Nunca o tinha visitado antes, apesar de toda a minha vida ter ouvido falar maravilhas do Gerês. Assim, decidimos fazer-nos à estrada e viajar até ao norte do país para uma escapadinha de fim de semana.
Ainda pensei que estaríamos a ir na altura errada, que o verão deveria ser mais indicado… Não podia estar mais enganada! Nunca até hoje tinha gostado tanto do Outono como nesta visita ao Gerês.
Neste post vai poder ler sobre:
– O Parque Nacional Peneda-Gerês
– Ver alguns dos locais a visitar
– Saber onde ficar e o que comer
– E, ainda, ver um vídeo sobre a visita ao Gerês 🙂
PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

As serras da Peneda e do Gerês, localizam-se a noroeste de Portugal, entre as regiões do Alto Minho e os Trás-os-Montes, e constituem uma área única classificada como Parque Nacional.
Aqui a vegetação é exuberante, distribuída em terrenos montanhosos, cortados por inúmeros cursos de água e cascatas.
Durante a minha visita não tive oportunidade de observar animais. Talvez porque o tempo estava incerto e os animais mais resguardados. Mas o local é conhecido por ser habitado por corços, lobos ibéricos e cavalos selvagens.
LOCAIS A NÃO PERDER NO GERÊS
Albufeira da Barragem da Caniçada

Vila do Gerês

Cascata do Arado


S. Bento da Porta Aberta

Cascata do Tahiti


Miradouro da Pedra Bela

Mata da Albergaria

Portela do Homem

Balneario de Lobios (Espanha)


Espigueiros de Soajo


ONDE FICAR E O QUE COMER
Existem inúmeros alojamentos na zona do Gerês. Até porque esta é muito procurada nos meses de verão. Porém, dois hotéis são clássicos na região:
Hotel Águas do Gerês
Este hotel 3 estrelas superior ocupa um edifício renascentista, completamente remodelado, que aposta no conforto e na elegância. A unidade hoteleira trabalha em conjunto com o espaço termal e de spa, tornando-se no local ideal para retemperar forças. Pode reservar AQUI.
Hotel São Bento da Porta Aberta
Este foi o hotel que escolhi durante a minha estadia de dois dias no Gerês. Localizado mesmo em frente ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, não se deixe enganar pela arquitetura antiga do exterior. Este 4 estrelas está completamente reformulado e oferece quartos modernos e confortáveis. Não é à toa que ganhou o certificado de excelência 2016 pelo TripAdvisor e está cotado com 9.1 no Booking. Pode reservar AQUI.
Se pretender reservar um destes hotéis, siga os links indicados. Estará a ajudar o blog, sem qualquer custo acrescido para si. 😉
Gastronomia local
O norte de Portugal é um dos locais onde vai comer melhor em todo o país. Se é vegetariano poderá encontrar alguma oferta, mas confesso que quem gosta de carne terá mais sorte com as ementas apresentadas.
Um dos pratos típicos são as Papas de Serrabulho, feita à base de carnes, enchidos e farinha de milho. Atenção que este prato é produzido com recurso ao sangue do porco. Nos meses mais quentes do ano é bem capaz de não o achar, uma vez que é um prato típico de inverno.
Outras delícias gastronómicas são o Cabrito Assado ou as peças de caça, como a Costeleta de Veado ou o Entrecosto de Javali.
Na nossa estadia descobrimos o restaurante Lurdes Capela. Qualidade nos pratos servidos, uma boa carta de vinhos e um serviço impecável. Super recomendado!
Viagem pelo Gerês
O que achou do Gerês? Ficou com curiosidade em conhecer? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários.

