Bem no centro do Porto, mesmo ao lado da Torre dos Clérigos, o bonito edifício da antiga Cadeia da Relação alberga hoje o Centro Português de Fotografia.
Esta instituição procura recolher, tratar e salvaguardar o património arquivístico e fotográfico nacional.
Numa das minhas últimas visitas à Invicta fui conhecê-lo e encontrei um local cheio de memórias. Do Porto e de Portugal.
Neste artigo vai conhecer a história do edifício, as exposições e todas as informações úteis que tem que saber para uma visita na sua próxima ida ao Porto. E, porque afinal de contas estamos a falar de fotografia, algumas galerias com as imagens que recolhi.
O EDIFÍCIO DA CADEIA DA RELAÇÃO
Exterior do Centro Português de Fotografia
Quando entrar no Centro Português de Fotografia está entrar numa antiga cadeia e tribunal, mandada erguer em 1767.
O edifício, da autoria do arquiteto Eugénio dos Santos e Carvalho, que demorou quase 30 anos a ser construído, veio alojar a Cadeia e Tribunal da Relação, cujas caraterísticas da construção e acabamentos podem ainda hoje ser vistos.
Os presos eram distribuídos por três pisos, de acordo com o crime que haviam cometido, o estatuto social e o poder económico que possuíam. Do piso térreo, o pior local, húmido, com pouca luz, ao último piso, destinado a pessoas de “condição superior”.
Para além das grossas paredes em granito, das grades duplas ou das portas em ferro, o sentimento de cadeia vem ao de cima quando nos encontramos no Pátio dos Presos, o saguão principal, rodeados de celas.
As câmaras permanecem austeras, cortadas hoje pela vida trazida pelas fotografias expostas nas paredes.
A velha cadeia foi desativada depois da Revolução de Abril, em 1974, tendo sido até essa data um exemplar único da arquitetura judicial/prisional do Estado Novo.
Saiba ainda que pela antiga Cadeia da Relação passaram alguns nomes portugueses conhecidos, como Camilo Castelo Branco e Aurélio Paz dos Reis.
- Fonte da Porta do Olival
- Escadaria Principal
- Escadaria Principal
- Porta de acesso interior
- Pátio dos Presos
- Pátio dos Presos
- Pátio dos Presos
- Visão do piso superior
O ESPÓLIO FOTOGRÁFICO
Para lá das exibições temporárias e workshops que recebe anualmente, o Centro Português de Fotografia tem exposições permanentes.
No Núcleo Museológico António Pedro Vicente vai encontrar um repositório de máquinas fotográficas, desde o séc. XIX aos dias de hoje.
Das câmaras daguerreotípicas (antigo processo fotográfico para fixar numa chapa sensibilizada as imagens obtidas na câmara escura) às descartáveis atuais, passando pelas câmaras de foles, revisitando os “impérios” da Kodak, Leica e Polaroid, neste local vai fazer uma viagem pelo mundo dos equipamentos de fotografia.
Tenha em consideração que, durante este ano, o Centro encontra-se em trabalhos de manutenção e o acesso a alguns espaço pode estar condicionado. Consulte o site para mais informação.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Vista para o exterior
Como disse no início, o Centro Português de Fotografia fica no edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, mesmo perto da Torre dos Clérigos, no Largo Amor de Perdição (nome de um dos livros mais conhecidos de Camilo Castelo Branco — irónico, não?!).
Para entrar em contacto com o Centro poderá fazê-lo através do +351 220 046 300 ou pelo email mail@cpf.dglab.gov.pt.
E agora a melhor parte: a entrada é gratuita!
📷
23 COMMENTS
Catarina
7 anos agoQuando voltar ao Porto tenho de ir aí. Parece um local bem interessante!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORVale a pena a visita, Catarina. Obrigada pelo comentário. 🙂
Carla Mota
7 anos agoJá vi aqui exposições maravilhosas. Os portugueses têm pouco hábito de visitar este local, mas deviam. É verdadeiramente fantástico. Obrigada por o recordares.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORTens razão, Carla. Muitas vezes temos por cá locais fantásticos que nem imaginamos. Este para mim foi uma surpresa.
