Conheci o Convento de Cristo ainda andava na escola. O monumento de Tomar, em Portugal, é um dos eleitos para as visitas de estudo, tal é a história que o envolve.
Claro que ao visitar o local já em idade adulta a visão é completamente outra, os detalhes são mais perceptíveis, bem como a compreensão da importância do convento no passado português.
Posto isto, o que faz deste um lugar tão especial?
1. É Património da Humanidade
Quando chegamos à porta de entrada do monumento entendemos logo ali a sua dimensão. O Convento de Cristo e o Castelo dos Templários é um dos maiores conjuntos monumentais de Portugal. Todo o complexo, assim como terrenos adjacentes, estende-se por um total de 45 hectares e os seus sete séculos de história valeram-lhe a classificação de Património da Humanidade pela UNESCO.
2. A História
A construção do Convento de Cristo está ligada à criação do reino de Portugal e também à passagem da Ordem dos Templários pelo país. Coube a estes a fundação do castelo e da vila de Tomar. Com a extinção dos Templários surge a Ordem de Cristo, que, em 1357, instala a sua sede no Castelo de Tomar.
O conjunto monumental permaneceria sob aquela alçada até a extinção das ordens religiosas, em 1834. Caso se interesse por história, pode sempre obter mais informação na página oficial do Convento de Cristo.
3. Locais A Não Perder
Doado por D. Afonso Henriques aos Templários, em 1159, o Castelo de Tomar esteve na génese de todo este complexo. Mas outros locais aqui merecem especial atenção, como a Charola, o oratório privativo dos cavaleiros que pode encontrar no interior da fortaleza.
Mas quando falamos do Convento de Cristo uma imagem salta logo à vista: a Janela do Capítulo.
No convento existem vários ornamentos com uma grande carga simbólica. O maior exemplo são as janelas da sacristia, também conhecida como a Casa do Capítulo. É aqui, na fachada ocidental, que vai ver a famosa janela. Procure os detalhes de inspiração marítima e alusivos aos Descobrimentos Portugueses, bem como as insígnias da Ordem de Cristo.
Não deixe também de andar pelo claustro principal deste convento renascentista.
Visitar o Convento de Cristo
O Convento de Cristo está aberto todos os dias (excepto alguns feriados) entre as 9h00 e as 17h30, encerrando às 18h30 nos meses de verão. Para visitá-lo terá que pagar um bilhete de 6€. Mas se quiser conhecer outros monumentos na região pode optar pelo Bilhete Património Mundial — 15€, válido por sete dias. Este passe inclui ainda o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha.
Já conhece o Convento de Cristo? Quando visita um país gosta de ver este género de monumentos? Partilhe comigo a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Adoro ler as vossas experiências!
E se gostou do post, por favor, não se esqueça de o partilhar nas suas redes sociais! Muito obrigada!
Leave a Comment