22 COMMENTS
Mirella
7 anos agoQue lugar legal, não conhecia esse parque de Portugal e adorei a descrição e fotos!
Eu vivo no Canadá e o Outono é uma de minhas estações favoritas para conhecer muitos dos parques de lá!
Adorei o blog!!! Abs
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Mirella. Descobrir o outono no Gerês foi uma grande surpresa. Acho que nunca vi umas cores tão fortes. Obrigada pelo seu comentário!
Rui Baptista
7 anos agoO Gerês é uma das mais belas regiões que conheço e tem imensas nuances naturais que podem ser exploradas. Belo post 🙂 Penso voltar em janeiro…
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi,Rui. Para dizer a verdade, fiquei fascinada com a região nesta altura do ano. Sempre pensei que na primavera e no verão devia de ser fantástico, mas esta viagem mostrou-me uma faceta completamente diferente do Gerês. E, principalmente, sem a confusão dos meses mais procurados 😉
Blog Eu Fui
7 anos agoQue lugar interesante. Portugal está na lista de próximos destinos. Mas estou vendo que terei poucos dias para tantas coisas a fazer. Vou ter que ficar 2 meses por lá.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOREheheheh É verdade, Portugal tem mesmo muitos locais especiais a descobrir 😉
Guilherme
7 anos agoTá certo que a paisagem ajuda, mas suas fotos são sensacionais! O texto tbm! Não sabia desse lugar e pelo jeito vale e muito a pena conhecer! Ótimo post!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROlá, Guilherme. Muito obrigada pelo seu comentário! Ainda bem que gostou e que consegui transmitir toda a beleza do Gerês 🙂
Luciana
7 anos agoQue delícia de passeio, paisagem linda, friozinho de outono e boa comida. O que seriam os enchidos do prato Papas de Serrabulho? 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Luciana. São maioritariamente de porco. O prato é um pouco forte, mas vale a pena experimentar 😉
Bruno Miguel
7 anos agoUal! Esses lugares precisam ser mais divulgados… Eu amo Portugal e só estive em Lisboa e Ilha da Madeira, mas estou começando a anotar lugares para visitar quando voltar ao país! 😉
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Bruno. Começou bem, por dois dos meus sítios favoritos 😉 Mas tem mesmo que voltar cá. Portugal tem sítios maravilhosos!
Flávia Donohoe
7 anos agoJá vi tantos posts lindos sobre o Geres que quero muito conhecer essa região de Portugal. E que fotos lindas Marlene, essa da ponte ficou maravilhosa!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORÉ uma região que vale a pena descobrir, Flávia. Obrigada pelo seu simpático comentário 🙂
Ana Carolina Miranda
7 anos agoMarlene, ainda não conheço o Parque Nacional Peneda-Gerês, mas deve ser lindo mesmo! Adorei as fotos.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Ana. Se um dia tiver oportunidade de conhecer, vai amar! Obrigada pelo seu comentário 🙂
Fernanda Souza
7 anos agoPuxa vida! Estive tão pertinho desse lugar e não acredito que não conheci. As fotos estão maravilhosas e esse post já me convenceu a voltar para a região, mas no outono.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Fernanda. O Gerês também foi uma total surpresa para mim no outono! Vale muito a pena conhecer se tiver oportunidade.
Contramapa
7 anos agoSempre visitei o Gerês no verão, mas parece-me também uma altura ideal ir no outono, quando os rios estão cheios e não há magotes de gente! Adorei o post e o vídeo estava muito original… Tenho de ir aos balneários de lobios, que nunca fui!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi! Também nunca pensei que o Gerês fosse tão bonito nesta altura. Mas, na verdade, acho que deve ser lindo em qualquer estação 😉 Nos Balneários de Lobios só fiquei com pena de não ter metido o fato de banho na mala.
Pedro Henriques
7 anos agoConheço todos esse locais, pois o Gerês para mim é o local mais belo de Portugal! Aconselho te a fazeres uns trilhos na parte onde pouca gente vai, no interior do Parque, aí sim verás a beleza real desta região 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROlá Pedro! Obrigada pela dica. Infelizmente estive apenas dois dias, mas estou cheia de vontade para voltar e vou seguir o conselho! 😉