Renata Sucena
7 anos agoOi Marlene, cada vez que leio o blog, percebo que preciso ir a Portugal urgente!! Muitas coisas interessantes já na lista. Já to calculando que meus 12 dias serão pouco. Eu ia amar esse centro, sou apaixonada por fotografia e adoro câmeras antigas e história da fotografia. Abraços do Brasil!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi Renata! Obrigada pelo comentário. Realmente se formos fazer uma lista de locais para você visitar terá que ficar 1 mês! 🙂 Mas assim tem sempre desculpa para voltar uma segunda vez. Se precisar de alguma outra dica, é só dizer. 🙂
Luís Seco
7 anos agoAdoro Fotografia… e edifícios antigos. Não fazia ideia que havia um Centro Português de Fotografia no Porto. Mas para a próxima não me escapa!!!! Boas viagens.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROlá Luís, este local também foi uma surpresa para mim e foi uma boa forma de dinamizarem a antiga Cadeia da Relação. Vale a visita.
Itamar Japa
7 anos agoAté hoje só visitei um museu de fotografia no mundo, foi no México… Fiquei tão entusiasmado com a exposição que fiquei quase meio dia dentro do lugar. Se um dia estiver em Porto, com certeza farei questão de visitar este lugar, parece bem interessante. Obrigado pelo post.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORAqui você tem um misto de moderno com o antigo. É mesmo muito interessante, Itamar.
Paulo Azevedo
7 anos agoAdoro este museu, não fosse eu apaixonado por fotografia. Além do edifício ser interessante, a exposição de câmaras antigas é imperdivel.
Martinha Andersen
7 anos agoOi Marlene.. Eu amo fotografia e tenho certeza que ia amar conhecer este museu. Ainda não conheço nada em Portugal, além do aeroporto de Lisboa. Mas em breve estou indo visitar este lindo país. =)
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORO que não vão faltar são locais para visitar, Martinha. 🙂 Tenho a certeza que vai passar bons momentos por cá.
Filipe Morato Gomes
7 anos agoÉ Marlene, o CPF é um lugar fantástico, onde faço sempre questão de levar o pessoal nos meus workshops de escrita de viagens no Porto. Adoro! É claro que nem sempre as exposições são maravilhosas, mas nem que as paredes estivessem vazias valia a pena só pelo edifício. Beijinhos e parabéns pelo post.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORSim, como todos os centros de exposições, umas valem mais que outras, mas o edifício é realmente fantástico. Beijinhos e boa sorte com os workshops que de certeza são super interessantes!
Margarida Nobre
7 anos agoVou tantas vezes ao Porto e desconheciaa existência do Centro Português de Fotografia… obrigada pela informação… numa próxima vez não vou perder! 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORAinda bem que gostaste da dica, Margarida. 🙂
Simone Hara
7 anos agoEsse com certeza é um lugar me eu gostaria muito de visitar já que amo fotografia.
Achei ainda mais interessante ao saber a história do prédio que abriga o centro de fotografia, que por si só já é bastante rica. E quem nomeou a praça em frente a antiga cadeia é sem sombra de dúvidas um fanfarrão!
Gostei muito do post e do blog! Foi um prazer descobri-lo!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi Simone, obrigada eu pela visita e comentário. 🙂
Douglas Agostineli
7 anos agoÓtimo artigo! Já visitei o Porto (muito legal!) mas não sabia do Centro Português de Fotografia, parece bem interessante, vou programar para uma próxima visita! Obrigado pela dica!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Douglas! Um dia que volte ao Porto, é um local que vai gostar de conhecer.
nsa
7 anos agoParabens !! sempre interessante
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada!! 🙂