Quando toca a altura para escolhermos a hora que queremos voar, muitos são os fatores que pesam na balança.
No meu caso, o preço do voo é a primeira condicionante, seguido do tempo que levo a chegar ao aeroporto, as escalas que estou disposta a fazer, ou se quero aproveitar o dia antes da partida.
Mas a melhor hora para marcar um voo pode ser ditada por outros fatores, como estes que coloco aqui e que foram referidos pela Conde Nast Traveler.
Mais ou menos turbulência: Faça a sua aposta!
Há quem defenda que voar logo de manhã é mais indicado para quem tem medo de turbulência. Às primeiras horas do dia, a atmosfera ainda não aqueceu e isso pode evitar situações mais turbulentas.
Por outro lado, há quem defenda que o primeiro voo do dia deve ser evitado, uma vez que as informações sobre turbulência na rota a percorrer podem ainda não estar atualizadas.
Face a esta incerteza, a minha sugestão é que aponte para o meio da manhã, evitando o primeiro voo do dia e gozando ainda assim de temperaturas mais baixas… e até porque assim não precisa de madrugar. 😉
Claro que a turbulência pode sempre existir e, por isso, isto não é ciência exata.
Mais caro ou mais barato: Haja agenda!
A hora do dia a que reserva um voo pode ditar o preço que vai pagar. Principalmente, durante a semana.
Os primeiros voos do dia, os que partem por volta das 14:00, ou os do final da tarde podem ser mais caros, se estivermos a falar de dias da semana e pensarmos como homens e mulheres de negócios.
Se quer os melhores valores tente apontar para o meio da manhã ou da tarde, ou para voos ao final da noite.
Já no que diz respeito aos fins de semana, evite voos ao final de sexta-feira ou os de domingo à noite ou segunda-feira de manhã.
Mais uma vez, não é ciência exata, mas se analisarmos os padrões da maioria dos viajantes, estas podem bem ser tendências a ter em conta.
Mais atrasado ou a tempo: ninguém sabe!
Independentemente da hora que decidir voar, nada garante que a partida não sofra atrasos. Gostava de lhe indicar a hora em que possivelmente há menos atrasos, mas isso é quase impossível. Porém, há detalhes que pode e deve ter em conta.
Entre as várias condicionantes que podem retardar a partida, a chegada tardia da aeronave que o vai levar é um dos fatores mais comuns. E contra isso, nada pode fazer.
O ideal é que consulte o site do aeroporto que vai usar porque muitos deles têm informação online. Confirme ainda a data e hora de partida com a sua companhia aérea. Por último, fique atento a notícias sobre o seu destino. Por exemplo, se for voar no inverno para um país nórdico, é bem capaz que hajam atrasos por causa da neve.
De resto, não há muito mais que possa fazer. Apenas, ter paciência… muita paciência.
A Melhor Hora Para Voar
Gostou destas dicas? Tem outras a acrescentar? Vamos trocar ideias na caixa de comentários em baixo.
4 COMMENTS
Filipe Morato Gomes
5 anos agoPor acaso vou muitas vezes nos primeiros voos do dia mas, para mim, é mais relevante a duração do voo, o número de escalas e a hora de chegada do que a hora de partida. Dito isto, se puderem escolher, convém saber que o início das operações (em torno das 6:00) é nos dias que correm hora de ponta (pelo menos no Porto) – logo, mais confusão na segurança.
Marlene Marques
5 anos ago AUTHORFantásticas dicas, Filipe! Concordo: o número de escalas e a duração delas é também uma coisa que tenho sempre em conta. Boas viagens! 😉 Beijinhos!
Saionara Moura
2 meses agoAmei as dicas desse Blog Marlene, parabéns pelo conteúdo!!!!
Marlene Marques
1 mês ago AUTHOROlá Saionara! Obrigada pelo feedback e pela gentileza! Boas viagens!