GWK Cultural Park — A Não Perder Em Bali!

GWK Cultural Park Bali

O GWK Cultural Park foi uma das grandes descobertas da minha última viagem a Bali. Não vi referências a este local em parte alguma, apenas lá cheguei por pura curiosidade. E ser curiosa aqui, deu resultado.

não visitava Bali há mais de 10 anos e, quando regressei este ano, sabia que muito devia ter mudado.

Comecei por notar algo diferente na paisagem quando estava nas praias de Canggu e via uma grande estátua na zona de Uluwatu. “Mas que raio é aquilo?… para conseguir ver daqui deve ser enorme!”, pensava.

Depois, no caminho entre Uluwatu e Kuta passava por uma grande entrada para algo chamado GWK. Estava cada vez mais curiosa… como Bali é repleta de campos de golfe, à primeira pensei que seria mais um desses empreendimentos… até que decidi entrar.

O GWK Cultural Park

O Garuda Wisnu Kencana (GWK) Cultural Park ocupa uma área de aproximadamente 60 hectares na zona de Ungasan e é uma homenagem à cultura hindu e à Indonésia.

Estátua GWK Cultural Park statue Bali

A estátua que via a uma imensa distância é o ex-libris deste local. Uma representação do Deus Vishnu a montar o seu companheiro Garuda.

Com 121 metros de altura, é um dos maiores monumentos do mundo! Maior que a Estátua da Liberdade (EUA), ou a Ushiku Daibutsu (Japão)!

Mas o GWK Cultural Park não é só a estátua de Vishnu e Garuda. Existem outros espaços incríveis e que tornam este lugar único na Indonésia e imperdível numa visita a Bali.

▶︎ O que ver no GWK ◀︎

GWK cultural park bali tirtha agung

Tirtha Agung

Esta é a entrada no GWK e, se à primeira vista parecem apenas grandes blocos de pedra, existe mais para ver nesta parte do recinto.
Gravada nas paredes está a história sobre o nascimento do Garuda até à sua ligação com o Deus Vishnu.
A imponência daqueles grandes blocos de pedra começam logo por impressionar mal entramos no parque.

GWK cultural park bali Garuda Plaza

Garuda Plaza

O Garuda é um símbolo nacional — não é à toa que dá nome à companhia aérea local — e uma das principais figuras mitológicas na Indonésia.
Metade-pássaro, metade-homem, o companheiro do Vishnu representa lealdade, confiança e sacrifício, sendo igualmente visto como um símbolo da liberdade. A estátua é incrível!

GWK cultural park Vishnu Plaza

Vishnu Plaza

Na parte mais alta do recinto, esta praça é marcada por uma grande estátua de Vishnu. Vishnu é um dos principais deuses do hinduísmo. De acordo com esta religião, é um dos pilares de sustentação do universo e, em conjunto com Shiva e Brahma, formam a sagrada trindade.

GWK Cultural Park Bali Kura Kura Plaza

Kura Kura Plaza

Este é um belo jardim de água, onde podem ver-se várias esculturas, entre as quais estátuas de tartarugas. Na mitologia hindu, a tartaruga aparece como protetora dos edifícios e, mais tarde, vamos encontrá-las em outras partes do recinto.

▶︎◀︎

Tudo no GWK Cultural Park assume uma dimensão enorme e ao percorrermos este parque cultural sentimo-nos mesmo pequenos. E não bastassem todas as esculturas e referências à história hindu e à cultura da indonésia, realizam-se diariamente espetáculos com música e danças balinesas.

Dito e feito, prepare-se para passar algumas horas por aqui. O parque está aberto entre as 8:00 e as 21:00 e, se o tempo estiver bem quente, aconselho que o visite logo pela manhã.

GWK Cultural Park Bali

O que achou do GWK Cultural Park? Já conhece ou ouviu falar? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Gostou do post? Faça Pin e guarde para mais tarde!
Quer ver uma das maiores estátuas do mundo? No GWK Cultural Park, em Bali, na Indonésia, poderá ver esse monumento e muito mais. Uma visita obrigatória na Ilha dos Deuses.
Comments