A estadia nas Casas do Juízo, no concelho de Pinhel, em Portugal, aconteceu no final do ano passado, por altura de um encontro da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, mas estava a guardar as apresentações para este verão. Parece que adivinhava, já que a pandemia provocada pelo COVID-19 faz com que este seja um local perfeito para manter o distanciamento social.
As Casas do Juízo ficam na aldeia com o mesmo nome, uma pequena povoação que esteve à beira do quase abandono quando decidiram pegar nela, renová-la e desenvolver este turismo rural.
O que mais gostei do Juízo é que, embora tenha todas as comodidades de um bom alojamento, não ignorou as raízes. Ao contrário, abraçou-as e tornou-as num dos seus maiores atrativos.
As Casas do Juízo incluem oito habitações rústicas, muitas privilegiando a pedra, que variam entre o T0 e o T4, perfeito para famílias.
No meu caso, fiquei alojada na Casa do Palheiro, com uma cama de casal e um sofá-cama, mais casa de banho (preparada para pessoas com mobilidade reduzida). Tudo no piso térreo. Umas escadas levam ao andar superior, em estilo mezzanine, onde encontramos a cozinha/sala.
Foi perfeito! Um espaço amplo, com ar-condicionado, super confortável e aconchegante apesar de estarmos em pleno distrito de Guarda e fazer algum frio quando lá estive.
Há muito para fazer nas Casas do Juízo
No total, o empreendimento leva apenas 30 pessoas, que têm também ao dispor uma piscina exterior coberta, uma quintinha com animais e uma estufa. Há ainda uma taberna de aldeia e um lagar que foi transformado um pequeno espaço museológico.
O próprio alojamento organiza várias atividades para os hóspedes, que podem ir de pic-nics com merendas tradicionais, ao fabrico de doces e pão caseiro, participar em atividades agropecuárias ou passear por trilhos de gado ou até ao Carrascal do Juízo, por onde andei aquando da minha visita.
Para lá da aldeia ser super tranquila e castiça, outras atrações estão a pouca distância dali. É que as Casas do Juízo ficam no cruzamento entre a Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa, estando a 30 minutos de carro do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Fica aqui a dica de um alojamento fantástico para ser visitado em qualquer altura do ano.
Leave a Comment