Casas do Juízo — Pacatez e Tradição

tabuleta Casas do Juízo Portugal sign

A estadia nas Casas do Juízo, no concelho de Pinhel, em Portugal, aconteceu no final do ano passado, por altura de um encontro da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, mas estava a guardar as apresentações para este verão. Parece que adivinhava, já que a pandemia provocada pelo COVID-19 faz com que este seja um local perfeito para manter o distanciamento social.

As Casas do Juízo ficam na aldeia com o mesmo nome, uma pequena povoação que esteve à beira do quase abandono quando decidiram pegar nela, renová-la e desenvolver este turismo rural.

Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento

O que mais gostei do Juízo é que, embora tenha todas as comodidades de um bom alojamento, não ignorou as raízes. Ao contrário, abraçou-as e tornou-as num dos seus maiores atrativos.

As Casas do Juízo incluem oito habitações rústicas, muitas privilegiando a pedra, que variam entre o T0 e o T4, perfeito para famílias.

Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento

No meu caso, fiquei alojada na Casa do Palheiro, com uma cama de casal e um sofá-cama, mais casa de banho (preparada para pessoas com mobilidade reduzida). Tudo no piso térreo. Umas escadas levam ao andar superior, em estilo mezzanine, onde encontramos a cozinha/sala.

Foi perfeito! Um espaço amplo, com ar-condicionado, super confortável e aconchegante apesar de estarmos em pleno distrito de Guarda e fazer algum frio quando lá estive.

vista das Casas do Juízo Portugal view

Há muito para fazer nas Casas do Juízo

No total, o empreendimento leva apenas 30 pessoas, que têm também ao dispor uma piscina exterior coberta, uma quintinha com animais e uma estufa. Há ainda uma taberna de aldeia e um lagar que foi transformado um pequeno espaço museológico.

Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
A estufa e a piscina coberta
Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
vinhas vineyards
Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
Se for até às Casas do Juízo, pergunte aos locais para que servia este cano…

O próprio alojamento organiza várias atividades para os hóspedes, que podem ir de pic-nics com merendas tradicionais, ao fabrico de doces e pão caseiro, participar em atividades agropecuárias ou passear por trilhos de gado ou até ao Carrascal do Juízo, por onde andei aquando da minha visita.

Casas do Juízo Portugal accommodation alojamento
Homem a semear - Men throwing seeds
Detalhe da Natureza distrito da Guarda Portugal

Para lá da aldeia ser super tranquila e castiça, outras atrações estão a pouca distância dali. É que as Casas do Juízo ficam no cruzamento entre a Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa, estando a 30 minutos de carro do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Fica aqui a dica de um alojamento fantástico para ser visitado em qualquer altura do ano.

trilho aldeias históricas - historical villages trail
Tabuleta Castelo Rodrigo sign

Siga o mapa até às Casas do Juízo

Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde!
Esta pode bem ser uma das grandes opções de alojamento para este verão. Se gosta de sossego, tradição portuguesa, natureza e história mesmo à mão, então espreite as Casas do Juízo, em Portugal.

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments