Search here...
TOP
Comer & Beber Estilo de Vida

Os melhores restaurantes na Madeira em 2024

Os melhores restaurantes da Madeira
3205 Views

Bolo do caco com manteiga de alho. Espetada de carne. Lapas na grelha. As iguarias da Madeira não ficam por aqui.

Neste artigo vou mostrar-lhe os meus restaurantes madeirenses favoritos, para que possa experimentar na sua próxima viagem pela ilha.

Lá ao Fundo, Funchal

O meu restaurante preferido na Madeira lidera esta lista, como não podia deixar de ser. O Lá ao Fundo fica na zona antiga do Funchal, perto das ruas que têm as portas decoradas.

Não espere encontrar aqui as tradicionais espetadas madeirenses, mas sim pratos que vão buscar inspiração a terras africanas, como os caris moçambicanos.

Mas a Madeira está aqui bem representada pelo pescado que compõem os pratos deste fantástico restaurante. O atum tártaro ou o peixe-espada nunca decepcionam.

Por ser um dos melhores restaurantes do Funchal, é muito aconselhável que reserve mesa antes de ir.

Restaurante Lá ao Fundo Funchal
Restaurante Lá ao Fundo Funchal

À procura de estadia no Funchal? Descubra alguns dos melhores hotéis da cidade.

Engenho Velho Restaurante, Arco da Calheta

Uma das descobertas na minha última viagem à Madeira. Fiquei alojada no Engenho Velho Hotel e, quando numa noite decidi ir experimentar o restaurante deles, tive uma bela surpresa.

As lapas bem temperadas foram uma primeira apresentação de luxo. A estas seguiu-se a Espetada à Engenho, a qual combina a espetada de carne tradicional com outros elementos, como o bacon, o pimento e a cebola.

Ainda a destacar é o bife de Angus, uma delícia tenra, cozinhada ao ponto com um toque adocicado que não soube identificar.

Nota ainda para uma garrafeira bastante composta e um atendimento nota 10!

O Virgílio, São Vicente

Nunca tinha entrado no O Virgílio porque de fora aparentava-me ser um restaurante caro, mas a barriga de atum na ementa chamou-me a atenção da última vez que por lá passei. E não desiludiu!

Para além de ter preços bem ao encontro do que é normalmente cobrado na ilha, as doses são bastante generosas e os pratos chegam à mesa com bastante qualidade.

Nada como dar chance a novos lugares!

Barriga de Atum no restaurante O Virgílio, em São Vicente, na Madeira

Braseiro Grill, São Vicente

É um restaurante bem comum, que serve bolonhesas, risotos e pizzas. Mas aqui pode também contar com uma boa grelha de onde saem carnes bem feitas.

Não é um restaurante fenomenal, mas a sua localização mesmo em frente à praia e uma esplanada no primeiro andar, faz com que seja uma boa opção se andar pela zona norte da ilha. Ah, e os preços também são bastante convidativos.

Viola, Câmara de Lobos

Fora dos percursos mais turísticos, este restaurante em Câmara de Lobos é fantástico se procura uma espetada madeirense de boa qualidade, a bom preço. É capaz de comer uma espetada a dois, de lombo, por pouco mais de 10€! E, caso não tenha assim tanta fome, pode optar por meia espetada e até meio bolo do caco com manteiga de alho.

Pela sua qualidade e preço, este é um restaurante que enche facilmente (apesar de ter uma sala bastante grande). Vá cedo ou arrisca-se a ter de esperar a sua vez do lado de fora.

Restaurante A Viola Câmara de Lobos

Polar, Câmara de Lobos

Mais uma grande descoberta da minha última viagem à Madeira! É incrível como esta ilha continua a surpreender com bons restaurantes.

O Polar surgiu por sorte, por indicação de um amigo madeirense. Os locais sem dúvida conhecem os melhores restaurantes a ir.

A estrela da casa aqui é a Espetada à Madeirense, que chega à mesa suculenta e em dose generosa. Talvez merece-se um pouco mais de louro para o meu gosto, mas é uma bela espetada e a um preço bastante acessível.

Vale sem dúvida a viagem. Mas como é um restaurante bastante procurado, chegue cedo ou tente reservar para que a mesma não seja em vão.

