
Sintra é um dos destinos mais icónicos de Portugal. A zona é conhecida pelo seu misticismo, as suas histórias de bruxas, fantasmas e rituais maçónicos. Mas também pelos exuberantes jardins e pelos monumentos históricos.
No entanto, tal fama traz milhares de visitantes diariamente a este local e com tantas multidões pode tornar-se difícil ter uma experiência mais tranquila.
Se está à procura de sítios diferentes para visitar em Sintra longe da confusão, então, continue a ler porque vou mostrar-lhe pelo menos dois (e mais um extra se gostar de gulodices).
Onde ir em Sintra para fugir à confusão
1. Quinta da Ribafria

A Quinta da Ribafria foi um lugar que descobri recentemente e que, por estar mais afastada da vila de Sintra e não vir mencionada em muitos guias de viagem sobre Portugal, não é um chamariz para turistas. Por isso, quando lá estive, estava relativamente vazia.
A Quinta da Ribafria foi construída em 1541 e é um fantástico exemplo da arquitetura civil manuelina da época. Já para não falar dos detalhes góticos e renascentistas que podemos ver na propriedade e que dão a este espaço uma atmosfera única.
Durante anos, esta quinta esteve abandonada, mas desde 2015 a autarquia fez remodelações e abriu-a ao público, permitindo que os visitantes se percam nos seus belos jardins, onde é possível encontrar fontes, esculturas e percursos muito bonitos para fazer a pé.
Um dos elementos mais notáveis é a torre seiscentista, construída pelo proprietário para observar as suas outras propriedades na região. Mas as histórias desta propriedade não ficam por aqui e há ainda quem lhe associe histórias… assombradas.
A Ribafria também acolhe eventos culturais ao longo do ano, que vão desde exposições a espetáculos ao ar livre, tornando-se um local de cultura e lazer para muitos sintrenses, fora da confusão turística.
2. Casa do Preto

Situada na estrada que liga Sintra a Lisboa, a Casa do Preto é um lugar muito conhecido pelas suas queijadas tradicionais, feitas com queijo fresco, açúcar, ovos e canela. É também aqui que pode provar os famosos Travesseiros de Sintra, feitos de massa folhada e recheados com doce de ovos, amêndoa e açúcar.
Apesar de não ser completamente desconhecida, o sabor autêntico das queijadas e dos travesseiros faz deste lugar uma paragem obrigatória para quem procura provar os sabores locais sem ter que levar com o rebuliço da vila de Sintra.
A Casa do Preto existe há várias gerações e mantém o sabor original da sua doçaria, o que tem levado a manter uma clientela fiel. A simplicidade do local, combinada com as queijadas acabadas de fazer, cria uma fantástica experiência se for dos que não resiste a um bom doce local.
3. Lagoa Azul

Se o que procura é um canto natural para ir passear e absorver toda a beleza do Parque Natural de Sintra, a Lagoa Azul pode ser a solução. Este é um oásis natural escondido nas florestas sintrenses, longe do ruído urbano.
Localizada perto da Peninha, a Lagoa Azul oferece uma lagoa calma rodeada de paisagem verde, onde as famílias locais fazem piqueniques e passeios de fim de semana.
Com uma variedade de trilhos para caminhadas que atravessam a floresta, este é um destino popular para quem quer explorar a natureza.
Os pinheiros e outras árvores que rodeiam a lagoa criam um microclima agradável e uma sombra refrescante se estiver a pensar visitar durante o verão.
Quer espreitar estes locais? Veja o vídeo!
Outros lugares para visitar fora da confusão

CONVENTO DOS CAPUCHOS: este antigo convento franciscano, com celas minúsculas e ambiente austero, proporciona uma experiência única e tranquila. Escondido no meio da floresta, o convento é um exemplo do estilo de vida humilde dos monges, que viviam em pleno contacto com a natureza.

SANTUÁRIO DA PENINHA: Situado no ponto mais alto da serra de Sintra, este pequeno santuário tem uma das melhores vistas sobre a costa de Lisboa e Cascais. O lugar está envolto em lendas e mistérios e, apesar de vir mencionado em muitos dos guias turísticos, é menos frequentado do que outros pontos, como o Palácio da Pena ou o Castelo de Sintra.

PRAIA DA ADRAGA: Se prefere um retiro à beira-mar, a Praia da Adraga é uma excelente opção. Envolta por falésias e cavernas, é uma das praias mais selvagens e tranquilas de Sintra, ideal para passeios relaxantes e momentos de descontração em contacto com o Atlântico.
Dicas para visitar Sintra sem multidões
- Planeie as suas visitas ao início da manhã ou ao final da tarde: evitar as horas centrais do dia pode fazer uma enorme diferença, especialmente em locais-chave.
- Evite julho e agosto: estes meses são os mais movimentados, mas o que vale é que Sintra é igualmente encantadora no outono e na primavera. Procure visitar nessa altura, com menos turistas e clima mais ameno.
- Explore a pé ou de bicicleta: há trilhos pedestres e percursos de bicicleta que ligam vários pontos de interesse fora do centro de Sintra, proporcionando uma experiência diferente. Afinal, também tem que queimar todas as calorias dos famosos Travesseiros.
- Leve comida e água: muitos locais fora do centro não têm fácil acesso a restaurantes ou cafés, assim levar um piquenique pode ser uma boa ideia.
- Considere fazer uma visita guiada privada: guias locais especializados em Sintra podem criar roteiros personalizados para locais menos frequentados, permitindo explorar Sintra de forma exclusiva.

Onde ficar em Sintra longe da confusão?
Ficar em Lisboa e ir até Sintra de comboio a partir do Rossio é uma ótima opção, mas se quer viver toda a experiência de Sintra, pondere ficar em alojamentos fora da capital e mais perto da serra.
Quinta Verde Sintra: Situada nos arredores, esta quinta é um refúgio de paz, rodeada pela natureza, com quartos confortáveis e acesso fácil às atrações.
Vila Bicuda Resort: Um pouco mais afastado, em Cascais, este resort é uma ótima opção para quem quer relaxar longe do centro de Sintra, com comodidades de luxo e fácil acesso à serra.
Sintra Small Hostel: Ideal para viajantes a solo ou casais que buscam um espaço intimista, este alojamento é acessível e fica num local menos turístico, com vistas bonitas sobre a serra.
Sintra tem muito mais para oferecer além dos lugares mais turísticos. A Quinta da Ribafria, a Casa do Preto, a Lagoa Azul, entre outros, são apenas um exemplo que revelam um lado mais calmo e autêntico deste destino mágico.
Para além dos monumentos, quintas ancestrais e trilhos pela natureza, se é surfista pode também encontrar na costa de Sintra uma experiência extra, permitindo juntar o melhor dos dois mundos: cultura e aventura.
Ao seguir estas dicas e explorar opções de alojamento longe da confusão, poderá viver Sintra de uma forma inesquecível.
