O surf no Japão é uma atividade pouco conhecida, mas próspera, com uma história interessante e uma comunidade que não pára de crescer.
As origens deste desporto no Japão remontam a meados do século XX, quando foi introduzido por militares americanos estacionados no país após a Segunda Guerra Mundial. Estes entusiastas das ondas trouxeram as pranchas de surf e começaram a surfar as ondas ao longo da costa japonesa.
No entanto, foi nas décadas de 1960 e 1970 que esta atividade começou a ganhar maior expressão entre a população japonesa.
Atualmente, o Japão organiza ao longo do ano muitos eventos e competições locais e internacionais. Aliás, foi em 2020 que o surf estreou-se nos Jogos Olímpicos precisamente em Tóquio, tornando-se num marco importante para a comunidade de surf local.
Escolas de surf e lojas de aluguer de pranchas estão a surgir em cada vez maior número nas cidades costeiras que oferecem condições para a prática da modalidade. Também os principais surfistas profissionais do Japão estão a empenhar-se em levar a bandeira do Japão além-fronteiras. Nomes como Kanoa Igarashi, Hiroto Ohhara ou Masatoshi Ohno, entre outros, são considerados uma referência neste desporto.

Os melhores lugares para fazer surf no Japão
Se está a planear uma surf trip no Japão, considere visitar alguns destes locais:
1. Chiba
Localizada a uma curta distância de Tóquio, Chiba é uma excelente escolha para surfistas iniciantes e avançados. Os surf spots mais famosos de Chiba incluem Katsuura, um misto de fundo de areia e recife que ganha vida quando chegam as ondas provocadas pelos tufões provenientes de sul, ou Tsurigasaki, que acolheu o evento de surf dos Jogos Olímpicos de 2020.
2. Shonan
Na prefeitura de Kanagawa, Shonan é um dos surf spots mais famosos do Japão. É o lar de inúmeras lojas e escolas de surf, tornando-o num excelente local para iniciantes. A praia de Zushi é conhecida pelas suas ondas consistentes e é onde se realiza a Taça Tsukiji, a maior competição de surf do Japão.
3. Okinawa
Okinawa é um paraíso tropical localizado na parte mais a sul do Japão, e é onde pode encontrar alguns dos mais belos e únicos spots de surf do país. Por exemplo, Sunabe, um reef break muito procurado, ou Aha Port, uma direita que funciona com ondulações de vento.
4. Ibaraki

Na costa leste do Japão, Ibaraki é outro destino de surf que vale a pena conhecer. O litoral tem boas ondas para surfar, nomeadamente na praia de Oarai e a praia de Onuki. Mas atenção que aqui o vento está quase sempre presente.
5. Wakayama
Wakayama é uma jóia escondida localizada na costa oeste do Japão. Aqui encontrará alguns dos mais belos e intocados spots de surf do país. Entre eles destacam-se Gobo, que brilha quando se aproxima um tufão, e Isonoura, a escolha perfeita para principiantes.
Para além destes surf spots, existem muitas outras praias ao longo da longa costa do Japão à espera de serem exploradas por surfistas de todos os níveis.
Como se formam as ondas no Japão?
Situado ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, o Japão caracteriza-se pela sua forma alongada, com o Oceano Pacífico a leste e o Mar do Japão a oeste. Esta configuração permite que o país receba ondulações de várias direções, resultando num ambiente de ondas consistente.
Além disso, os ventos predominantes de inverno, como a Alta da Sibéria e a Baixa das Aleutas, geram tempestades poderosas no Pacífico Norte, produzindo ondulações maiores que chegam à costa.
A interação entre estes padrões climáticos, as correntes oceânicas e a complexa topografia costeira cria um ambiente ideal para a formação e manutenção de ondas ao longo do Japão.
Vai ao Japão? Espreite estas dicas de viagem.
Com a crescente popularidade do surf no país, não é de admirar que a comunidade de surfistas do Japão esteja a trabalhar ativamente para desenvolver o desporto. Por isso, alguns acreditam que o Japão se tornará em breve num dos principais destinos de surf do mundo.
É emocionante pensar em todos os novos surf spots que serão descobertos no futuro. Quem sabe, talvez até por si!
Gostou do post? Faça PIN e guarde para mais tarde.

VAI VIAJAR?
Prepare as suas viagens com os parceiros do Marlene On The Move!
- 🏨 Use o Booking.com ou o Hostelworld para escolher a sua estadia favorita aos melhores preços.
- 🚙 Alugue o carro na Rentalcars ou no Discover Cars e obtenha o melhor negócio.
- ✈️ Encontre os voos mais baratos no Skyscanner, não importa o destino.
- 🚉 Compre os seus bilhetes de transporte com a Omnio e evite as filas.
- 🛟 Faça o seguro de viagem IATI e tenha 5% de desconto.
- 📲 Compre o eSIM com a Airalo e esteja sempre conectado no seu destino.
- 🎟️ Explore qualquer destino com os melhores tours da GetYourGuide.
Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Leave a Comment