de Loulé: Um boutique hotel que combina charme e modernidade, oferecendo uma vista deslumbrante a partir do terraço. Destaque também para a decoração em azulejos nas salas comuns.
Hotel White Lisboa: Um espaço elegante e contemporâneo, famoso pela sua decoração minimalista com um toque de sofisticação. Ah, e tem uma piscina no rooftop.
Sublime Lisboa: Localizado na zona das Amoreiras, este hotel de luxo combina a beleza histórica do seu edifício com comodidades modernas. Tem também um spa e restaurante.
EPIC SANA Lisboa Hotel: Este é um hotel de cadeia, mas que se destaca pelo design contemporâneo, spa e piscina no terraço.

Vista aérea do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, Portugal
Vista aérea do Mosteiro dos Jerónimos. ©Depositphotos

BELÉM

O mais cultural

Tirando o centro de Lisboa, Belém é talvez o lugar mais visitado por quem vem à capital portuguesa.
É aqui que encontra alguns dos monumentos mais icónicos do país, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, ambos Património da Humanidade da UNESCO.
É também o sítio perfeito para fazer uma visita cultural, com vários museus importantes, ou para descontrair junto ao rio enquanto prova os famosos Pastéis de Belém.

O que ver em Belém

Mosteiro dos Jerónimos: É a joia da coroa deste bairro e um magnífico exemplo da arquitetura manuelina. Classificado como Património Mundial da UNESCO, remete para a Era dos Descobrimentos e é famoso pela sua igreja onde estão os túmulos do navegador Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões.
Torre de Belém: Esta torre fortificada junto ao rio é também Património Mundial da UNESCO e marca o lugar de onde as naus saiam à descoberta de novos territórios durante os Descobrimentos Portugueses.
Padrão dos Descobrimentos: Este monumento em formato de caravela presta homenagem aos navegadores portugueses e às suas conquistas, representando figuras importantes da Era dos Descobrimentos.
Centro Cultural de Belém (CCB): Um espaço cultural multifuncional que acolhe exposições, concertos e teatro, para além de ter uma arquitetura contemporânea impressionante.
Palácio de Belém: Naquela que é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, pode ver a troca da guarda, visitar o museu e explorar os bonitos jardins.
Jardim Botânico Tropical: Perto do palácio presidencial está outro espaço verde, ideal para passeios, com uma rica coleção de plantas de diferentes partes do mundo.
Museu dos Coches: Este é um museu único que exibe uma coleção notável de coches históricos, retratando a evolução deste transporte ao longo dos séculos.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Este espaço cultural contemporâneo explora a interseção entre a arte e a tecnologia, apresentando exposições inovadoras. Suba à pala deste edifício para uma vista única sobre o Tejo.
Pastéis de Belém: Não se assuste com as filas à porta e prove os famosos pastéis de nata da Fábrica dos Pastéis de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos.

Hotéis em Belém

Wine & Books Lisboa Hotel: Um hotel boutique que oferece uma experiência única para amantes de vinho e literatura, com uma decoração elegante e uma seleção de vinhos cuidadosamente escolhida.
Jerónimos 8: Localizado perto do Mosteiro dos Jerónimos, este hotel combina modernidade com um toque histórico, destacando-se pelo design contemporâneo.
Altis Belém: Este hotel é conhecido pelo seu spa, piscina e restaurante gourmet, oferecendo uma experiência única junto ao Tejo.
NAU Palácio do Governador: Instalado num antigo palácio, este hotel de cinco estrelas cruza história e modernidade, oferecendo um ambiente requintado e uma localização privilegiada perto das principais atrações de Belém.

Edifícios modernos no Parque das Nações em Lisboa, Portugal
Edifícios modernos no Parque das Nações. ©Depositphotos

PARQUE DAS NAÇÕES

O mais moderno

Nasceu com a Exposição Mundial de Lisboa, a Expo’98, e desde aí que se tornou num dos bairros mais modernos e caros da cidade.
O Parque das Nações deslumbra com a sua arquitetura de topo, a frente de rio e alguns lugares extraordinários para visitar, como o Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário da Europa.
Ninguém diria que até 1998, aquele lugar era cheio de fábricas, armazéns, matadouros, aterros e casas degradadas.

O que ver no Parque das Nações

Oceanário de Lisboa: O Oceanário é um dos maiores aquários interiores do mundo e serve de casa para inúmeras espécies marinhas, incluindo focas e tubarões.
Pavilhão do Conhecimento: Este museu de ciência e tecnologia interativo oferece exposições educativas e atividades para toda a família.
Teleférico: O teleférico faz a ligação entre o Pavilhão do Conhecimento e o Jardim Garcia de Orta e proporciona uma vista incrível sobre o rio e o Parque das Nações.
Jardim Garcia de Orta: Um bonito espaço verde com áreas de lazer, jardins temáticos e fontes, perfeito para relaxar ou fazer um piquenique.
Caminho ao longo do Tejo: Esta extensa promenade ao longo do rio é perfeita para caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta.
Gare do Oriente: Projetada por Santiago Calatrava, a moderna estação ferroviária tem uma arquitetura impressionante que vai querer ver, mesmo se não for apanhar o comboio.

Hotéis no Parque das Nações

Moxy Lisboa Oriente: Um hotel moderno e descontraído, com um ambiente vibrante e jovem, quartos com design contemporâneo e um bar bastante animado no átrio.
Myriad By Sana Hotels: Este hotel de luxo, instalado no interior da Torre Vasco da Gama, é conhecido pelo design contemporâneo, restaurante Estrela Michelin, spa e vista privilegiada. Para além de que tem um piano vermelho assinado por Elton John no lobby.
The Homeboat Company: E o que diz a ficar a dormir num barco? Esta é uma opção de alojamento diferente, que proporciona uma experiência original e a oportunidade de desfrutar da vida abordo.

Os melhores hotéis em Lisboa perto da praia

Se está de visita a Lisboa e quer aproveitar as praias mais próximas, seja para se estender ao sol ou para ir surfar, aqui fica a lista dos melhores hotéis em Cascais e no Guincho.

Hotel Baía
Evolution Estoril Hotel
Vila Galé Cascais
The Albatroz Hotel
Hotel Cascais Miragem
Farol Hotel
InterContinental Cascais-Estoril
Fortaleza do Guincho
Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

Agora que já conhece os melhores bairros e onde ficar em Lisboa, o que me diz? Qual o lugar onde gostava de estabelecer base numa visita à bela capital portuguesa?

Gostou do post? Faça PIN e guarde para usar depois.
Encontre o melhor bairro para ficar em Lisboa e o hotel perfeito para a sua viagem. Dos bairros históricos às zonas da moda, tenho tudo o que precisa.
AS MINHAS FERRAMENTAS DE VIAGEm favoritas
Heymondo

Seguro de viagem com cobertura total e assistência 24h/7. Com -5% de desconto.

Holafly

Fica ligado com um eSIM, sem roaming, em mais de 160 destinos. Com -5% de desconto.

Skyscanner

Compara voos em segundos e encontra as melhores ofertas em todo o mundo.

Booking.com

Hotéis, apartamentos e estadias para todos os orçamentos e estilos de viagem.

Hostelworld

Hostels com as melhores classificações para aventuras diferentes e económicas.

GetYourGuide

Reserva tours e bilhetes para atrações com facilidade e cancelamento gratuito.

Discovercars

Aluga um carro em qualquer lugar com tarifas excelentes e opções de seguro completo.

Amazon

Artigos essenciais de viagem, desde gadgets a mochilas, tudo num só lugar: a minha loja.

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x