Search here...
TOP
Comer & Beber Estilo de Vida

5 restaurantes imperdíveis na Figueira da Foz

Restaurants in Figueira da Foz, Portugal
50 Views

Se entrou neste artigo provavelmente anda à procura dos melhores restaurantes na Figueira da Foz para provar as iguarias locais. Também o fiz quando estava de regresso da minha surf trip à Galiza e qual não foi o meu espanto quando percebi que opções não faltam nesta cidade litoral portuguesa.

Aqui reuni os cinco restaurantes que visitei durante a minha estadia na Figueira da Foz e embora estejam numerados tenho alguma dificuldade em escolher o melhor.

Escolha os seus restaurantes na Figueira da Foz

1. Tasca Maria

Tasca Maria, Figueira da Foz

A Tasca Maria é um restaurante de detalhes, dos quadros pendurados na parede, que dão um toque de arte ao espaço, aos livros e rádios antigos nas prateleiras, ou os bonitos pratos onde são servidas as iguarias desta casa. Tudo parece ser pensado ao pormenor na Tasca Maria.

Para esta experiência pedi as gambas fritas com gengibre – uma delícia! -, mas o que me surpreendeu pela positiva foi a canja de garoupa com amêijoas e coentros. Estava brutal!

2. Zagallo Kitchen

Zagallo Kitchen restaurant Figueira da Foz

Com um ambiente mais intimista, perfeito para um jantar a dois, está o Zagallo Kitchen. Do papel de parede que vai buscar o exotismo da selva brasileira, aos detalhes da louça, ou a oferta vinícola que dá as boas-vindas assim que entramos, o nosso olhar perde-se desde o primeiro minuto.

Apesar de oferecer outros pratos, bons se quiser fazer um jantar de tapas com um bom vinho, como as tiras de choco crocante ou o camarão estaladiço, a verdadeira especialidade deste restaurante da Figueira da Foz está nas carnes. No meu caso, pedi um t-bone black angus maturado, trazido e fatiado à mesa.

Não é um restaurante para todas as carteiras, mas se é carnívoro, este restaurante é obrigatório.

T-bone at Zagallo Kitchen

3. Olaias

Olaias restaurant

Saia do centro e vá até ao Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz para encontrar o Olaias, um restaurante dirigido pela Chef Mónica Gomes que encontrou no arroz carolino do Mondego a sua especialidade.

São várias as ofertas que utilizam este ingrediente, mas a minha escolha recaiu sobre o arroz de polvo que estava divinal!

Apesar de querer ficar com o sabor deste arroz na boca, deixe um espacinho para a sobremesa e peça o pão de ló, o qual faz concorrência direta ao de Alfeizerão.

Para tirar melhor partido do espaço, a minha sugestão é que vá ao almoço e aproveito a claridade deste espaço, iluminado pelas grandes janelas que dão para o parque.

4. Pé na Areia

Pé na Areia mais room

Ao contrário, foi de noite que visitei o Pé na Areia, mas fiquei com uma grande vontade de voltar durante o dia. Este restaurante está plantado no areal a sul da Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, e é certamente um ótimo espaço para estar durante um almoço de verão ou ao sunset.

O marisco e os peixes da costa fazem parte da ementa, mas quando lá estive decorria o Festival do Arroz de Sardinha e como este restaurante era um dos aderentes decidi experimentar algo diferente.

Special rice with sardines dish in Figueira da Foz, Portugal

5. Bijou

Bijou Figueira da Foz

Dizem que a antiguidade é um posto e o Bijou é bem exemplo disso. Criado em 1912, foi passando de mão em mão, mas deixando a sua marca. Dizem que foi aqui que foram criadas o conhecido doce regional “Brisa da Figueira”.

Hoje o Bijou modernizou o interior, mas continua a relembrar o passado da Figueira da Foz nas imagens antigas que apresenta nas paredes.

Quanto à comida, é tipicamente portuguesa e inclui pratos como a açorda de marisco ou a espetada de lulas e gambas. Já eu fui no bife com molho pimenta.

Pepper stake at Bijou, Figueira da Foz, Portugal

Os restaurantes na Figueira da Foz que ficaram por experimentar

Ao contrário do que esperava, a Figueira da Foz tem vários restaurantes que me deixaram curiosa, mas o que me faltou foi tempo. Estes foram dois que ficaram na minha lista para uma próxima visita:

  • Volta & Meia: Ao lado da Tasca Maria, não sei o porquê lembra-me um restaurante de petiscos na América Central.
  • Palheiro do Avô: Gosto de restaurantes típicos portugueses e este parece-me ser um desses. Cheguei a ligar para ir, mas era dia de folga.

Estas são as minhas sugestões de restaurantes na Figueira da Foz e espero que sejam úteis para a sua próxima visita àquela cidade. Caso tenha outras sugestões ou experiência para partilhar, não deixe de colocar na caixa de comentários.

Os Melhores Restaurantes na Figueira da Foz, Portugal
Gostou do post? Faça PIN e guarde para usar mais tarde.
Sobre este artigo gastronómico…

As experiências gastronómicas apresentadas neste blog podem ou não incluir convites de restaurantes, mas as minhas opiniões baseiam-se apenas em relatos genuínos, garantindo uma análise imparcial e autêntica. Embora me esforce por fornecer informações exatas, tenha em conta que as experiências individuais podem variar e que não posso ser responsabilizada se a experiência de um leitor for diferente da minha.


VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!

  • ✅ Faça o seguro de viagem Heymondo e tenha 5% de desconto.
  • 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita ao melhor valor.
  • 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
  • ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
  • 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
  • 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
  • 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.

Ao utilizar estes links ou outros colocados neste artigo para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso, a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!