Top
A little baby sea turtles born

A Ilha do Sal, em Cabo Verde, é conhecida pelas suas praias de areia branca e água quente, mas há algo ainda mais especial que acontece por aquelas terras. Durante uma parte do ano, as praias transformam-se num refúgio para as tartarugas marinhas que escolhem esta ilha para desovar, dando continuidade a um ciclo de vida que tem tanto de frágil como de fascinante.

Já conhecia a beleza natural da Ilha do Sal e o calor das suas gentes, mas desta vez, voltei lá com outro propósito: testemunhar o nascimento das tartarugas marinhas.

Esta foi uma experiência única que se revelou ainda mais especial graças ao trabalho do Projeto Biodiversidade, uma organização dedicada à preservação da fauna local e à educação ambiental.

Ilha do Sal: O Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas

As tartarugas marinhas são verdadeiras viajantes do oceano, mas é nas praias que a sua história começa e se renova. Entre junho e outubro, as fêmeas regressam às praias onde nasceram para desovar, um processo que desafia a sua força e instinto. Já entre setembro e dezembro, a natureza retribui esse esforço com o nascimento das crias, que, ao emergirem dos ninhos, enfrentam um caminho árduo até ao mar.

Ciclo de vida das tartarugas marinhas
A tartaruga cabeçuda é uma das mais comuns na Ilha do Sal

Como cheguei ao Sal fora da época de desova, tive o privilégio de assistir à fase seguinte: o nascimento.

Com a orientação do Projeto Biodiversidade, fui até ao berçário que têm junto ao Hotel RIU, em Santa Maria. Ali, as crias são protegidas até estarem prontas para serem libertas no oceano.

O Trabalho do Projeto Biodiversidade

A visita ao berçário foi uma lição de humildade. É impressionante o cuidado e dedicação da equipa, composta por biólogos, voluntários e membros da comunidade local. Para além de monitorizarem os ninhos, garantem que as crias têm a maior probabilidade de sobrevivência, num ambiente controlado e seguro, longe dos predadores.

Os ninhos de tartarugas marinhas num viveiro do Projeto Biodiversidade na Ilha do Sal
A equipa do Projeto Biodiversidade a trabalhar na Ilha do Sal, Cabo Verde
Escavar o ninho para as tartarugas marinhas bebés saírem

Durante este período de nascimento, os membros do projeto realizam aos finais de tarde apresentações abertas ao público, onde explicam o seu trabalho e a importância da preservação das tartarugas marinhas. Durante estas sessões, é possível observar a abertura de ninhos e até mesmo o esforço dedicado a salvar as crias que estão a enfrentar maiores dificuldades no nascimento. Estes momentos educativos são ótimos para aproximar os visitantes do Sal da realidade das tartarugas e deixam uma mensagem de conservação que os irá acompanhar e ecoar muito além da ilha (como o caso deste artigo).

Mas para mim houve outro momento muito especial, uma vez que acompanhei a libertação das tartarugas bebés no mar, um processo cuidadosamente planeado para minimizar o stress e não prejudicar a orientação destes pequenos animais.

Apesar de não ser uma atividade aberta ao público, a equipa permitiu-me observar excecionalmente (no âmbito do vídeo que estava a fazer para o canal de YouTube), reforçando a importância de respeitar aquele momento delicado. Foi um privilégio indescritível ver as crias começarem a sua jornada no vasto oceano.

Praia de nidificação de tartarugas marinhas na Ilha do Sal, Cabo Verde
Libertação das tartarugas marinhas bebés na praia da Ilha do Sal
Tartarugas marinhas bebés a entrar na água

Dicas Práticas

Se também quiser ver as tartarugas marinhas na Ilha do Sal, aqui ficam algumas dicas úteis:
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR: A desova ocorre entre junho e outubro, enquanto os nascimentos acontecem de setembro a dezembro.
CONTACTAR O PROJETO BIODIVERSIDADE: Eles organizam atividades educativas, como as visitas ao berçário, que são uma excelente forma de aprender mais sobre estas criaturas magníficas. E ainda pode fazer voluntariado ou adotar uma pequena tartaruga marinha!
TURISMO RESPONSÁVEL: Evite caminhar nas praias à noite, utilizar luzes fortes ou interferir com os ninhos. Pequenas ações, como não deixar lixo ou apanhar aquele que encontra, podem fazer toda a diferença na preservação das tartarugas.

5% de desconto no seguro de viagem pela Marlene On The Move

Esta experiência não foi apenas uma lição sobre as tartarugas marinhas, mas também sobre a importância de proteger os ecossistemas que as acolhem. A Ilha do Sal mostrou-me como o turismo pode ser uma força positiva quando alinhado com iniciativas de conservação. O trabalho do Projeto Biodiversidade é um exemplo inspirador de como comunidades locais e visitantes podem unir esforços para preservar a vida selvagem.

Enquanto via as pequenas tartarugas desaparecerem no mar, senti-me grata por testemunhar algo tão especial. Foi um lembrete de que o mundo natural merece ser protegido e celebrado. Passo a passo, uma cria de cada vez.

Marlene On The Move entrevista o projeto responsável pelas tartarugas marinhas do Projeto Biodiversidade
Falei com o responsável do Projeto Biodiversidade pelo projeto de conservação das tartarugas marinhas, por isso fique atento à entrevista completa!

Surf na Ilha do Sal

A Ilha do Sal é também um destino incrível para surfar. As suas praias oferecem ondas entre outubro e abril, sendo Santa Maria e Ponta Preta dois dos spots mais populares. O ambiente descontraído e a água morna tornam esta ilha perfeita se quiser combinar a sua paixão pelo surf com uma cultura rica e uma natureza única.

Veja o vídeo completo!

Já teve uma experiência semelhante a esta? Conte-me nos comentários ou diga-me se gostava de ir ver as tartarugas marinhas na sua próxima visita à Ilha do Sal!

Tartarugas marinhas na Ilha do Sal
Descubra o ciclo de vida das tartarugas marinhas na Ilha do Sal e viva uma experiência única com o Projeto Biodiversidade. Natureza, aventura e conservação, são as palavras de ordem!
Gostou do post? Faça PIN e guarde-o!
AS MINHAS FERRAMENTAS DE VIAGEm favoritas
Heymondo

Seguro de viagem com cobertura total e assistência 24h/7. Com -5% de desconto.

Holafly

Fica ligado com um eSIM, sem roaming, em mais de 160 destinos. Com -5% de desconto.

Skyscanner

Compara voos em segundos e encontra as melhores ofertas em todo o mundo.

Booking.com

Hotéis, apartamentos e estadias para todos os orçamentos e estilos de viagem.

Hostelworld

Hostels com as melhores classificações para aventuras diferentes e económicas.

GetYourGuide

Reserva tours e bilhetes para atrações com facilidade e cancelamento gratuito.

Discovercars

Aluga um carro em qualquer lugar com tarifas excelentes e opções de seguro completo.

Amazon

Artigos essenciais de viagem, desde gadgets a mochilas, tudo num só lugar: a minha loja.

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x