Bolo do caco com manteiga de alho. Espetada de carne. Lapas na grelha. As iguarias da Madeira não ficam por aqui.
Neste artigo vou mostrar-lhe os meus restaurantes madeirenses favoritos, para que possa experimentar na sua próxima viagem pela ilha.
Lá ao Fundo, Funchal
O meu restaurante preferido na Madeira lidera esta lista, como não podia deixar de ser. O Lá ao Fundo fica na zona antiga do Funchal, perto das ruas que têm as portas decoradas.
Não espere encontrar aqui as tradicionais espetadas madeirenses, mas sim pratos que vão buscar inspiração a terras africanas, como os caris moçambicanos.
Mas a Madeira está aqui bem representada pelo pescado que compõem os pratos deste fantástico restaurante. O atum tártaro ou o peixe-espada nunca decepcionam.
Por ser um dos melhores restaurantes do Funchal, é muito aconselhável que reserve mesa antes de ir.
Engenho Velho Restaurante, Arco da Calheta
Uma das descobertas na minha última viagem à Madeira. Fiquei alojada no Engenho Velho Hotel e, quando numa noite decidi ir experimentar o restaurante deles, tive uma bela surpresa.
As lapas bem temperadas foram uma primeira apresentação de luxo. A estas seguiu-se a Espetada à Engenho, a qual combina a espetada de carne tradicional com outros elementos, como o bacon, o pimento e a cebola.
Ainda a destacar é o bife de Angus, uma delícia tenra, cozinhada ao ponto com um toque adocicado que não soube identificar.
Nota ainda para uma garrafeira bastante composta e um atendimento nota 10!
O Virgílio, São Vicente
Nunca tinha entrado no O Virgílio porque de fora aparentava-me ser um restaurante caro, mas a barriga de atum na ementa chamou-me a atenção da última vez que por lá passei. E não desiludiu!
Para além de ter preços bem ao encontro do que é normalmente cobrado na ilha, as doses são bastante generosas e os pratos chegam à mesa com bastante qualidade.
Nada como dar chance a novos lugares!
Braseiro Grill, São Vicente
É um restaurante bem comum, que serve bolonhesas, risotos e pizzas. Mas aqui pode também contar com uma boa grelha de onde saem carnes bem feitas.
Não é um restaurante fenomenal, mas a sua localização mesmo em frente à praia e uma esplanada no primeiro andar, faz com que seja uma boa opção se andar pela zona norte da ilha. Ah, e os preços também são bastante convidativos.
Viola, Câmara de Lobos
Fora dos percursos mais turísticos, este restaurante em Câmara de Lobos é fantástico se procura uma espetada madeirense de boa qualidade, a bom preço. É capaz de comer uma espetada a dois, de lombo, por pouco mais de 10€! E, caso não tenha assim tanta fome, pode optar por meia espetada e até meio bolo do caco com manteiga de alho.
Pela sua qualidade e preço, este é um restaurante que enche facilmente (apesar de ter uma sala bastante grande). Vá cedo ou arrisca-se a ter de esperar a sua vez do lado de fora.
Polar, Câmara de Lobos
Mais uma grande descoberta da minha última viagem à Madeira! É incrível como esta ilha continua a surpreender com bons restaurantes.
O Polar surgiu por sorte, por indicação de um amigo madeirense. Os locais sem dúvida conhecem os melhores restaurantes a ir.
A estrela da casa aqui é a Espetada à Madeirense, que chega à mesa suculenta e em dose generosa. Talvez merece-se um pouco mais de louro para o meu gosto, mas é uma bela espetada e a um preço bastante acessível.
Vale sem dúvida a viagem. Mas como é um restaurante bastante procurado, chegue cedo ou tente reservar para que a mesma não seja em vão.
La Parreira, Campanário
Ora, cá está uma experiência diferente para comer uma espetada à madeirense. O La Parreira não é um restaurante qualquer. Primeiro que se sente à mesa vai ter que passar por diferentes etapas.
Passo a explicar.
Quando chega ao La Parreira encontra de um lado da rua um talho. É lá que deve entrar para escolher (e pagar) a carne que vai comer. Depois, passa para o café ao lado, local onde vai selecionar (e pagar) os acompanhamentos e as bebidas.
Depois de passadas estas duas fases, atravesse a rua para o restaurante em si, sente-se à mesa e espere que lhe sirvam tudo o que escolheu anteriormente.
Tenha em atenção que as doses dos acompanhamentos por aqui são bastante generosas.
Casa de Pasto Justiniano, Chão da Ribeira
Se for a vários restaurantes na Madeira provar a famosa espetada vai ver que em quase todos a mesma chega à mesa num espeto de metal. Porém, a verdadeira espetada à madeirense começou por ser confecionada num pau de louro.
Hoje, são raros os sítios onde isso acontece, mas no Justiniano, essa ainda é a tradição.
Este pequeno restaurante é enfiado no meio da serra e já em área considerada Parque Natural Laurissilva, pelo que a viagem até lá vale desde logo a pena.
Nota: Estive neste restaurante em março 2023 e encontrava-se encerrado para obras. Espero que abra em breve, mas, em último caso, ligue antes de ir para confirmar.
O Farolim, Ponta do Pargo
Umas boas lapas e uma carta de vinho bem composta são aquilo que mais me atrai neste restaurante, apesar dos pratos de carne também serem de boa qualidade.
Este é um restaurante ótimo para ir depois de assistir ao final do dia na ponta mais ocidental da Ilha da Madeira.
Joe’s, Jardim do Mar
Velho clássico, principalmente para a comunidade de surfistas que frequentam o Jardim do Mar.
No Joe’s peça umas lapas ou experimente o frango piri-piri. Mas o maior encanto deste lugar são as conversas que se cruzam entre um café, uma Coral (cerveja local) ou uma partida de snooker.
E falando em clássicos…
Taberna da Poncha da Serra d’Água
Não é um restaurante, mas merece estar nesta lista de lugares a visitar na Madeira. Ir à ilha e não fazer uma paragem na “igreja”, como muitos apelidam, é impensável.
Na Taberna da Poncha, na localidade de Serra de Água, serve-se a melhor Poncha madeirense. Para além da Poncha clássica, pode experimentar a Poncha de maracujá, de tangerina e à Pescador.
Se não é fã desta bebida à base de aguardente de cana, pode sempre optar por uma Nikita, que junta cerveja e gelado ou uma Nikita sem álcool (gelado com sumo de ananás)… a minha preferida!
Comida por aqui só os amendoins que são dados para acompanhar as bebidas e cujas cascas – não estranhe – são sempre atiradas para o chão.
Onde ficam os melhores restaurantes da madeira
Assim termina a minha listagem dos melhores restaurantes na Madeira. Se tiver mais algum que queira sugerir e que acredita que vale a pena experimentar, coloque na caixa de comentários em baixo.
Se achou este artigo útil, não deixe de partilhar com os seus amigos nas redes sociais. Ajude-me a divulgar o blog!
Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde
Nota da Marlene
A opinião expressa neste post sobre os restaurantes na Madeira são fruto da minha experiência pessoal e todas as refeições foram pagas por mim. Contudo, não me poderei responsabilizar por alguma experiência que corra menos bem para um dos leitores.
Leave a Comment