Há muito que ouvia falar do Cais Palafítico da Carrasqueira. As imagens daquele pontão feito em estacas, as casotas coloridas dos pescadores e os barcos de várias dimensões lá atracados sempre me fascinaram. A mim e aos milhares de pessoas que todos os anos, faça chuva ou sol, se deslocam até àquela pequena vila piscatória perto da Comporta para ver com os seus próprios olhos a construção.
O engenho do homem ali é antigo. Remonta às décadas de 50 e 60, quando os pescadores da zona construíram aquele cais para estacionar as embarcações, dando-lhes um posicionamento estratégico para, à maré certa, fazerem-se ao rio em busca do peixe e dos bivalves.
Pensei que ia encontrar um velho cais abandonado, mas achei um local onde a vida e a tradição continuam. A atividade da pesca continua como de antes. Há que remendar redes, afinar instrumentos, colocar o barco em ordem para a próxima saída.
Os pescadores já nem levantam os olhos ao sentir uma presença estranha naquele caminho zig-zagueante erguido sobre estacas irregulares. Por ali há sempre movimento, principalmente ao pôr do sol nos dias bons e sem vento. Fotógrafos amadores e profissionais tentam captar aquela imagem especial do Cais Palafítico. Um dos cartões de visita da região.
Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado.
A Não Perder No Cais Palafítico da Carrasqueira
- Passear pelo cais e reparar em todos os detalhes que vai encontrando
- Trocar um ou dois dedos de conversa com os pescadores
- Provar as iguarias locais num dos restaurantes da vila
Já conhecia o Cais Palafítico da Carrasqueira? O que acha deste local? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
E se gostou do post, não se esqueça de partilhar nas redes sociais. Obrigada!
2 COMMENTS
Nuno Madeira
4 anos agoExcelente foto reportagem! Já lá fui, mas tenho que voltar ao pôr do sol, já vi fotos fantásticas dessa altura do dia.
Marlene Marques
4 anos ago AUTHORTambém eu!! Acho que por altura do pôr do sol e se não houver vento, dá umas fotos incríveis!