Search here...
TOP
Destinos

Web Summit, as Empresas Tecnológicas e o Turismo

Brasil stand at the Web Summit 2023
178 Views

Desde que o Web Summit se realiza em Portugal que tenho estado em todas as edições e curiosamente parece-me que a presença de vários países neste evento tecnológico tem vindo a aumentar de ano para ano.

A edição de 2023 vem comprovar isso mesmo, com stands a destacarem-se com slogans como “Investe na Turquia”, “Investe nos Açores”, “Investe na Polónia”.

Atrair investimento para os países, ainda mais investimento tecnológico, é sempre uma grande aposta. E, apesar de não ver uma relação direta com o turismo numa fase de implementação das empresas, acredito que o turismo e a forma como um país se apresenta pode ser um dos fatores que está na base de decisão do dito “investimento” numa determinada nação.

Portugal tem trabalhado nisso. Depois de nos últimos anos ter-se apresentado como um dos principais destinos turísticos da Europa, tem vindo a fazer um forte trabalho de atração de investimento no campo das startups tecnológicas. Os ditos “unicórnios”.

Achei curioso que o mesmo caminho está agora a ser traçado pelos Açores.

Por outro lado, a presença da Arábia Saudita e do Qatar vai ao encontro da aposta que os países árabes estão a fazer na sua imagem externa e na atração de todo o tipo de negócio ou eventos para aquelas nações.

Com o Web Summit uma coisa parece-me clara: se, por um lado, a implementação de empresas num determinado país pode não ter ligação direta ao seu turismo, já a realização de grandes eventos está completamente associada.

Só na edição deste ano estiveram em Lisboa mais de 70 mil participantes oriundos de 153 países, os quais causaram uma taxa de ocupação hoteleira na ordem dos 85%. Não é, por isso, difícil de imaginar o impacto que estes milhares de novos visitantes também têm na restauração e comércio local.

Sei que este artigo bate um pouco ao lado do que estou habituada a escrever por aqui, não sendo totalmente orientado para as viagens. Mas adorava ouvir a sua opinião sobre estes temas! Acha que acolher novas empresas pode influenciar o turismo? Acredita que a realização de grandes eventos é positiva ou negativa para uma cidade ou país?

Marlene On The Move

Marlene Marques

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras pelo Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas com a prancha de surf como bagagem.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!