Quando vi que a Carla Mota e o Rui Pinto tinham lançado um livro, tinha que correr a espreitar. Aliás, já estava a ler o “No Princípio Estava o Mar” do Gonçalo Cadilhe, para fazer o review aqui no blog, quando coloquei em standby para poder desfolhar este “Próximo Destino”.
A Carla e o Rui, autores do blogue “Viajar Entre Viagens”, são dois viajantes portugueses que sigo há já algum tempo. Os dois correm o mundo de fio a pavio e dão sempre boas dicas e sugestões nos posts que escrevem.
A proposta que fazem neste “Próximo Destino” é de “viagens de sonho à medida da sua carteira”. E quem não quer viajar sem pagar muito?!
Roteiros traçados para o Próximo Destino
O “Próximo Destino” não é um livro para ler de uma só vez. Pelo menos na minha opinião. Afinal, quem lê um guia de viagem como se fosse um romance? E é isso que esta obra é: um conjunto de roteiros, traçados de modo a não ferir muito os orçamentos, mas sem perder de vista as atrações principais.
Se por um lado, a maioria dos roteiros trazidos pela Carla e o Rui mostram que há vários destinos que estão ao nosso alcance, houve outros que para mim foram um balde de água fria. O Japão e a Patagónia, que sempre estiveram na minha lista, são de facto lugares caros e ainda tenho que encher muitos porquinhos-mealheiros para lá chegar.
Por outro lado, menos de 300€ para visitar Istambul (Turquia) ou 500€ para um fim de semana prolongado em Moscovo (Rússia) não me parecem excessivos. E isto incluindo o preço da passagem aérea.
Dicas que valem ouro
Outra das grandes características deste “Próximo Destino” são as notas deixadas pelos autores sobre alojamento e transportes em cada um dos locais abordados. É aqui que pode fazer toda a diferença gastarmos mais ou menos dinheiro numa viagem. E não deixe de procurar as pequenas caixas com dicas que vão sendo deixadas ao longo dos textos.
No geral, gostei muito do livro e não achei nada que pudesse apontar como negativo… talvez a única coisa que me fez pensar foi o modo abrupto como acaba. Estamos a ler sobre o Zanzibar e… pumba, folha em branco, contra-capa. Não sei, talvez colocasse um mapa-mundo com todos os destinos do livro assinalados, ou umas páginas vazias com o título “agora planeie o seu próximo destino”. Mas estas são sugestões minhas e o final em nada prejudica o livro.
Resumindo: é uma obra muito indicada para quem vai viajar para um destes lugares e precisa de dicas ou para inspirar futuras viagens. Para além de que, como jornalista, não posso deixar de louvar bloggers que ainda veem valor no papel.
O que gostei +
O que gostei –
O que gostei +
- Os resumos no início de cada destino e os destaques para o alojamento e transporte
- As pequenas caixinhas com dicas ao longo dos textos
O que gostei –
- Para dizer a verdade, nada a destacar. Talvez tivesse fechado o livro com algo diferente.
Pontuação Final:
5/5
O que achou deste “Próximo Destino”? É um livro que gostaria de ler? Qual o destino com o qual sempre sonhou, mas pensa que não tem dinheiro para lá chegar? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Quer outras sugestões de leitura? Então, espreite “O Grande Bazar Ferroviário” de Paul Theroux.
2 COMMENTS
Carla Mota
5 anos agoMuito obrigada pela review. É também concordo totalmente. Faltou um mapa. Estava pensado inicialmente. Depois o limite de páginas condicionou a versão final. Na próxima edição não vai falhar. Obrigada pelas palavras tão boas e calorosas.
Marlene Marques
5 anos ago AUTHOROlá, Carla. Parabéns pelo livro. A crítica foi sincera: gostei muito! Ficamos agora a aguardar essa segunda edição 😉 Boas viagens!