
Se entrou neste artigo provavelmente anda à procura dos melhores restaurantes na Figueira da Foz para provar as iguarias locais. Também o fiz quando estava de regresso da minha surf trip à Galiza e qual não foi o meu espanto quando percebi que opções não faltam nesta cidade litoral portuguesa.
Aqui reuni os cinco restaurantes que visitei durante a minha estadia na Figueira da Foz e embora estejam numerados tenho alguma dificuldade em escolher o melhor.
Escolha os seus restaurantes na Figueira da Foz
1. Tasca Maria

A Tasca Maria é um restaurante de detalhes, dos quadros pendurados na parede, que dão um toque de arte ao espaço, aos livros e rádios antigos nas prateleiras, ou os bonitos pratos onde são servidas as iguarias desta casa. Tudo parece ser pensado ao pormenor na Tasca Maria.
Para esta experiência pedi as gambas fritas com gengibre – uma delícia! -, mas o que me surpreendeu pela positiva foi a canja de garoupa com amêijoas e coentros. Estava brutal!


2. Zagallo Kitchen

Com um ambiente mais intimista, perfeito para um jantar a dois, está o Zagallo Kitchen. Do papel de parede que vai buscar o exotismo da selva brasileira, aos detalhes da louça, ou a oferta vinícola que dá as boas-vindas assim que entramos, o nosso olhar perde-se desde o primeiro minuto.
Apesar de oferecer outros pratos, bons se quiser fazer um jantar de tapas com um bom vinho, como as tiras de choco crocante ou o camarão estaladiço, a verdadeira especialidade deste restaurante da Figueira da Foz está nas carnes. No meu caso, pedi um t-bone black angus maturado, trazido e fatiado à mesa.
Não é um restaurante para todas as carteiras, mas se é carnívoro, este restaurante é obrigatório.

3. Olaias

Saia do centro e vá até ao Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz para encontrar o Olaias, um restaurante dirigido pela Chef Mónica Gomes que encontrou no arroz carolino do Mondego a sua especialidade.
São várias as ofertas que utilizam este ingrediente, mas a minha escolha recaiu sobre o arroz de polvo que estava divinal!
Apesar de querer ficar com o sabor deste arroz na boca, deixe um espacinho para a sobremesa e peça o pão de ló, o qual faz concorrência direta ao de Alfeizerão.
Para tirar melhor partido do espaço, a minha sugestão é que vá ao almoço e aproveito a claridade deste espaço, iluminado pelas grandes janelas que dão para o parque.


4. Pé na Areia

Ao contrário, foi de noite que visitei o Pé na Areia, mas fiquei com uma grande vontade de voltar durante o dia. Este restaurante está plantado no areal a sul da Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, e é certamente um ótimo espaço para estar durante um almoço de verão ou ao sunset.
O marisco e os peixes da costa fazem parte da ementa, mas quando lá estive decorria o Festival do Arroz de Sardinha e como este restaurante era um dos aderentes decidi experimentar algo diferente.

5. Bijou

Dizem que a antiguidade é um posto e o Bijou é bem exemplo disso. Criado em 1912, foi passando de mão em mão, mas deixando a sua marca. Dizem que foi aqui que foram criadas o conhecido doce regional “Brisa da Figueira”.
Hoje o Bijou modernizou o interior, mas continua a relembrar o passado da Figueira da Foz nas imagens antigas que apresenta nas paredes.
Quanto à comida, é tipicamente portuguesa e inclui pratos como a açorda de marisco ou a espetada de lulas e gambas. Já eu fui no bife com molho pimenta.

Os restaurantes na Figueira da Foz que ficaram por experimentar… até agora!
Quando primeiro escrevi este artigo, como resultado da viagem que fiz à Figueira de Foz em 2023, faltou-me tempo para ir conhecer dois restaurantes que, conforme as minhas pesquisas, tinham ótimo aspeto.
Regressada à Figueira em 2025, foi altura de lhes ir bater à porta. E ainda bem que o fiz! Aqui ficam eles:
6. Volta & Meia

Muito perto do Tasca Maria está o Volta & Meia. A entrada faz-se por um pequeno pátio que chama logo a atenção e desperta a vontade de visitar durante o verão para ali beber um copo e trocar dois dedos de conversa.
No interior espera-nos um espaço cheio de detalhes. Do toalhete de mesa, aos livros da Anita e outros souvenirs do passado que animam e decora as paredes.
O atendimento foi exemplar e atencioso e os pratos que nos chegaram à mesa encantaram.
No nosso caso, pedimos um tagliatelle vegetariano que estava delicioso e, como estava de dieta, pedi os bifes de frango. Por norma, este é um prato que acaba por ser mais “seco”… mas estes estavam maravilhosos! E ainda me deram alternativas às batatas que não estavam incluídas no prato.

7. O Palheiro do Avô

Fui ao Palheiro do Avô ao almoço e posso já indicar que a esta hora pode aproveitar o formato de diária, tendo uma refeição completa por um valor super em conta.
Os pratos não são os “típicos” pratos de diária. Estes são caseiros, muito bem confecionados e em proporções bastante generosas.
Desta vez, saltei o prato do dia (rolo de carne ou ossos carregados) e pedi um bitoque e qual a minha surpresa quando me chega à mesa um enorme bife de vaca, alto e saboroso. Em qualquer outro restaurante, aquele seria um bife apresentado com pompa e circunstância e não num “simples” bitoque.
Confiante nas suas confeções, o que também me surpreendeu é que, em pleno pico de atendimento, o Chef fez questão de sair da cozinha e ir às mesas perguntar se estava tudo bem.
Com uma decoração náutica, o restaurante tem bastantes mesas, mas a fama já é grande e, por isso, tente reservar antes de ir, se não arrisca ficar à porta.

Estas são as minhas sugestões de restaurantes na Figueira da Foz e espero que sejam úteis para a sua próxima visita àquela cidade. Caso tenha outras sugestões ou experiência para partilhar, não deixe de colocar na caixa de comentários.
Os Melhores Restaurantes na Figueira da Foz, Portugal

Sobre este artigo gastronómico…
As experiências gastronómicas apresentadas neste blog podem ou não incluir convites de restaurantes, mas as minhas opiniões baseiam-se apenas em relatos genuínos, garantindo uma análise imparcial e autêntica. Embora me esforce por fornecer informações exatas, tenha em conta que as experiências individuais podem variar e que não posso ser responsabilizada se a experiência de um leitor for diferente da minha.