Quem acompanha as redes sociais do Marlene On The Move sabe que a minha última viagem a São Miguel, nos Açores, foi brindada com uma gigantesca tempestade.
A pontaria na marcação desta viagem deu em chuvas torrenciais, ventos de 100 km/h e um mar gigantesco que nem deu para colocar a prancha na água.
Mas o que fazer quando se está a viajar e nos deparamos com mau tempo? Passar os dias no hotel a lamentar a vida? Não é o meu estilo! Há sempre opções e São Miguel é um bom exemplo disso!
1. Visitar a Fábrica de Chá Gorreana
A maioria das atividades e atrações turísticas de São Miguel são ao ar livre, mas quando pensamos no que fazer indoor um local salta logo à vista: a Fábrica de Chá Gorreana.
Localizada na freguesia da Maia, este é um ex-libris da ilha, já que é a mais antiga e única plantação de chá da Europa.
Longe da chuva que cai no exterior podemos ficar a saber como foi introduzida a produção de chá em São Miguel, aprender os diferentes tipos de folhas e os processos de produção, visitar as várias áreas da fábrica e maquinaria usada, desde a chegada das folhas ao embalamento. E, por fim, terminar a visita a bebericar um chá preto pekoe com os olhos postos na plantação.
2. Fazer um périplo pelos restaurantes
É um facto e esta viagem comprova-o: quaisquer férias com mau tempo ganham vida com programas gastronómicas. Pelo menos para mim… e muito possivelmente para a maioria dos viajantes.
Há um sem-número de bons restaurantes micaelenses, principalmente para os apreciadores de carne, e alguns são clássicos, como a Sociedade Agrícola, em Rabo de Peixe.
Mas esta viagem serviu para ir em busca de outras preciosidades. Do Mané Cigano, uma tasca em plena Ponta Delgada, com uma fila assustadora à porta (vá cedo, bem cedo), mas com os melhores chicharros que alguma vez vai comer, à A Tasca, mais moderno e com uma lista de iguarias de perder a cabeça (não deixe de provar a entrada de polvo panado). Ai, os quilos extra que ganhei nestes dias passados em São Miguel…
3. Ir ao Mercado
O Mercado da Graça, em Ponta Delgada, é outro sítio onde se pode resguardar do mau tempo e, simultaneamente, entregar-se aos bons produtos regionais.
As bancas deste mercado que data do século XIX enchem-se dos famosos ananases, das pimentas (e o que os micaelenses gostam de pimenta!), de anonas e inhames, e nem falta a loja do Rei dos Queijos, ideal para escolher o queijo que quer levar para casa ou alguns doces locais.
4. Pôr o corpo de molho em água quente
Se é a primeira vez que está a visitar São Miguel, não se incomode com a chuva e vá até às piscinas de água termal. Quer seja na Caldeira Velha, em Ribeira Grande, ou na Poça da Dona Beija, nas Furnas, ponha-se de molho nestas piscinas de água quente e não se importe com a chuva que cai na cabeça.
Ambos os locais inserem-se em bonitos ambientes verdes que nem com o céu cinzento perdem a sua magia. Tenha apenas cuidado com o chão escorregadio e não fique demasiado tempo dentro de água, cuja temperatura pode fazer descer a tensão.
5. Beber um chá (ou outra coisa) na Marina
A Marina de Ponta Delgada ocupa grande parte da frente marítima da cidade e é outro dos seus pontos de atração. Afinal, aqui chegam os grandes cruzeiros e daqui partem as embarcações que levam os visitantes a ver a incrível vida marinha deste arquipélago.
O local oferece ainda várias lojas e cafés ideias para descontrair.
A Marina possui ainda uma piscina pública (com nadador-salvador) que atrai dezenas de banhistas. Quando lá estive, nem a chuva intensa impediu os turistas de ir a banhos.
O Que Fazer Em São Miguel
Está à procura de mais dicas de viagem para explorar São Miguel? Espreite este post da Ruthia, de O Berço do Mundo.
Já alguma vez visitou São Miguel? O que costuma fazer quando as suas férias são brindadas com mau tempo? Vamos trocar experiências! Dê a sua opinião na caixa de comentários.
Planeie a sua viagem
Ao utilizar os links afiliados em baixo estará a ajudar o blog sem qualquer custo acrescido para si!
✔︎ Escolha a estadia ideal em São Miguel
✔︎ Reserve o seu voo para Ponta Delgada
✔︎ E se o mau tempo resultar no atraso do voo ou algo pior? Faça um seguro de viagem e ganhe 5% de desconto por ser leitor/a do Surfer Girl On The Move.
✔︎ E não se esqueça de escolher um bom livro para a viagem!
Leave a Comment