Espetada à Madeirense no restaurante Polar em Câmara de Lobos, na Madeira

La Parreira, Campanário

Ora, cá está uma experiência diferente para comer uma espetada à madeirense. O La Parreira não é um restaurante qualquer. Primeiro que se sente à mesa vai ter que passar por diferentes etapas.

Passo a explicar.

Quando chega ao La Parreira encontra de um lado da rua um talho. É lá que deve entrar para escolher (e pagar) a carne que vai comer. Depois, passa para o café ao lado, local onde vai selecionar (e pagar) os acompanhamentos e as bebidas.

Depois de passadas estas duas fases, atravesse a rua para o restaurante em si, sente-se à mesa e espere que lhe sirvam tudo o que escolheu anteriormente.

Tenha em atenção que as doses dos acompanhamentos por aqui são bastante generosas.

Casa de Pasto Justiniano, Chão da Ribeira

Se for a vários restaurantes na Madeira provar a famosa espetada vai ver que em quase todos a mesma chega à mesa num espeto de metal. Porém, a verdadeira espetada à madeirense começou por ser confecionada num pau de louro.

Hoje, são raros os sítios onde isso acontece, mas no Justiniano, essa ainda é a tradição.

Este pequeno restaurante é enfiado no meio da serra e já em área considerada Parque Natural Laurissilva, pelo que a viagem até lá vale desde logo a pena.

Restaurante Justiniano
Restaurante Justiniano Madeira

Nota: Estive neste restaurante em março 2023 e encontrava-se encerrado para obras. Espero que abra em breve, mas, em último caso, ligue antes de ir para confirmar.

O Farolim, Ponta do Pargo

Umas boas lapas e uma carta de vinho bem composta são aquilo que mais me atrai neste restaurante, apesar dos pratos de carne também serem de boa qualidade.

Este é um restaurante ótimo para ir depois de assistir ao final do dia na ponta mais ocidental da Ilha da Madeira.

O Farolim Ponta do Pargo
O Farolim Ponta do Pargo

Joe’s, Jardim do Mar

Velho clássico, principalmente para a comunidade de surfistas que frequentam o Jardim do Mar. 

No Joe’s peça umas lapas ou experimente o frango piri-piri. Mas o maior encanto deste lugar são as conversas que se cruzam entre um café, uma Coral (cerveja local) ou uma partida de snooker.

E falando em clássicos…

Taberna da Poncha da Serra d’Água

Não é um restaurante, mas merece estar nesta lista de lugares a visitar na Madeira. Ir à ilha e não fazer uma paragem na “igreja”, como muitos apelidam, é impensável.

Na Taberna da Poncha, na localidade de Serra de Água, serve-se a melhor Poncha madeirense. Para além da Poncha clássica, pode experimentar a Poncha de maracujá, de tangerina e à Pescador.

Se não é fã desta bebida à base de aguardente de cana, pode sempre optar por uma Nikita, que junta cerveja e gelado ou uma Nikita sem álcool (gelado com sumo de ananás)… a minha preferida!

Comida por aqui só os amendoins que são dados para acompanhar as bebidas e cujas cascas – não estranhe – são sempre atiradas para o chão.

Taberna da Ponca de Serra d'Água Madeira

Onde ficam os melhores restaurantes da madeira

Assim termina a minha listagem dos melhores restaurantes na Madeira. Se tiver mais algum que queira sugerir e que acredita que vale a pena experimentar, coloque na caixa de comentários em baixo.

Se achou este artigo útil, não deixe de partilhar com os seus amigos nas redes sociais. Ajude-me a divulgar o blog!

Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde
Conheça os melhores restaurantes da Madeira para provar a gastronomia local… e não só.
Nota da Marlene

A opinião expressa neste post sobre os restaurantes na Madeira são fruto da minha experiência pessoal e todas as refeições foram pagas por mim. Contudo, não me poderei responsabilizar por alguma experiência que corra menos bem para um dos leitores.


VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!

  • ✅ Faça o seguro de viagem Heymondo e tenha 5% de desconto.
  • 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita ao melhor valor.
  • 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
  • ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
  • 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
  • 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
  • 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.

Ao utilizar estes links ou outros colocados neste artigo para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso, a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!