Parque Grená, Furnas, São Miguel: Eis porque tem mesmo de visitar

Açores Parque Grená Park Furnas São Miguel Azores

Assim que ouvi, no final de 2019, que tinha aberto o parque Grená, nas Furnas, soube que tinha que ir visitar na minha próxima viagem até São Miguel, nos Açores.

E assim foi! Naquela que foi a minha quarta passagem pela “ilha verde” de Portugal, tracei rumo até lá e o que encontrei foi algo incrível.

Um tesouro natural chamado Grená

O parque Grená encontra-se junto da conhecida Lagoa das Furnas e estende-se por 18 hectares de “natureza pura e intocável”. É uma grande extensão coberta de vegetação densa com as espécies endémicas locais, como a urze, o credo-do-mato ou as acácias. Mas também uma série de cascatas e vários recantos para descansar ou apreciar a vista.

Açores Parque Grená Park Furnas São Miguel Azores

Mas Grená nem sempre foi assim.

A propriedade foi adquirida em 1832 por um turista inglês para construir uma casa de verão, mas o mesmo só havia de acontecer pelas mãos do então cônsul britânico de Ponta Delgada.

Sabia que…

Vines, o cônsul inglês de Ponta Delgada, apelidou a propriedade de “Grená” em homenagem à sua mulher, que na infância frequentava uma estância de família, na Irlanda, com esse mesmo nome.

Após a morte do cônsul, a propriedade saltou de mão em mão até ser adquirida pelo governo português, em 1987. O intuito era alojar ali altas figuras do Estado quando estivessem de visita a São Miguel. Mas isso nunca se verificou. Aliás, Grená foi entregue ao abandono, começando a degradar-se com a passagem do tempo.

Três toneladas de lixo recolhido

Em 2015, o Estado português passou a propriedade para a Região Autónoma dos Açores, que, por sua vez, entregou a gestão a uma empresa especializada em parques e reservas naturais.

A partir daí começaram os trabalhos de revitalização do Grená, tendo sido retirados do local mais de três toneladas de lixo (!) e sendo construídas infraestruturas para receber visitantes e devolver o parque ao seu antigo esplendor.

Açores Parque Grená Park Furnas São Miguel Azores

Como visitar o Parque Grená, nas Furnas

A entrada para o Grená faz-se junto das caldeiras das Furnas. Logo ali encontra uma pequena casota em madeira onde pode adquirir a entrada, que tem um custo de 10€.

A partir daí, siga o mapa que lhe é entregue e comece a percorrer o trilho por locais com nomes sugestivos como o Vale das Begónias, a Subida dos Incensos ou a Avenida dos Plátanos.

Açores Parque Grená Park Furnas São Miguel Azores

Pontos altos da visita são o Salto da Inglesa — infelizmente encontrava-se fechado quando lá estive —, o qual tem uma vista incrível sobre as Furnas, e o Vale da Cascata, com quedas de água que tornam o local ainda mais bucólico.

Por último, existe também uma antiga Casa Histórica, que terá servido de habitação a anteriores proprietários. Apesar de estar em ruínas, não deixa de ter o seu encanto, já que a natureza se apoderou dela.

Curioso/a com o parque Grená, nas Furnas? Ora, espeite o vídeo!

O parque Grená, nas Furnas, foi sem dúvida uma das grandes descobertas na minha última viagem aos Açores. Mas existem outros locais incríveis para descobrir. E você, já visitou São Miguel? Qual o seu local favorito?

Nunca visitou, mas está nos planos? Se tiver alguma dúvida, partilhe na caixa de comentários que posso tentar ajudar.

Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde!

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;
↣ Pague todas as despesas de viagem com o cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias;
↣ O seu voo atrasou ou foi cancelado? Consulte a Compensair e saiba se pode ser compensado.

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments