6 livros de viagem pelo mundo para ler sem sair de casa

livros de viagens pelo mundo travel books to read

Com os viajantes ancorados em casa devido à quarentena provocada pela crise do Coronavírus, o que não tem faltado são sugestões relacionadas com viagens para entreter o tempo.

Se por um lado, passei a rubrica de entrevistas que tenho aqui no blog — o Passaporte — para uma série de Lives semanais com viajantes no Instagram, outra das coisas que tenho feito para não esquecer o extraordinário mundo lá fora é ler livros de viagem.

Fora os que comprei na última Feira do Livro de Lisboa, e que também vou colocar aqui, uma série de viajantes portugueses partilharam os e-books dos seus livros. Um gesto fantástico para ajudar nestes dias difíceis. A todos eles, o meu obrigada!

Livros de viagem pelo mundo

ALMA DE VIAJANTE

Alma de Viajante Filipe Morato Gomes
O livro Alma de Viajante esgotou nas livrarias, mas a versão digital pode ainda ser lida.

Vamos então começar por um amigo e um dos maiores viajantes portugueses — o Filipe Morato Gomes.

O autor do blog de viagens Alma de Viajante oferece o e-book do seu primeiro livro, com o mesmo nome, editado em 2007, que é um compêndio das crónicas publicadas no suplemento Fugas do jornal Público aquando da volta ao mundo que fez.

“Este livro é uma viagem de emoções. De histórias. Relata momentos ímpares vividos no desconforto da estrada, o estado de permanente descoberta, a empatia das amizades efémeras, os cheiros, os sabores, os sorrisos, a magia das coisas simples, enfim, o prazer inigualável da liberdade”, conta o autor na introdução.

A viagem começa e acaba no Porto, em Portugal, mas pelo caminho revive destinos como Moscovo, Pequim, Saigão, Banguecoque, Colombo, Díli, Sydney, Santiago do Chile ou Buenos Aires, só para referir algumas das paragens.

Mas não só de momentos felizes e de sorrisos se fez esta travessia, havendo ainda espaço para “experiências emocionalmente arrasadoras, para as quais não poderia nunca estar preparado, como o tempo passado na Tailândia e no Sri Lanka nos dias seguintes ao maremoto do oceano Índico”.

PRÓXIMO DESTINO

Próximo Destino Viajar Entre Viagens
Se procura dicas sobre como viajar para destinos de sonho em low budget este é o livro a ler

Outros viajantes que me são muito queridos são a Carla Mota e o Rui Pinto, autores do blog Viajar Entre Viagens.

A fazerem uma tão aguardada volta ao mundo, tiveram que interromper a viagem por causa do COVID-19 e regressar a casa. Mas a Carla e o Rui prometem que logo, logo vão estar de volta ao roteiro que traçaram.

O que caracteriza bem esta dupla são as dicas de viagens que sempre partilham nas páginas do blog, nas redes sociais, ou no livro lançado em 2018 – “Próximo Destino”.

“Viagens de sonho à medida da sua carteira” é a promessa lançada e, para isso, apresentam nesta obra “destinos de viagem para onde, com alguns truques, pode viajar com um orçamento reduzido”.

O livro está dividido em quatro grandes grupos: Grandes Viagens, que incluem lugares como a Indochina, o Irão, Japão, Jordânia ou Patagónia; Percursos na Natureza, com o Camiñito del Rey ou a Capadócia; Escapadinhas Culturais, de onde constam paragens como Cracóvia, Jerusalém ou Pequim e a Grande Muralha da China; e, por último, Praia, com as Ilhas Andamão, as Maldivas ou Zanzibar.

Mas isto para apenas referir alguns dos destinos aqui retratados, porque existem muitos outros.

Leia aqui uma review mais detalhada do livro!

Percursos únicos nas páginas de livros de viagem

CAMINHO DO AMOR

Caminho do Amor VagaMundos
Um caminho único percorrido a dois e contados nas páginas deste livro.

Outro casal extraordinário são os autores do blog de viagens VagaMundos. O Alexandre e a Anabela Narciso percorreram o Caminho Francês de Santiago e relatam toda a experiência no livro “Caminho do Amor”.

