Praia da Ingrina

Castelo de Blarney — O que não pode deixar de ver e fazer

Castelo de Blarney

Castelo de Blarney — O que não pode deixar de ver e fazer

Durante a minha viagem à Irlanda, foram muitos os locais que entraram na lista de sítios a visitar. E o Castelo de Blarney estava entre os primeiros. Não por ser um dos muitos castelos incríveis que o país tem, mas porque esta fortaleza esconde a Pedra da Eloquência.

“Pedra do quê?”, estará a perguntar. A Pedra da Eloquência, ou a Blarney Stone, um pedaço de rocha calcária, colocada na ameia do castelo. Crê-se que se a beijarmos conseguimos o dom da eloquência. E acreditem que não é fácil lá chegar. Mas vamos por partes…

Visitar o Castelo de Blarney

O Castelo de Blarney, no condado de Cork, fica a 2h30 de carro a partir de Dublin, mas a viagem merece bem a pena.

Foi construído em 1446 por Dermot MacCarthy, mas este é o terceiro edifício erguido neste local, que começaria por albergar, no século X, um pavilhão de caça.

Castelo de Blarney - Blarney Castle

Quando cheguei ao Castelo de Blarney não adivinhava o que aqui iria encontrar. Mas mal iniciei o caminho que nos leva das bilheteiras à fortaleza fiquei logo encantada.

Os jardins começam desde logo a estender-se à nossa frente, numa serenidade apenas quebrada pelo som das águas do rio Martin e pelas dezenas de turistas que por ali se passeiam.

Rio Martin River
Castelo de Blarney - Blarney Castle

Temos que contornar o castelo para encontrar o acesso para o interior e é aí que começa a espera. O percurso é feito em fila até ao topo e não há como escapar.

Em passos curtos, lá subi os cerca de 100 degraus que levam ao cimo da torre, onde se encontra a Pedra de Blarney, o principal motivo porque tantos aguentam fazer esta peregrinação.

Castelo de Blarney Escadas - Blarney Castle Stairs

Blarney Stone, a Pedra da Eloquência

A fama desta pedra tem cerca de 200 anos e nela já colocaram os lábios vários chefes de Estado, nomes de peso da literatura, atores e… a Marlene! 🙂

Dizem que quem a beija recebe o dom da eloquência e, por tal, eu tinha que ir lá experimentar.

Blarney Stone

Não se sabe ao certo a origem desta pedra. Há quem diga que é a Jacob Pillow, trazida para a Irlanda pelo profeta Jeremias. Terá servido de trono para reis irlandeses e viajado até à Escócia. Muito provavelmente, foi quando Cormac MacCarthy, rei de Munster, auxiliou Robert the Bruce na batalha contra os ingleses em Bannockburn, em 1314, que a pedra foi dividida em duas e trazida para Blarney.

Com tanto mistério em torno desta rocha e a promessa da eloquência, lá fui pelas escadas internas do castelo, andei pela muralha, até chegar ao local.

Blarney Stone
Blarney Stone

Para auxiliar os visitantes a beijar a pedra, está um funcionário, que nos segura, enquanto nos viramos ao contrário sobre uma abertura na muralha e nos esticamos para atingir a pedra para o tão esperado beijo. É que a Pedra de Blarney tem que ser beijada de cabeça para baixo!

Pelas salas do Castelo de Blarney

Cumprido o objetivo, o caminho de volta ao exterior é pelas salas que outrora foram habitadas naquele castelo. Da cozinha, aos quartos, às casas de banho e até o “murder hole”, ou “buraco de assassinato”. Na realidade há vários castelos onde se podem ver estes buracos que serviam para defender a fortaleza. Era por aqui que atiravam fogo ou outros materiais, como pedras, flechas, água escaldante ou alcatrão, para cima dos invasores.

Castelo de Blarney Quarto - Blarney Castle Room
Vista Castelo de Blarney - Blarney Castle View
Castelo de Blarney - Murder Hole- Blarney Castle
Castelo de Blarney Escadas - Blarney Castle Stairs
CURIOSIDADE!

Sabe porque é que muitas das escadas interiores dos castelos são tão estreitas e em caracol?

Porque permitia uma melhor defesa da fortaleza, uma vez que só deixavam passar uma pessoa (atacante, neste caso) de cada vez.

A beleza dos jardins

A visita a este local está longe de estar terminada quando saímos do castelo. O parque estende-se por 60 hectares divididos em vários jardins.

O primeiro onde parei foi o Poison Garden (Jardim do Veneno), mesmo ao lado do forte. É um local muito curioso, já que reúne espécies de plantas venenosas oriundas de todo o mundo. Vale a pena perder aqui um bocadinho de tempo e espreitar as várias tabuletas que identificam cada uma delas.

Castelo de Blarney-Poison Garden-Blarney Castle

Outra paragem obrigatória é o Rock Close, uma parte do recinto envolta em misticismo e com vários recantos encantadores.

Dizem que chegou a ser um sítio de druidas e, talvez por isso, pode aqui encontrar a “Druid’s Cave” (Cave do Druida), a “Witch’s Kitchen” (Cozinha da Bruxa) ou a “Wishing Steps” (Escadas dos Desejos). Outra lenda conta que se descer estas escadas virado ao contrário e de olhos fechados, todos os desejos se vão realizar. As duas quedas de água que por aqui também existem são outro dos motivos que tornam o Castelo de Blarney e os seus jardins tão especiais.

GUIA DE VIAGEM

COMO CHEGAR?

Fui de carro até ao Castelo de Blarney, já que estava a viajar por vários locais da Irlanda, mas existem tours de um dia a partir de Dublin. Pode espreitá-los AQUI.

ONDE FICAR?

No meu caso, fiquei alojada na noite anterior em Shanballymore, já que vinha do Rock of Cashel, mas existem várias propriedades pelas quais pode optar em Cork. Do centro da cidade são apenas 15 minutos de carro para o castelo.

QUANTO CUSTAM OS BILHETES?

Comprei no local e paguei 18 euros para entrar no Castelo de Blarney e visitar a propriedade. Mas não faça como eu! Se comprar ‘online’ o bilhete fica mais barato.

QUANDO VISITAR?

Um dos maiores atrativos do Castelo de Blarney é a Pedra da Eloquência que está no exterior do topo da torre. Por isso, o ideal é que planeie a sua visita para os meses de melhor clima. Claro está que também aí vai ter que lidar com mais gente.

Fui ao início de outubro e, apesar de nublado, tive sorte de não apanhar chuva. Mas o tempo na Irlanda é sempre uma incógnita. Infelizmente, nenhuma altura é certa e segura.

Quer conhecer outros locais a visitar na Irlanda?

O que achou do Castelo de Blarney? Já conhecia? Deixe a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Vamos falar!

Explorar o Castelo de Blarney
O Castelo de Blarney é uma das grandes atrações turísticas na Irlanda. Descubra o que esconde esta fortaleza e os seus jardins.
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras, quer em Portugal, destino sobre o qual escreve para publicações digitais portuguesas, como no Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas.

Post a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on