Meditação em Viagem

Meditação em viagem - Travel Meditation

Durante os últimos anos tenho tentado incorporar a meditação nas viagens que faço. Parece um pouco cliché ver imagens paradisíacas com uma miúda em poses de meditação, mas a verdade é que é enquanto viajo que me sinto mais aberta e disponível para o fazer.

Não sei porquê, mas há algo que me atrai a estar mais conectada comigo mesma e com o que me rodeia quando estou em viagem. Talvez porque isso faz com que esteja mais aberta ao que estou a experienciar e ajuda-me a fazer um balanço da minha vida, como a estou a levar e para onde gostaria que fosse.

Tem sido um percurso lento e estou longe de ser uma perita na matéria, mas à minha maneira tenho tentado encaixar a meditação no meu dia-a-dia. E os resultados não têm sido maus de todo:

  • Tenho conseguido baixar os meus níveis de stress, recentrando a minha atenção naquilo que realmente importa e chegando à conclusão que por vezes faço uma tempestade num copo de água com coisas que nem valem a pena;
  • Tenho aprendido a escutar o meu corpo e a ler os sinais que ele dá e que muitas vezes podem ser importantes para evitar situações desagradáveis;
  •  Tenho estado mais atenta ao que me rodeia e a apreciar as pequenas coisas, dando graças por estar onde estou, como estou e com quem estou;
  • Tenho (tentado) relativizar o medo, o que me ajuda a enfrentar situações que fogem da minha zona de conforto.

Todos estes benefícios que tenho tirado da meditação podem ser transportados para o contexto das viagens.

Meditação em viagem - Travel Meditation

Para mim tem-me ajudado muito quando vou para um país diferente enfrentar desafios a que não estou habituada, como fazer surf numa praia que não conheço, em ondas que são conhecidas como difíceis e perigosas.

Fico menos nervosa? Talvez não, mas ajuda-me a ter coragem e a relativizar (pelo menos numa primeira abordagem) o sentimento de “vida ou morte” que me assola.

Como diria um amigo meu “lá vem ela com a conversa do ‘tiro-te esse mal de cima’”… até pode ser só conversa, até pode ser uma coisa que começou por moda, mas para mim tem funcionado e com isto só vos quero inspirar a também tentarem.

Como comecei por dizer, não tenho qualquer formação em meditação e estou longe de ser uma pro na matéria. Muito possivelmente sou como você, apenas uma viajante a tentar tirar o máximo das suas viagens.

Se procura orientação à séria, aconselho a que procure um profissional na matéria, porque aqui só lhe consigo deixar o meu próprio testemunho.

No final, pode achar uma parvoíce e tempo perdido… ou talvez não e acabe por fazer uma atividade prazenteira e que lhe traz sorrisos e paz de espírito.

Sem me querer alongar muito por aqui, falo mais em detalhe sobre este tema num guia que fiz sobre Meditação em Viagem. Pus lá dicas, apps que uso e outros detalhes úteis.

Pode usar esta caixa para ter acesso gratuito a ele:

Posto isto, diga-me a sua opinião sobre meditar, se costuma fazer, se nunca fez, se acha uma parvoíce. Tudo é válido! Use a caixa de comentários em baixo e espero que não deixe de se registar para ter o guia Meditação em Viagem. Adorava saber a sua opinião!

Meditação em Viagem

Meditação em Viagem
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments