Na lista de museus a visitar em Lisboa, o Museu da Eletricidade nunca entrou para o top 5. Talvez nem para o top 10. Mas a verdade é que este é um espaço incontornável para quem quer conhecer uma parte diferente da história da cidade.
Na última exposição do World Press Photo, que nos últimos anos tem acontecido na Central Tejo, em Belém, decidi entrar na porta ao lado e ir visitar o museu.
Durante décadas, foi aquela central termoelétrica que iluminou a capital e arredores, empregando centenas de trabalhadores.
Quando entramos somos surpreendidos pela imensidão da sala e de toda a maquinaria. Percorremos a zona das caldeiras, com destaque para a nº15, onde nos é permitido descobrir o seu interior.
- Exterior da Central Tejo
- À entrada da caldeira nº15
- O interior da caldeira nº 15
- Representações dos trabalhadores da altura
Descendo ao piso de baixo, espera-nos a sala dos cinzeiros (onde eram recolhidas as cinzas do carvão queimado), bem como as áreas dos condensadores e dos geradores.
Claro que, ou somos aficionados na matéria, ou tudo torna-se demasiado… técnico e industrial.
Mas alguns espaços ganham a nossa curiosidade (ou pelo menos a de uma leiga na matéria como eu): a história associada à descoberta da eletricidade e um espaço cheio de módulos pedagógicos e de jogos. É destinado aos mais novos, mas nem os adultos resistem em experimentar.
Não saia do museu sem passar os olhos pelos “Rostos da Central Tejo”, uma exposição permanente que presta homenagem aos trabalhadores que por ali passaram.
- Sala dos cinzeiros
- Edison?
- Os Rostos da Central
- Os Rostos da Central
Esta visita decorreu antes das obras que deram origem ao novo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, que vai unir a Central Tejo a um novo edifício que está a nascer mesmo ao lado.
A ideia é apresentar exposições nacionais e internacionais com o contributo de vários artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos, aliando aquele espaço que é um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX.
A programação deste novo museu já arrancou a 30 de junho em algumas salas renovadas da Central Tejo, mas a inauguração do novo edifício apenas acontecerá no dia 5 de outubro.
Quis deixar aqui o “antes” do Museu da Eletricidade, ficando a promessa de fazer uma visita (e contar tudo aqui, claro) ao “depois”: o novo MAAT.
🔋
15 COMMENTS
Catarina Leonardo
7 anos agoEstive há pouco tempo no museu e também achei bastante interessante 🙂 Vale pena ver como as coisas funcionavam antigamente!
Luciana Rodrigues
7 anos agoPor aqui temos uma antiga central termoelétrica também transformada em museu. Mesmo com as “tecnididades”, há um lado muito interessante para descobrir as tecnologias de outros tempos.
Giulia
7 anos agoSuper interessante! Todas as cidades têm aquele museu que ninguém dá nada por ele, mas que na verdade é super legal. Parece bem curioso. Ótimo artigo.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada pelo comentário, Giulia! 🙂
Douglas Agostineli
7 anos agoÓtimo artigo e fotos! Museu interessante e bem diferente! É importante preservar a evolução e a história da eletricidade.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Douglas! Não podia estar mais de acordo.
Ana Christ
7 anos agoOlá, Marlene! Nunca soube da existência desse museu em Lisboa! Muito curioso e interessante e não deixe de nos contar depois como foi a visita ao novo MAAT. Abraços!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORAssim farei, Ana! Também estou muito curiosa para ver o que fizeram com o local. 🙂
Martinha Andersen
7 anos agoAdorei o post Marlene.. adoro museus que contam a história de algo tão óbvio. Descobrimos coisas que nem imaginávamos. Beijos =)
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORConcordo, Martinha. É como tu dizes: às vezes o óbvio surpreende-nos! 😉
Pedro Henriques
7 anos agoAcho importante os bloggers de viagem publicarem também este tipo de artigos, relacionados com a história de edifícios ou monumentos que assumiram papel fundamental no contexto sócio económico de uma região. Parabéns.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Pedro. Como disse no artigo, esta visita foi feita antes de transformarem o local no novo MAAT. Vamos ver como vão aproveitar agora o espaço. 🙂
angie
7 anos agoO fantástico de visitar museus é descobrir como as coisas eram complicadas antigamente e mesmo assim funcionavam super bem!!!!! Nunca imaginei que teria um museu sobre eletricidade! \o/
Sónia Justo
7 anos agoÉ um museu que quero muito conhecer, mas que vai sempre ficando para depois, agora com o novo a ver se me decido mesmo a ir. 🙂
Itamar Japa
7 anos agoQue interessante! Adoro museus, em especial estes que acrescentam muita informação! É sempre bom entender melhor como funcionam coisas tão essenciais! Abraço!