
Quem me conhece sabe que não seguidora de nenhuma religião em particular, mas respeito todas e sou grande admiradora da arte e arquitetura que está por detrás de grandes templos e monumentos religiosos.
Há pouco tempo andei pelo centro de Portugal, e cheguei à conclusão de que apenas tinha visitado o Santuário de Fátima uma vez na vida e era bem pequena quando o fiz.
Em 2017 viajei até Roma e fiz questão de visitar o Vaticano e a Praça de São Pedro. Por isso, porque razão é que não havia de visitar o maior templo do meu país, o local que, anualmente, recebe 6 milhões de pessoas?

A História do Santuário de Fátima
Para entender a relevância deste templo para os seguidores da fé cristã, é importante conhecer a história das Aparições de Fátima.
Conta a história (será que posso chamar-lhe assim?…) que a 13 de maio, no local conhecido como Cova da Iria, Nossa Senhora terá aparecido a três crianças — Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, com 9 anos, e Jacinta, de 7 anos — que ali se encontravam a cuidar de um rebanho.
O relato dos avistamentos (outros se seguiram a esta data) rapidamente se espalharam e o sítio tornou-se local de peregrinação. A 6 de agosto de 1918 era construída naquele local uma pequena capela que, mais tarde, viria a dar lugar ao grande Santuário de Fátima.
Sentir a Fé
Os restos mortais dos três pastorinhos encontram-se hoje no interior da grande Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em capelas laterais ao altar principal. Mas o foco da atenção dos visitantes e peregrinos está na Capelinha das Aparições, que marca o local dos avistamentos e exibe a conhecida imagem da Virgem.
Ainda no santuário está a Azinheira Grande — sob a qual os Pastorinhos e os primeiros peregrinos terão rezado enquanto aguardavam a chegada de Nossa Senhora —, a Basílica da Santíssima Trindade, bem como o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, mesmo no centro do recinto.
No dia que visitei o Santuário de Fátima chovia incessantemente e mesmo assim os visitantes eram umas boas dezenas. Porém, longe de preencherem a praça capaz de suportar 300 mil pessoas.
Para mim, foi a ocasião perfeita para ver o santuário à vontade. Mas se quer viver e sentir todo o poder da fé naquele local, os dias 13 entre maio e outubro são as principais datas de celebração, as mesmas aquando terão acontecido as Aparições.

Curiosidade!
Sabia que junto à entrada nascente do recinto pode encontrar um fragmento do antigo Muro de Berlim? A relíquia chegou ao santuário em 1994, sendo uma oferenda feita por um emigrante português residente na Alemanha.
Gostou do Post? Faça Pin!
AS MINHAS FERRAMENTAS DE VIAGEm favoritas
Heymondo
Seguro de viagem com cobertura total e assistência 24h/7. Com -5% de desconto.
Holafly
Fique ligado com um eSIM, sem roaming, em mais de 160 destinos. Com -5% de desconto.
Skyscanner
Compare voos em segundos e encontre as melhores ofertas em todo o mundo.
Booking.com
Hotéis, apartamentos e estadias para todos os orçamentos e estilos de viagem.
Hostelworld
Hostels com as melhores classificações para aventuras diferentes e económicas.
GetYourGuide
Reserve tours e bilhetes para atrações com facilidade e cancelamento gratuito.
Discovercars
Alugue um carro em qualquer lugar com tarifas excelentes e opções de seguro completo.
Amazon
Artigos essenciais de viagem, desde gadgets a mochilas, tudo num só lugar: a minha loja.
Marlene Marques
Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.