3 Coisas Que Aprendi Em 3 Anos de Blog de Viagens

blog de viagens surfer girl on the move travel blog

2 de janeiro de 2016. Ainda em rescaldo de passagem de ano e eu numa tarde decidi criar um dos maiores desafios da minha vida: o Surfer Girl On The Move.

Decidi começar este blog de viagens porque queria partilhar as minhas três grandes paixões: a escrita, as viagens e o surf. E o que começou como um mero hobby, um produto da internet que me permitia partilhar este mundo onde vivo, resultou num projeto que tenho vindo a desenvolver com muito carinho e orgulho, muita persistência e (como gosto de pensar) com algum sucesso.

Foram três anos de árduo trabalho, até porque nunca deixei a minha profissão para me dedicar a 100% ao blog. Infelizmente, há contas para pagar e viagens para fazer e o blog de longe me permite (pelo menos até agora) ter sustentabilidade financeira para viver da sua escrita. Quem sabe um dia…

Mas sabemos que gostamos do que fazemos quando temos trabalho até mais não e dias que nunca mais acabam e, mesmo assim, estamos cheios de vontade, sorriso no rosto e muitas ideias para preencher ainda mais o tempo.

3 coisas que aprendi com este blog de viagens

Foram tantas, mas tantas as lições que já tirei desta vida de blogger de viagem, mas três delas têm-me acompanhado e acredito que têm-me ajudado a ir cada vez mais longe.

aniversário blog de viagens travel blog

1. Nunca é tarde demais para aprender

Desde que comecei o blog há três anos que não paro de aprender coisas novas.

Adoro escrever e penso que o faço bem, mas quando olho hoje para um blog tenho plena consciência do árduo trabalho que está por detrás dele.

Para fazer o Surfer Girl On The Move tive que aprender a trabalhar no backoffice do WordPress, com servidores de alojamento, aprender a mexer no Photoshop, no Lightroom, no Premiere e até no After Effects, vi dezenas e dezenas de tutoriais de fotografia, li artigos sem fim sobre SEO e redes sociais… enfim, um longo percurso de aprendizagem que está longe de ter chegado ao fim.

Mas cada vez que consigo alcançar um dos objetivos que traço, penso que todas essas horas valeram a pena e hoje quero sempre aprender a fazer mais para vos apresentar um dos melhores blogs que vão ver.

2. Tem orgulho naquilo que fazes

O que me leva a este próximo ponto: ter orgulho no que faço!

Claro que existem milhares de blogs de viagens por este mundo fora e muitos com qualidade superior ao meu. Sei disso, mas gosto de pensar que tal leva-me a querer fazer ainda mais.

Tenho orgulho neste blog porque, não tendo todo o tempo do mundo ou uma equipa a apoiar-me, sei que estou a apresentar um site com qualidade, agradável à leitura, com informação interessante e bonitas imagens.

Bem, parêntesis para dizer que não tenho uma equipa a trabalhar comigo, mas tenho um companheiro de viagem e de vida que me ajuda incondicionalmente e tem sido o meu maior apoio para levar para a frente este sonho — obrigada, Nuno! ❤️

3. Sê persistente, nunca desistas

Talvez uma das maiores dificuldades que tenho enfrentado nestes três anos é o reconhecimento do blog. Não que esse reconhecimento não exista entre quem me segue, entre os amigos ou até pelos meus pares, cujos blogs são muitas vezes uma inspiração que me leva a querer sempre continuar.

Mas quando temos tanto trabalho, tanto tempo despendido, tanto conteúdo construído e tal não se transforma em muitas visitas ao blog, visualizações ou partilhas, é difícil.

Não se engane quem pensa que o mundo dos bloggers de viagem é fácil. Pelo contrário, é duro porque existe muita oferta e que temos de estar sempre a evoluir e a inovar. Temos que lutar contra algoritmos, truques de publicidade ou compras de notoriedade.

Mas há que ser persistente, há que nunca desistir e, como disse nos pontos anteriores, construir o melhor conteúdo do mundo e ter orgulho no que estamos a apresentar. Afinal, estamos a fazer a diferença para alguém.

O que se segue?

Se tudo correr bem, muitos e muitos mais anos de blog! Esse é sempre o desejo de qualquer aniversariante.

Espero que se sigam muitas mais viagens para vos poder trazer mais destinos e mais aventuras; vou fazer os possíveis para melhorar o ritmo de publicações; e existem mais umas novidades dentro da cartola que não quero revelar para já… vão ter que ficar atentos para o que aí vem 😉

Espero também que continuem desse lado, que façam comentários, deem sugestões e chamem os vossos amigos e amigas para conhecerem e acompanharem o Surfer Girl On The Move.

Comments