Sempre adorei escrever e por isso tornei-me jornalista. Escrevi para jornal, escrevi para revista, e quando a vida me quis afastar da escrita, achei nos blogs a maneira de continuar a mexer com carateres, a transformar ideias e pensamentos em texto.
Depois de algumas tentativas de encontrar a minha identidade online, no início do ano passado a ideia chegou-me sem grande dificuldade: quais são as coisas que eu mais gosto? Sobre as quais mais me daria prazer escrever?
Viagens e Surf.
Simples.
E assim nasceu o Surfer Girl On The Move. A miúda surfista que nunca pára quieta, com uma vontade incrível de conhecer o mundo. Enfim, eu!
Lições aprendidas em um ano de blog
Parece simples ter um blog. Quando começamos pensamos que vai ser fácil escrever tudo o que nos vem à mente, tudo o que andamos a fazer. Mas ter um blog é uma aventura complexa, que requer tempo, estudo, por vezes até algum dinheiro e… já disse tempo?…
Passado um ano de blog houve várias aprendizagens que tirei. Umas positivas, outras negativas. Valeu a pena? Claro que sim! Todas elas levaram a que evoluísse e a que o blog se tornasse num produto do qual me orgulho muito.
E que ensinamentos foram esses?
-
Escrever para um blog não é o mesmo que escrever um diário
Num diário estamos a escrever para nós próprios. Num blog estamos a dirigir-nos a um público, a leitores que escolheram ler os nossos textos, porque o que escrevemos gerou interesse e foi ao encontro da informação que procuram. Estamos a falar para VOCÊS!
Tomando essa realidade, não podemos continuar a escrever como se o que dizemos ficasse fechado nas linhas de um caderno.
Ora, chegar a um equilíbrio entre o escrever para outros, sem perdermos o nosso Eu, aí está o verdadeiro desafio.
-
Se estamos a escrever, queremos ser lidos
Se não quiséssemos não estaríamos a escrever numa plataforma pública. Começamos a ser lidos por aqueles que nos são próximos, pelos nossos amigos ou pelos seguidores das nossas redes sociais.
Mas quando começamos a ver nas estatísticas do site que existe uma pessoa do outro lado do mundo que nos encontrou e está a ler um dos nossos posts, então a responsabilidade com o que estamos a escrever, cresce.
-
O crescimento é um caracol que teima em andar
Ao longo deste ano muito tenho lido sobre blogs e a quantidade de pessoas que abandonam esta forma de comunicação porque os resultados e as visualizações teimam em aparecer.
E por mais que pensemos que o que escrevemos está espetacular, nem sempre conseguimos que chegue à quantidade de leitores que gostaríamos.
Por isso, apostamos numa série de estratégias de marketing para darmos a conhecer ao mundo que existimos e que escrevemos textos interessantes.
Claro que, ao contrário do que pensava, esse processo demora tempo e a persistência e o gosto pelo que faço é o que me leva a continuar.
-
Viajar de férias é diferente quando se tem um blog
Quando dizemos que temos um blog de viagens, que escrevemos sobre destinos, toda a gente pensa “que trabalho espetacular!”, “andas sempre a passear”… mas viajar tendo em mente o que vamos produzir para o blog é bem diferente do simples ir de férias.
Quando chegamos ao hotel, a primeira coisa que fazemos é tirar fotos antes que a cama fique desfeita ou a roupa esteja espalhada pelo quarto.
Quando nos sentamos no restaurante, imagens dos pratos são desde logo registadas, independentemente de estarmos a morrer de fome e, no fundo, não querermos saber qual o melhor ângulo para captar o brilho da salada.
E qualquer monumento ou museu é intensamente estudado, para mais tarde podermos contar a sua história e mostrá-lo em fotografias detalhadas.
Isto já para não falar no ir alimentando as redes sociais.
Mas eu adoro e, sinceramente, é uma forma de conhecer ainda melhor os locais que visito.
-
A comunidade de bloggers de viagens é incrível!
Durante este ano tive a oportunidade de entrar em contacto com inúmeros bloggers de viagens. Quer sejam portugueses, brasileiros ou das mais diversas nacionalidades.
E tenho a dizer que é uma comunidade extraordinária! Nos vários grupos de Facebook a que pertenço, os bloggers entreajudam-se quer seja na partilha de informação como na divulgação do trabalho uns dos outros.
Nestes últimos 12 meses muito aprendi com eles e espero continuar a crescer com as suas experiências.
E agora?
Agora, venha outro ano! E outro, e outro, e outro… venham muitos mais cheios de viagens, de histórias, de pessoas e de muitas ondas!
