Search here...
TOP
Japão Surfar

Surf no Japão: Explore os melhores spots de surf do país

Surfing in Japan: Exploring the best surf spots
957 Views

O surf no Japão é uma atividade pouco conhecida, mas próspera, com uma história interessante e uma comunidade que não pára de crescer.

As origens deste desporto no Japão remontam a meados do século XX, quando foi introduzido por militares americanos estacionados no país após a Segunda Guerra Mundial. Estes entusiastas das ondas trouxeram as pranchas de surf e começaram a surfar as ondas ao longo da costa japonesa.

No entanto, foi nas décadas de 1960 e 1970 que esta atividade começou a ganhar maior expressão entre a população japonesa.

Atualmente, o Japão organiza ao longo do ano muitos eventos e competições locais e internacionais. Aliás, foi em 2020 que o surf estreou-se nos Jogos Olímpicos precisamente em Tóquio, tornando-se num marco importante para a comunidade de surf local.

Escolas de surf e lojas de aluguer de pranchas estão a surgir em cada vez maior número nas cidades costeiras que oferecem condições para a prática da modalidade. Também os principais surfistas profissionais do Japão estão a empenhar-se em levar a bandeira do Japão além-fronteiras. Nomes como Kanoa Igarashi, Hiroto Ohhara ou Masatoshi Ohno, entre outros, são considerados uma referência neste desporto.

Conheça o Guia de Viagem do Japão feito para que possa usar no seu telemóvel

Os melhores lugares para fazer surf no Japão

Se está a planear uma surf trip no Japão, considere visitar alguns destes locais:

1. Chiba

Chiba is among the most famous spots to surf in Japan
Chiba — Foto de erika m no Unsplash

Localizada a uma curta distância de Tóquio, Chiba é uma excelente escolha para surfistas iniciantes e avançados. Os surf spots mais famosos de Chiba incluem Katsuura, um misto de fundo de areia e recife que ganha vida quando chegam as ondas provocadas pelos tufões provenientes de sul, ou Tsurigasaki, que acolheu o evento de surf dos Jogos Olímpicos de 2020.

2. Shonan

Na prefeitura de Kanagawa, Shonan é um dos surf spots mais famosos do Japão. É o lar de inúmeras lojas e escolas de surf, tornando-o num excelente local para iniciantes. A praia de Zushi é conhecida pelas suas ondas consistentes e é onde se realiza a Taça Tsukiji, a maior competição de surf do Japão.

3. Okinawa

Okinawa é um paraíso tropical localizado na parte mais a sul do Japão, e é onde pode encontrar alguns dos mais belos e únicos spots de surf do país. Por exemplo, Sunabe, um reef break muito procurado, ou Aha Port, uma direita que funciona com ondulações de vento.

4. Ibaraki

Onai, Japan
Oarai — Foto de Ray ZHUANG na Unsplash

Na costa leste do Japão, Ibaraki é outro destino de surf que vale a pena conhecer. O litoral tem boas ondas para surfar, nomeadamente na praia de Oarai e a praia de Onuki. Mas atenção que aqui o vento está quase sempre presente. 

5. Wakayama

Wakayama é uma jóia escondida localizada na costa oeste do Japão. Aqui encontrará alguns dos mais belos e intocados spots de surf do país. Entre eles destacam-se Gobo, que brilha quando se aproxima um tufão, e Isonoura, a escolha perfeita para principiantes.

Para além destes surf spots, existem muitas outras praias ao longo da longa costa do Japão à espera de serem exploradas por surfistas de todos os níveis.

5% de desconto no seguro de viagem pela Marlene On The Move

Como se formam as ondas no Japão?

Situado ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, o Japão caracteriza-se pela sua forma alongada, com o Oceano Pacífico a leste e o Mar do Japão a oeste. Esta configuração permite que o país receba ondulações de várias direções, resultando num ambiente de ondas consistente.

Além disso, os ventos predominantes de inverno, como a Alta da Sibéria e a Baixa das Aleutas, geram tempestades poderosas no Pacífico Norte, produzindo ondulações maiores que chegam à costa.

A interação entre estes padrões climáticos, as correntes oceânicas e a complexa topografia costeira cria um ambiente ideal para a formação e manutenção de ondas ao longo do Japão.

Vai ao Japão? Espreite estas dicas de viagem.

Com a crescente popularidade do surf no país, não é de admirar que a comunidade de surfistas do Japão esteja a trabalhar ativamente para desenvolver o desporto. Por isso, alguns acreditam que o Japão se tornará em breve num dos principais destinos de surf do mundo.

É emocionante pensar em todos os novos surf spots que serão descobertos no futuro. Quem sabe, talvez até por si!

Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde.
Explore os melhores spots de surf no Japão e mergulhe na fascinante história deste desporto neste país singular.

VAI VIAJAR?

Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!

  • ✅ Faça o seguro de viagem Heymondo e tenha 5% de desconto.
  • 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita ao melhor valor.
  • 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
  • ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
  • 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
  • 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
  • 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.

Ao utilizar estes links ou outros colocados neste artigo para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso, a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!