Top
Santuário de Fátima

Quem me conhece sabe que não seguidora de nenhuma religião em particular, mas respeito todas e sou grande admiradora da arte e arquitetura que está por detrás de grandes templos e monumentos religiosos.

Há pouco tempo andei pelo centro de Portugal, e cheguei à conclusão de que apenas tinha visitado o Santuário de Fátima uma vez na vida e era bem pequena quando o fiz.

Em 2017 viajei até Roma e fiz questão de visitar o Vaticano e a Praça de São Pedro. Por isso, porque razão é que não havia de visitar o maior templo do meu país, o local que, anualmente, recebe 6 milhões de pessoas?

Santuário de Fátima

A História do Santuário de Fátima

Para entender a relevância deste templo para os seguidores da fé cristã, é importante conhecer a história das Aparições de Fátima.

Conta a história (será que posso chamar-lhe assim?…) que a 13 de maio, no local conhecido como Cova da Iria, Nossa Senhora terá aparecido a três crianças — Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, com 9 anos, e Jacinta, de 7 anos — que ali se encontravam a cuidar de um rebanho.

O relato dos avistamentos (outros se seguiram a esta data) rapidamente se espalharam e o sítio tornou-se local de peregrinação. A 6 de agosto de 1918 era construída naquele local uma pequena capela que, mais tarde, viria a dar lugar ao grande Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima

Sentir a Fé

Os restos mortais dos três pastorinhos encontram-se hoje no interior da grande Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em capelas laterais ao altar principal. Mas o foco da atenção dos visitantes e peregrinos está na Capelinha das Aparições, que marca o local dos avistamentos e exibe a conhecida imagem da Virgem.

Santuário de Fátima

Ainda no santuário está a Azinheira Grande — sob a qual os Pastorinhos e os primeiros peregrinos terão rezado enquanto aguardavam a chegada de Nossa Senhora —, a Basílica da Santíssima Trindade, bem como o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, mesmo no centro do recinto.

No dia que visitei o Santuário de Fátima chovia incessantemente e mesmo assim os visitantes eram umas boas dezenas. Porém, longe de preencherem a praça capaz de suportar 300 mil pessoas.

Para mim, foi a ocasião perfeita para ver o santuário à vontade. Mas se quer viver e sentir todo o poder da fé naquele local, os dias 13 entre maio e outubro são as principais datas de celebração, as mesmas aquando terão acontecido as Aparições.

Santuário de Fátima

Curiosidade!

Sabia que junto à entrada nascente do recinto pode encontrar um fragmento do antigo Muro de Berlim? A relíquia chegou ao santuário em 1994, sendo uma oferenda feita por um emigrante português residente na Alemanha.

Gostou do Post? Faça Pin!
É um dos mais importantes templos cristãos do mundo e fica em Portugal. Este Natal, aproveite o espírito da quadra para conhecer o Santuário de Fátima.
AS MINHAS FERRAMENTAS DE VIAGEm favoritas
Heymondo

Seguro de viagem com cobertura total e assistência 24h/7. Com -5% de desconto.

Holafly

Fique ligado com um eSIM, sem roaming, em mais de 160 destinos. Com -5% de desconto.

Skyscanner

Compare voos em segundos e encontre as melhores ofertas em todo o mundo.

Booking.com

Hotéis, apartamentos e estadias para todos os orçamentos e estilos de viagem.

Hostelworld

Hostels com as melhores classificações para aventuras diferentes e económicas.

GetYourGuide

Reserve tours e bilhetes para atrações com facilidade e cancelamento gratuito.

Discovercars

Alugue um carro em qualquer lugar com tarifas excelentes e opções de seguro completo.

Amazon

Artigos essenciais de viagem, desde gadgets a mochilas, tudo num só lugar: a minha loja.

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x