O surf em Portugal é já um desporto instituído. Mas o que talvez não saiba é que este chegou ao país nos anos 1960, quando os estrangeiros passavam pelo território nas suas carrinhas a caminho de Marrocos.
Vinham de países como a Alemanha, onde adquiriam as conhecidas “pão-de-forma”, e rumavam pela costa francesa, norte de Espanha, entrando por Portugal e seguindo pelo litoral a caminho do sul e de passarem para terras marroquinas para invernos mais quentes.
Com 850 quilómetros de costa, desde esses tempos, que os surfistas vagueiam pelas praias portuguesas à procura das melhores ondas.
Irresistível “van life”
Se esta foi a origem do surf, talvez possa dizer que também foi a origem da hoje chamada van life, um estilo de viagem (e até de vida) que leva as pessoas a trocarem uma residência física por uma casa sobre rodas.
O conceito em tudo pode parecer apelativo, principalmente para nós, viajantes e surfistas, mas a verdade é que este formato é cada vez menos bem visto pelas comunidades locais ou pelos utilizadores das praias mais procuradas.
“Mas porquê?”, poderá estar a perguntar.
Pelo proliferar descontrolado deste tipo de turismo e as consequências que está a ter.
O facto é que desde que começou a pandemia provocada pelo COVID19 e com as viagens para o estrangeiro condicionadas, as campervans tornaram-se num meio de transporte preferencial, já que é carro e estadia num só e proporciona o tão falado distanciamento social.
As associações representativas do setor [das carrinhas de aluguer] falam de um crescimento numa ordem entre os 400% e os 500% no número de clientes portugueses.
Diário de Notícias
O grande problema que agora enfrentamos, principalmente nas praias, não tem outro motivo senão a atuação de alguns (muitos) destes viajantes. Do estacionamento incontrolável, à montagem de estruturas físicas, ao lixo deixado nos locais. Infelizmente, os justos pagam pelos pecadores e agora, em muitas localidades portuguesas, os caravanistas, sejam eles surfistas ou não, são olhados de lado.
Não é tarde para mudar
Mas, como tudo na vida, podemos aprender com os erros dos outros e ter uma melhor abordagem à van life. Basta seguir alguns bons exemplos de convivência, não só com as comunidades locais como com o ambiente onde nos encontramos.
Se este é um meio de viagem que utiliza ou pondera utilizar no futuro, aqui ficam pelo menos quatro dicas essenciais:
- Use os locais apropriados para estacionar a autocaravana
- Respeite as arribas protegidas e parques naturais
- Não faça da praia ou das arribas a sua casa de banho ou depósito de lixo
- Não ocupe o espaço exterior à carrinha com elementos de campismo, como toldos ou fogareiros (excepto se estiver numa zona indicada para isso)
Lembre-se acima de tudo de respeitar as pessoas que vivem e utilizam os espaços, parques ou as praias que está agora a visitar.
Costuma viajar de carrinha? É um tipo de viagem que gostava de fazer? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
2 COMMENTS
Ruthia Portelinha
3 anos agoEstá um pouco descontrolado, de facto. Barulho e lixo, muitas vezes em zonas protegidas, é tudo o que não queremos.
Marlene Marques
3 anos ago AUTHORExacto, Ruthia. Por vezes basta ter um pouco de bom senso e respeito por algumas regras, que todos podemos usufruir do melhor que este tipo de viagens oferece. 🙂 Beijinhos!