Esta é uma travessia que fizeram na Primavera de 2013, na qual calcorrearam os 800 km que separam a vila francesa de Saint-Jean-Pied-de-Port de Santiago de Compostela. Um percurso repleto de “uma infinidade de minúsculos mosaicos compostos por encontros e desencontros, rascunhados de estórias de vida, pincelados de sorrisos e lágrimas, esboçados de sonhos e medos, moldados por conquistas e derrotas, adornados por sinais, abrilhantados de Amor”, contam os autores.

DENTRO DO SEGREDO

Dentro do Segredo José Luís Peixoto Inside the secret
Uma viagem única por um dos países mais fechados do mundo!

Representa a estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens. “Dentro do Segredo — Uma viagem na Coreia do Norte” tem estado na minha mesa de cabeceira desde que o comprei. Quando chega a hora de dormir quase sempre leio uma página a saborear esta visita invulgar pelas palavras de Peixoto. Talvez com a quarentena o consiga terminar.

Este é um relato inédito da viagem que fez àquela que é a sociedade mais fechada do mundo, em abril de 2012.

Na altura decorriam as comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang. José Luís Peixoto testemunhou esse momento, bem como visitou os pontos mais simbólicos do país e do regime e entrou em algumas cidades e lugares que não viam estrangeiros há mais de seis décadas.

“Viajar é interpretar. Duas pessoas vão ao mesmo país e, quando regressam, contam histórias diferentes, descrevem os naturais desse país de maneiras diferentes. Uma diz que são simpáticos, a outra diz que são antipáticos. Uma diz que são tímidos, a outra diz que não se calam durante um minuto. Isto é radicalmente verdade em relação à Coreia do Norte”, conta José Luís Peixoto nas páginas deste livro.

JOURNEYS TO THE OTHER SIDE OF THE WORLD

Journeys Of The Other Side Of The World David Attenborough
Quem consegue resistir aos contos de um dos naturalistas mais conhecidos do mundo?

Comprei este livro no aeroporto de Lombok, na Indonésia, porque me apaixonei pelo relato de um jovem David Attenborough.

Aquele que é provavelmente o naturalista mais conhecido do mundo andou para os lados da Papua Nova Guiné, em busca das aves do paraíso, percorreu Vanuatu, privando com as tribos locais, assistiu a rituais como os mergulhadores terrestres de Pentecost, esteve nas Fiji e em Tonga, e por aí fora.

Esteve também em Madagascar e na Austrália. Povos e animais retratados ao detalhe num livro que é acompanhado por imagens incríveis dessa altura.

É uma obra extraordinária, assim como tem sido a vida deste autor.

NA PATAGÓNIA

Na Patagonia Bruce Chatwin
Uma viagem épica por uma “terra no fim do mundo”.

Este também está na prateleira mas adorava conseguir começá-lo nesta quarentena.

Bruce Chatwin quase não precisa de apresentações entre os viajantes, uma vez que é um dos mais aclamados escritores de viagens de todos os tempos.

O “The Guardian” chegou mesmo a afirmar que com “Na Patagónia”, Chatwin “conferiu novos contornos à literatura de viagens”. Cá estou para verificar se o assim é.

Este grande viajante percorreu a “remota Patagónia, uma terra no fim do mundo”, numa viagem de seis meses que se mostrou “habitada por figuras errantes e exiladas, de gaúchos solitários a salteadores e foragidos, de mineiros abandonados aos índios da Terra do Fogo. Fascinado por este sítio desde infância, o autor atravessa toda a região, de Buenos Aires e Rio Negro até Ushuaia, a cidade no extremo sul, captando o espírito da terra, da sua história e da sua solidão, e conferindo-lhe uma dimensão poética, mágica e intensa”, pode ler-se na contracapa deste obra. Promete.

Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde
A quarentena pôs-nos em casa, por isso está na hora de colocar a leitura em dia! Estes são os livros de viagem que tenho na prateleira (ou no iPad) e que entregam o mundo sem sair do sofá.

Gostou das sugestões? Qual o seu livro de viagem favorito? Partilhe na caixa de comentários em baixo. Deixe a sua opinião sobre estes e outros.

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments