Este ano escolhi Roma para festejar o meu aniversário. Há muito que andava curiosa para conhecer a capital italiana e este pareceu-me o melhor pretexto para ir descobrir este destino europeu.
Bastaram três dias para testemunhar o que séculos deixaram para trás na cidade mais conhecida e antiga de Itália.
Neste post vai ficar a saber:
- Os 10 locais que tem mesmo que visitar
- Como chegar a Roma e se deslocar na cidade
- Onde ficar
- Onde comer
- Alguns outros detalhes a ter em conta
10 locais a não perder em Roma
Três dias podem parecer pouco para conhecer uma cidade como Roma, mas se estiverem alojados perto do centro, tiverem força nas pernas e uma grande dose de paciência para enfrentar algumas filas ou pequenas multidões, então, esta é a duração perfeita para uma viagem preenchida. Peguem no mapa da cidade e assinalem estes monumentos, piazzas e igrejas.
Coliseu
Monte Palatino: Fórum Romano e Circo Máximo
Altar de la Patria
Piazza Navona
Panteão
Fontana di Trevi
Piazza di Spagna
Castel Sant’Angelo
Museus do Vaticano
Como chegar a Roma e se deslocar
Fui até Roma por Ryanair, com partida de Lisboa. Não é a minha companhia aérea de eleição. Aliás, sempre que ando com a Ryanair sinto-me como se estivesse a andar de autocarro. Mas a verdade é que eles têm preços imbatíveis e como se trata de apenas poucas horas de viagem, é uma opção mais que valida. No meu caso consegui um voo por pouco mais de 100 euros, ida e volta, e porque optei por pagar o extra de reserva de lugar. Mas tudo depende de onde estão a partir.
Depois de aterrar no aeroporto de Ciampino, o pequeno terminal que acolhe as companhia low-cost, decidimos apanhar um táxi até ao centro. Em Roma os táxis no aeroporto são de tarifa fixa — 30€ — independentemente do ponto da cidade para onde queremos ir.
O nosso taxista decidiu que iríamos dividir a nossa viagem com outro cliente. É uma forma de fazer mais dinheiro, mas não somos obrigados a isso. Podemos sempre aguardar por um novo táxi. Mesmo que o taxita faça cara feia.
Quando a viagem chegou ao fim, o nosso retorno ao aeroporto foi por shuttle. Muito mais barato — pagámos cerca de 5€ —, pode apanhar-se em Termini, a estação de onde partem todos os autocarros. É uma viagem de cerca de 30 minutos e aconselho que vá antes da hora marcada, uma vez que se não conseguir entrar no shuttle que tem em mente, poderá ter que esperar pelo próximo.
Já durante os três dias de viagem não precisei de usar mais nenhum meio de transporte. Há autocarros a andar por todo o lado e o metro também poderá ser uma opção, caso fique alojado longe do centro. Mas para apenas três dias, o ideal é que escolha um lugar para ficar próximo das atrações turísticas, assim faz tudo a pé, como eu.
Se ficar pelo centro não aconselho o aluguer de carro, já que o trânsito pode ser um pouco caótico.
Onde ficar em Roma
Roma atrai milhares de turistas durante todo o ano, por isso o que não faltam são opções de alojamento. Para todos os gostos e carteiras.
Nesta viagem optei pelo aluguer de uma casa através do Airbnb. Tenho uma amiga italiana, natural de Roma, e ela aconselhou-nos a ficar em Trastevere, um bairro cheio de pinta, com ótimos restaurantes e bares e a uma razoável distância a pé dos pontos a visitar na cidade.
Podem descobrir mais sobre onde fiquei em Roma neste post:
Onde comer
Uma das componente mais fantásticas desta viagem é, sem dúvida, a comida. As pizzas, as massas, os gelados, o vinho… quem não gosta?!
Como disse anteriormente, Trastevere é cheio de bons restaurantes e foi por aqui que comi os três dias.
Um dos restaurante que visitei foi o Arco di S. Calisto, perto da Piazza di Santa Maria. Aqui qualquer prato com cogumelos é ótimo, já que os mesmos são apanhados pelo próprio dono e são muito frescos.
Mais alguns detalhes para a viagem
– Pode comprar os bilhetes para os Museus do Vaticano pela internet e, assim, prevenir que esteja nas grandes filas para entrar só para a zona da bilheteira. Para adquirir os seus aceda ao site do Vaticano criado para o efeito.
Não vá muito em cima da hora que agendou a sua visita porque pode ser que ainda tenha que caminhar um pouco até lá chegar. É que a entrada para os museus não fica do lado da Basílica de São Pedro, mas a uns bons quarteirões de distância. Aprendi isto da maneira mais difícil.
– Falando em comprar bilhetes, se quer visitar o Coliseu não adquira as entradas no próprio monumento, onde estará certamente uma confusão gigante. Chegue cedo à zona do Fórum Romano e compre os bilhetes num dos quiosques que encontra por lá. No meu caso, escolhi o bilhete que inclui a visita guiada ao Coliseu e acesso a todo o Monte Palatino.
– Se quiser evitar filas e ter acesso directo a alguns monumentos da cidade, bem como descontos em várias atrações turísticas, opte pelo Rome City Pass.
