Assim que ouvi, no final de 2019, que tinha aberto o parque Grená, nas Furnas, soube que tinha que ir visitar na minha próxima viagem até São Miguel, nos Açores.
E assim foi! Naquela que foi a minha quarta passagem pela “ilha verde” de Portugal, tracei rumo até lá e o que encontrei foi algo incrível.
Um tesouro natural chamado Grená
O parque Grená encontra-se junto da conhecida Lagoa das Furnas e estende-se por 18 hectares de “natureza pura e intocável”. É uma grande extensão coberta de vegetação densa com as espécies endémicas locais, como a urze, o credo-do-mato ou as acácias. Mas também uma série de cascatas e vários recantos para descansar ou apreciar a vista.
Mas Grená nem sempre foi assim.
A propriedade foi adquirida em 1832 por um turista inglês para construir uma casa de verão, mas o mesmo só havia de acontecer pelas mãos do então cônsul britânico de Ponta Delgada.
Após a morte do cônsul, a propriedade saltou de mão em mão até ser adquirida pelo governo português, em 1987. O intuito era alojar ali altas figuras do Estado quando estivessem de visita a São Miguel. Mas isso nunca se verificou. Aliás, Grená foi entregue ao abandono, começando a degradar-se com a passagem do tempo.
Três toneladas de lixo recolhido
Em 2015, o Estado português passou a propriedade para a Região Autónoma dos Açores, que, por sua vez, entregou a gestão a uma empresa especializada em parques e reservas naturais.
A partir daí começaram os trabalhos de revitalização do Grená, tendo sido retirados do local mais de três toneladas de lixo (!) e sendo construídas infraestruturas para receber visitantes e devolver o parque ao seu antigo esplendor.
Como visitar o Parque Grená, nas Furnas
A entrada para o Grená faz-se junto das caldeiras das Furnas. Logo ali encontra uma pequena casota em madeira onde pode adquirir a entrada, que tem um custo de 10€.
A partir daí, siga o mapa que lhe é entregue e comece a percorrer o trilho por locais com nomes sugestivos como o Vale das Begónias, a Subida dos Incensos ou a Avenida dos Plátanos.
Pontos altos da visita são o Salto da Inglesa — infelizmente encontrava-se fechado quando lá estive —, o qual tem uma vista incrível sobre as Furnas, e o Vale da Cascata, com quedas de água que tornam o local ainda mais bucólico.
Por último, existe também uma antiga Casa Histórica, que terá servido de habitação a anteriores proprietários. Apesar de estar em ruínas, não deixa de ter o seu encanto, já que a natureza se apoderou dela.
Curioso/a com o parque Grená, nas Furnas? Ora, espeite o vídeo!
O parque Grená, nas Furnas, foi sem dúvida uma das grandes descobertas na minha última viagem aos Açores. Mas existem outros locais incríveis para descobrir. E você, já visitou São Miguel? Qual o seu local favorito?
Nunca visitou, mas está nos planos? Se tiver alguma dúvida, partilhe na caixa de comentários que posso tentar ajudar.
Leave a Comment