E espero contar consigo para ler, comentar e sugerir.
Vamos continuar esta viagem juntos!
24 COMMENTS
Marta Chan
7 anos agoParabéns pelo primeiro aninho Marlene, e que venham muitos mais! Concordo plenamente que temos uma comunidade de travel bloggers brutais, excelentes partilhas que fazemos hein? 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Marta! É bem verdade! Adoro ler e partilhar as vossas histórias. Obrigada pelo comentário! 🙂
Matheus Crespo
7 anos agoAi amei esse texto, ser blogueiro de viagem realmente não é tarefa fácil. Dá um trabalhão e como você disse as vezes o resultado demora a aparecer.
Mas a satisfação de ter uma única pessoa pelo menos elogiar o nosso texto, dizer que foi útil, ou que se emocionou com nossas palavras já faz o trabalho valer a pena.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORÉ mesmo, Matheus! Por vezes é duro ter um dia cheio e chegar a casa ainda ir escrever. Mas fazemos porque gostamos desse desafio, gostamos de relatar o que vivemos e porque sabemos que aquilo que contamos pode ajudar a viagem de alguém ou a inspirar outras aventuras. 😉 Obrigada por ler e pelo seu comentário!
Deivson
7 anos agoQue legal. Parabéns pelo 1 ano de blog. Não é tarefa fácil, mas é muito prazeroso.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Deivson!
Fábio Junior Alves
7 anos agoParabéns pelo primeiro ano, que eu considero ser o mais difícil já que ainda não conhecemos nosso público. Tenho certeza que o surfergirlonthemove.com tem uma longa história de sucessos pela frente.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada pela força, Fábio!
Marlise Vidal
7 anos agoOlá Marlene,
Acrescente na sua lista que ser blogueira de viagem não é nada fácil, ao contrário do que todo mundo pensa e fazer sucesso é muuuuito difícil! 😉
Abs, Marlise
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORÉ verdade, Marlise. Mas somos uns lutadores! 😉
Maria João Proença
7 anos agoParabéns pelo primeiro ano Marlene e que venham mais! De facto é tudo isso que escreveste. O Joland para mim é o meu bebé, e por mais projectos que arranje ou por menos tempo que tenha, será sempre algo na minha lista de prioridades. Muito sucesso para 2017! 🙂
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORE para ti, Maria João! É um “bebé” que dá trabalho e que temos que andar sempre a apaparicar, mas que nos faz muito feliz 😉
Mari Vidigal
7 anos agoParabéns por um ano de blog! Adorei os aprendizados e que venham muitos e muitos anos pela frente. Adorei seu estilo de escrita e vou acompanhar o blog.
Abraços,
Mari
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Mari. Muito obrigada! Fico muito contente por ter gostado do blog. 🙂
Francisco Agostinho
7 anos agoParabéns Marlene! Adorei o teu post, é mesmo assim… resumindo quanto mais queremos que dê certo mais tempo precisamos e mais trabalho dá, mas é mesmo assim, gostamos ! Adorei, boas viagens !
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Francisco. Como bom português, estamos sempre a queixar-nos, mas, no fundo, adoramos o que estamos a fazer 😉
Karine Porto
7 anos ago“A comunidade de bloggers de viagens é incrível!”.
Concordo plenamente! 🙂
Parabéns! Que venham muito mais viagens para que possas compartilhar aqui com a gente.
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Karine!
Ana Carolina Miranda
7 anos agoMarlene, parabéns pelo aniversário do blog. Realmente existem muitas dificuldades no caminho, mas aos poucos vamos aprendendo com os erros e crescendo um pouco mais a cada dia. Que venham muitas viagens pela frente!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORObrigada, Ana Carolina! É mesmo isso, passo a passo vamos avançando 😉
Luiz Jr. Fernandes
7 anos agoOlá! Realmente a vida de blogger de turismo não é mole. A gente não viaja a lazer né?! Acabamos trabalhando enquanto as pessoas pensam que estamos nos divertindo. No fim é um mix de ambos…, muito boas as suas considerações! Abraços!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHORÉ mesmo isso, Luiz. Mas no final vale sempre a pena, não é? 😉 Obrigada pelo seu comentário.
Pedro Henriques
7 anos agoSei bem o que é este teu testemunho! Ser blogger é uma experiência muito boa, mas na minha opinião, acho que ficamos demasiado presos aquilo que é ser uma espécie de “jornalismo!
Marlene Marques
7 anos ago AUTHOROi, Pedro. Confesso que sou jornalista de profissão, por isso o “bichinho” anda cá sempre. Mas, sim, por vezes devíamos de descontrair um pouco 😉 bjs