Associação de Bloggers de Viagem Nasce Em Portugal

ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Há uns meses atrás fui contactada com um desafio irrecusável, talvez um dos maiores dos últimos tempos: integrar o grupo de fundadores daquela que é a primeira associação em Portugal a unir bloggers de viagens. Sem mais demoras, aqui está a ABVP — Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

O papel desta organização não pode ser mais importante numa altura em que os blogs de viagens proliferam em Portugal e começa a surgir uma verdadeira necessidade de criar orientações e regras no mercado, defender os direitos dos autores ou mesmo orientar, formar e encorajar aqueles que já têm um blog deste segmento ou estão agora a dar os primeiros passos.

“Pretendemos valorizar o trabalho do blogger de viagens aos olhos do mercado e entidades externas”
Alma de Viajante
Filipe Morato Gomes
Alma de Viajante

E não podia estar em melhor companhia! A integrar a equipa de fundadores estão bloggers que muito admiro e que, na realidade, têm feito história no mundo dos blogs de viagem, como o Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante), o Rui Barbosa Batista (Born Freee), a Catarina Leonardo (Wandering Life), o João Leitão (João Leitão Viagens), a Carla Mota (Viajar entre Viagens), o Pedro Henriques (Espírito Viajante), a Sofia Machado (Sofia na Austrália), a Ruthia Portelinha (O Berço do Mundo) e… eu! 🙂

Bem, a minha história não é assim tão longa, tendo em conta que o Surfer Girl On The Move comemorou em janeiro passado três anos, mas o rigor que tenho tentado incutir nesta plataforma desde o primeiro dia e a informação de qualidade que procuro sempre apresentar, foram dois dos motivos que levaram ao convite para integrar este ilustre grupo e não podia estar mais contente com a honra.

ABVP Quer Elevar o Trabalho do Blogger de Viagens

Aliás, esse será um dos principais desafios da nova ABVP — Associação de Bloggers de Viagem Portugueses: criar condições no mercado para que o trabalho dos bloggers seja reconhecido e valorizado, mas também seja pautado por rigor.

“O que queremos é que o trabalho dos bloggers de viagens portugueses seja cada vez melhor, aliando o rigor e a ética do jornalismo ao lado mais intimista e experiencial que faz parte da linguagem de um blog.”
Born Freee
Rui Barbosa Batista
Born Freee

Na base da criação da associação que tem hoje início estão objetivos orientadores tão importantes como ser interlocutora privilegiada entre entidades de turismo, locais e internacionais, e os bloggers portugueses para parcerias remuneradas; incentivar o intercâmbio de conhecimento entre os associados e promover ações como workshops, palestras ou encontros informais; e criar um código de ética, a seguir por todos os membros da associação e que permita uma maior transparência para com os leitores e eventuais parceiros.

Esperam-se tempos de árduo trabalho, mas o que não faltam são muitas ideias e muita vontade de levar cada vez mais longe os bloggers de viagens em Portugal.

Da nossa parte, as mangas estão arregaçadas!

“Um dos meus objetivos ao fundar a ABVP é contribuir para que os bloggers se olhem como companheiros de ofício, não como concorrentes”
Wandering Life
Catarina Leonardo
Wandering Life

Para mais informações sobre a ABVP — Associação de Bloggers de Viagem Portugueses ou como se tornar associado, espreite o site oficial.

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;
↣ Pague todas as despesas de viagem com o cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias;
↣ O seu voo atrasou ou foi cancelado? Consulte a Compensair e saiba se pode ser compensado.

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments