Image Alt

Estalagem da Ponta do Sol — Janela sobre o Atlântico

Exterior da Estalagem da Ponta do Sol outdoor view

Estalagem da Ponta do Sol — Janela sobre o Atlântico

A Madeira revelou-se na minha última viagem àquela que é conhecida como a “pérola do Atlântico”, não só pelas paisagens incríveis que conheci e locais que visitei, como pelo alojamento onde fiquei: a Estalagem da Ponta do Sol.

Confesso que pouco conhecia deste hotel quando fechei a estadia lá. Sabia que ficava em local estratégico, a meio caminho entre o Funchal e a Ponta do Pargo, a pouca distância da Ribeira Brava e a estrada que leva para o norte da ilha. Mas o que achava mais curioso é que todas as pessoas a que falava sobre este alojamento, e que são conhecedores da Madeira, exclamavam que era um local fabuloso para ficar na ilha.

Gosto sempre de ouvir opiniões, mas as conclusões só as tiro depois de visitar o local e experimentá-lo em pleno… e hoje posso dizer que a Estalagem Ponta do Sol entrou para o meu top de sítios para ficar na Madeira. Sem dúvida alguma!

Subir até à Estalagem da Ponta do Sol

O primeiro ponto a destacar deste alojamento madeirense é a sua localização, como disse anteriormente, mas também o facto de se encontrar no topo de uma falésia, o que lhe proporciona uma das melhores vistas da zona.

Do lado norte, o olhar cai a pique sobre a vila que dá nome a este hotel e todo o cenário que se estende em redor, com as casas e plantações de bananeiras a pintalgar os montes. Já para sul, a paisagem estende-se praticamente até Câmara de Lobos, com o Lugar de Baixo a espreitar, um dos spots de surf mais conhecidos do sul da ilha.

Vista para a Ponta do Sol na Madeira view from the hotel
Vista para a Ponta do Sol

Mas não pense que consegue estacionar o carro à porta desta estalagem. A subida, quer até à recepção, como depois para aceder às várias áreas interiores, é feita através de elevadores. Não se preocupe se não é fã de ascensores ou espaços fechados. Todo o hotel pode ser percorrido através de caminhos pedestres, os quais até são um bom treino para se preparar para as levadas madeirenses.

Entre o verde e o azul

Exterior bar Estalagem da Ponta do Sol

A Estalagem da Ponta do Sol é um local para todos os gostos. Para quem viaja sozinho, a dois, como foi o meu caso, ou para quem leva toda a família. Isso é bem visível à hora do pequeno-almoço, quando os visitantes se reúnem e conseguimos tomar o pulso de quem também está ali alojado. Isto porque o hotel é enorme, o que permite alguma liberdade de movimento.

Bem, pelo menos foi assim que encontrei durante a minha visita. Acredito que no pico da época alta seja diferente.

Pequeno-almoço na Estalagem da Ponta do Sol Hotel breakfast

Um dos melhores pequenos-almoços da ilha!

Tiro desde logo o chapéu ao pequeno-almoço que é servido diariamente, onde uns ovos mexidos ou uma omelete é extrapolado num prato colorido onde não falta quinoa, salada, fruta e frutos secos. Isto para não falar nos sumos naturais, no pão variado e nas saladas de fruta, que, por si só, faziam um pequeno-almoço em casa.

É-me impossível definir qual a ementa do restaurante, porque todos os dias é diferente, o que, para mim, faz com que a primeira refeição do dia seja desde logo um momento muito aguardado.

Outros dos locais que reúne consenso entre os hóspedes é a piscina, como não podia deixar de ser. E existem duas na Estalagem da Ponta do Sol. Uma infinity pool exterior, onde apetece estar até o sol se pôr. Aqui o olhar é dividido entre o jardim e o azul do mar, com vários espaços para nos estendermos numa espreguiçadeira.

Há ainda uma piscina interior, aquecida e mais pequena, mas incrível para pôr o corpo de molho até nos dias mais frios e de chuva.

Infinity pool Estalagem Ponta do Sol Madeira
Piscina interior Estalagem Ponta do Sol interior pool

Várias opções para dias descontraídos

Junto desta última piscina está o spa do hotel. É engraçado porque quando viajo até à Ásia as massagens fazem praticamente parte da minha rotina diária, até para relaxar das horas a fazer surf, mas quando viajo por Portugal, nem por isso.

Quis acabar com esse preconceito e não podia ter escolhido melhor sítio para o fazer. De corpo cansado pelas levadas, as mãos hábeis da massagista relaxaram-me os músculos de tal forma que ia adormecendo duas vezes!

Spa Estalagem da Ponta do Sol Madeira

De resto, a Estalagem da Ponta do Sol oferece outros espaços para aproveitar da melhor forma a estadia. Podemos tomar um café na esplanada do edifício do spa, com vista ampla para o Atlântico, descontrair depois de jantar na sala de leitura, onde existe uma mesa de snooker, ou tomar um copo no bar.

Fiquei a saber que, aos fins de semana e durante o verão, o hotel acolhe várias festas e espetáculos de música atraindo visitantes de toda a ilha.

Exterior spa Estalagem da Ponta do Sol

Resta-me falar do quarto. Afinal, guardamos o melhor para o fim. Isto porque fiquei alojada num quarto junto à piscina, com uma vista mar inacreditável.

Com uma pequena varanda, o alojamento era de linhas e design simples, mas super cómodo.

O que achou da Estalagem da Ponta do Sol? Gostaria de conhecer? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários e guarde o artigo caso procure alojamento para a sua próxima viagem à Madeira.

Gostou do post? Faça Pin e guarde para mais tarde
Se procura alojamento na Madeira, fora da confusão e com uma das melhores vistas na ilha, tenho o sítio ideal: a Estalagem da Ponta do Sol.
Nota da Marlene:

Fiquei alojada a convite da Estalagem da Ponta do Sol e não posso deixar de agradecer toda a simpatia e hospitalidade com que fui recebida. Mas, como sempre, todas as fotos e opiniões são minhas, refletindo de forma sincera toda a experiência.

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras, quer em Portugal, destino sobre o qual escreve para publicações digitais portuguesas, como no Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas.

Post a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on