– Última dica, leve calçado bastante confortável. 😉
VAI VIAJAR?
Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!
- 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita aos melhores preços.
- 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
- ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
- 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
- 🛟 Faça o seguro de viagem IATI e tenha 5% de desconto.
- 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
- 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.
Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!
27 COMMENTS
Carla Mota
6 anos agoBoas sugestões. Roma é uma cidade intemporal e que quero voltar sempre. Já lá estive três vezes e ainda não consegui conhecer tudo o que queria.
Lid Costa
6 anos agoAdorei as dicas. Já fui a Roma 3 vezes e não me canso da capital italiana, nem dos italianos rs Meu monumento favorito é a Fontana di Trevi.
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORTambém adorei a Fontana di Trevi. É bem maior do que esperava. Adorei a cidade e tenho a certeza que vou lá voltar também 😉
RAFAEL DE SOUZA TORRES
6 anos agoRoma é sempre bom! Vale muito a pena em qualquer época!
Seus monumentos e sua cultura sempre me encantaram! Na minha lista de destinos a conhecer! ótimas dicas!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Rafael! E tem toda a razão: Roma vale muito a pena!
VICTORIA M FARINA
6 anos agoVisitei Roma diversas vezes e adorei as dicas, bastante resumidas e úteis! Parabéns pelo post e pelas fotos!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Victoria! De todas essas visitas, qual foi a coisa que você gostou mais?
Fabia Fuzeti
6 anos agoRoma é mesmo uma cidade linda e com muita história para conhecer. Fui há muitos anos e preciso urgentemente voltar. Sério que os taxistas tentam levar mais passageiros no mesmo carro? Sem oferecer desconto?
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORSem oferecer desconto, Fabia. Mas vocês pode insistir que quer fazer a viagem sozinha. Ou isso, ou então que ganhe um desconto 😉
Dayana
6 anos agoSugestões perfeitas para o roteiro em Roma! Tem tanto que conhecer,né? Ótimas dicas para a aquisição dos bilhetes no Coliseu. É realmente muito confuso!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Dayana! 🙂
Francisco Piazenski
6 anos agoTambém amo Roma, essa sua lista engloba o que há de melhor na cidade eterna. O ponto que mais me senti impactado foi sem dúvida o Altar de la Pátria, aquele monumento imenso branco, aquela escadaria, as esculturas, simplesmente sensacional!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Francisco. O Altar de la Patria foi também um monumento que me surpreendeu. Não conhecia e fiquei admirada com a sua imponência. 🙂
angela sant anna
6 anos agoacredita q ainda n fui para roma: estava quaaaase mas ai n teve condicoes, o verao na italia eh muito absurdo de quente! ai vou deixar para temperaturas mais amenas, vou em março!
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Angela. Você vai amar! Eu fui no final de Setembro, princípio de outubro e apanhei um tempo ótimo. Nem muito quente, nem muito frio. 🙂
Renata Rocha Inforzato
6 anos agoTambém tenho que colocar Roma em meu roteiro, mas como sou fanática por história e arte, sei que terei que ficar ao menos uma semana. E com certeza na primavera…
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOROi, Renata. Sem dúvida! Se é apaixonada por história e arte tem mesmo que ficar mais tempo. A cidade é tão rica e há tanto para aprender que não bastam três dias. 🙂 Obrigada pelo seu comentário e boa viagem! 🙂
Viviane Carneiro
6 anos agoAh… Roma! Sinto muita saudade desse lugar incrível. Pretendo voltar. São tantas coisas para ver. Adorei o post e as dicas! Bjs
Marlene Marques
6 anos ago AUTHORObrigada, Viviane! 🙂
Miguel Gonçalves
6 anos agoTop top! Ainda não descobri uma cidade de que goste tanto como Roma! Ver fotografias é uma tortura que me faz querer voltar já agora 😉
Marlene Marques
6 anos ago AUTHOReheheh Roma também ficou no meu top de cidades! É mesmo um local incrível! 🙂
Sars
5 anos agoOlá gostei mas acho que poderia ter falado dos preços dos locais que visitou
Marlene Marques
5 anos ago AUTHOROlá, Sara. Obrigada pelo comentário. Se calhar por defeito, mas evito colocar valores nos textos porque com o tempo os preços alteram e não quero levar ninguém ao engano. Em alternativa, indico os locais onde se podem adquirir os bilhetes e outras dicas que ajudem o leitor na viagem. Espero que compreenda esta opção. 🙂
Jú
5 anos agoGostei dos comentários “postados”. Diretos e sugestivos. Aguardo por mais.
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORMuito obrigada, Jú! Ainda bem que gostou. Boas viagens!
JOSE SEIXAS
4 anos agosou portugues de Lisboa (Cidade que amo) e mroro no Brasil. Vou a Londres, Roma e Veneza em Setembro. Por favor me ajude e de dicas do que visitar nessas cidades. Obrigado
Marlene Marques
4 anos ago AUTHOROlá José. Somos então dois alfacinhas! 🙂 Neste momento estou na Indonésia, mas quando voltar terei todo o gosto em ajudar!