Como qualquer miúda que se preze, não consigo fazer uma viagem sem trazer umas quantas lembranças dos países que visito. Quanto mais típicas, melhor! Vejam só o que trouxe para casa na minha última viagem ao Sri Lanka.
No país do Áyurveda
Estava muito curiosa para ver que produtos iria encontrar. Sempre ouvi dizer que esta era a medicina mais usada no país e, por isso, não deveriam faltar terapêuticas naturais para todos os males.
Para quem não sabe, o Áyurveda é um conhecimento médico desenvolvido na Índia há milhares de anos atrás e tem por base o tratamento do indivíduo como meio para curar ou prevenir a doença. Podem saber mais sobre o Áyurveda aqui.
Apresentações feitas, foi em Kandy que encontrámos uma das melhores lojas da especialidade. Não estivesse ela repleta de habitantes locais, para sabermos que estávamos no local certo.
Depois de uma hora no local, entre funcionários que pouco ou nada falavam de inglês, vim de lá com estes produtos: um óleo de massagem para dores musculares e articulações, um chá próprio para gripes e constipações (porque estamos a entrar na época delas), um unguento também para gripes, para desobstruir as vias respiratórias, dor de cabeça, etc. (curiosidade: aparentemente os produtos de Áyurveda funcionam sempre para inúmeras coisas) e — vá, raparigas: vocês entendem! — um chá para emagrecimento. Até no Sri Lanka os há. 😉
Lenços do Sri Lanka
Num país onde, por respeito, temos muitas vezes de usar lenços a taparem os ombros ou as pernas para entrarmos nos inúmeros templos que existem, nada mais natural que tenha sucumbido à tentação do têxtil local.
À beira da estrada, quando viajávamos de Kandy para Ella, fomos encontrar uma loja de roupa onde comprei estes dois lenços de Pashmina: lindos! Produzidos a partir de lã caxemira, considerada uma das fibras mais macias do mundo — confere!
Desta loja saíram também uma série de prendinhas para os familiares e esta pequena mala. Um cliché, eu sei, mas não resisti.
Da terra do Chá
Claro que de uma visita ao antigo Ceilão (hoje conhecido como Sri Lanka) tinham que vir na bagagem vários chás locais. Também à beira da estrada, durante a viagem até Kandy, encontrámos uma loja de chás ótima, a Tea Tang. Mais tarde vim a perceber que deve ser um franchising, uma vez que vi outras à semelhança em inúmeras cidades.
O vendedor, muito simpático, explicou-me a diferença entre os chás. Trouxe comigo o da região de Nuwara Eliya, mais suave, e o de Uva, zona onde se encontra a cidade de Ella (e a qual percorri de carro, mas essa é uma outra história 😉 ). Este último chá de intensidade média. A pequena caixa de madeira, especial para viajantes, achei perfeita para ter no trabalho.
Os trabalhos de Madeira
Por último, e como é muito comum nos países da Ásia, também aqui os trabalhos de madeira são incríveis. E os condutores de tuk-tuk estão sempre à procura de nos levar até uma oficina. Certamente para receberem alguma comissão de eventuais compras que os turistas ali façam.
Entrámos pelos menos em duas onde nos foram explicadas as várias madeiras com que trabalham (veja o video em baixo), o processo e depois encaminhados para salões de exposição com peças até perder de vista.
Numa delas, e depois de duras negociações, acabámos por sair com duas máscaras (uma do Buda e outra de um elefante) para juntarmos à coleção de casa. E já foi noutra pequena loja, em Kandy, que não conseguimos resistir a comprar uma estatueta de um pescador, símbolo da zona sul da ilha.
E vocês? Quais foram os produtos mais interessantes que trouxeram de uma viagem? Contem tudo na caixa de comentários. 🙂
20 COMMENTS
Keul
7 anos agoAdorei o post. Meus parabéns! Principalmente o vídeo, pois eu adoro qualquer tipo de trabalho em madeira. 🙂 Assim como você sempre trago chá das minhas viagens kkkkkkkkkk. Obrigada por dividir essas experiências!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORFico muito contente por ter gostado, Keul. 🙂 Foi mesmo interessante ouvir toda a explicação sobre a madeira e, sim, não há como resistir a chá! 😉
Paloma
7 anos agoEm minhas viagens adoro comprar artesanatos para meu uso e para presents, em Manaus trouxe vários itens feitos pelos índios da região, acho que foram os melhores presentes e recordações!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORTambém gosto muito de artesanato local. Esses itens feitos pelos índios devem ser muito lindos.
Francisco Agostinho
7 anos agoTambém adoramos os artigos dos mercados desses países mais exóticos, apetece trazer…tudo !!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORMuitas vezes é tão diferente do que estamos habituados que apetece trazer tudo. 😉
Maíra
7 anos agoGosto muito desses merados e sempre trago chá nas minhas viagens! Adorei saber desse, só fica dificil não querer comprar tudo né?
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORÉ mesmo, Maíra. Não conseguimos resistir a trazer um bocadinho de cada local connosco. 😉
Documentar o Mundo
7 anos agoOlá Marlene: que ótimas recordações. Acompanhei a tua viagem pelas fotos que foste colocando e agora vou lendo os artigos. Quando viajo também procuro trazer sempre algo que seja típico do lugar.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi! Muito obrigada pelo comentário e por ires acompanhando o site. 🙂 Vou ter outros posts bem giros sobre o Sri Lanka nos próximos tempos. 😉
Renata Sucena
7 anos agoOlá tudo bem! Confesso que o Sri Lanka não era um destino que me chamava atenção. Me pareceu um lugar lindo. Vou acompanhar seus posts por aqui!! Um abraço, Renata
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORRenata, foi tanto para ver que vou ter mesmo que dividir em vários posts. Obrigada por acompanhar! Abraço!
Vivian (Viva, Viaje!)
7 anos agoMuito especial! Sempre trago coisas tradicionais das cidades que visito. Adoro aproveitar a culinária local também, experimentando os pratos mais típicos. É ótimo quando podemos trazer um pouco conosco.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORConcordo 100%, Vivian! 🙂
Edson
7 anos agoQue engraçado, né? Eu não sou muito de comprar lembrancinhas de viagem. Mas adorei a bolsa com o elefante, mesmo sendo clichê (vai ver que gostei por causa disso … rs)
Filipe Morato Gomes
7 anos agoEu, por acaso, apesar de adorar artesanato, é muito raro comprar seja o que for em viagem. Às vezes arrependo-me, claro, principalmente na Ásia, mas comprar não é atividade que me dê especial prazer… 🙂
Mariana
7 anos agoQue lenços maravilhosos! E sabe que eu sou louca pela Ayurveda também? Acho que a primeira coisa que procuraria são os produtos para cabelo e pele.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Mariana. Confesso que também trouxe tinta para cabelo… 😉
Pedro Henriques
7 anos agoParabéns por mais uma viagem! O Sri Lanka deve ser um país fascinante, espero que seja este o primeiro de muitos artigos desse país, mas confesso que os souvenirs não é coisa que me atraia muito 😀
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Pedro. O país teve tanto para ver que este é apenas um dos primeiros artigos. Deixo o melhor para o fim 😉