Óbidos sempre esteve próxima de mim, quer fosse nas breves visitas que por lá fiz ou nos eventos de trabalho que me levaram ao interior da muralha. Mas nunca antes tinha passado a noite na vila medieval.
Recentemente, tive oportunidade de o fazer naquele que acredito ser um dos melhores hóteis da localidade: o Josefa d’Óbidos.
Colado às muralhas do Castelo de Óbidos, este alojamento, que começou por ser uma simples albergaria, é hoje um espaço renovado, agradável e acolhedor. O ponto de partida perfeito para explorar Óbidos.
Do sonho nasce o Josefa D’Óbidos
A história do Josefa D’Óbidos podia ser como a de tantos outros hóteis. Mas não. Este alojamento na zona Oeste de Portugal surgiu do sonho de um homem que dedicava a vida à produção de pão, mas que não teve receio de ver o potencial da vila e de arregaçar as mangas.
Numa altura em que Óbidos tinha ainda poucos locais onde os visitantes pudessem pernoitar, o Josefa D’Óbidos surgiu em 1986 com apenas oito quartos e com o passar do tempo foi-se estendendo e alargando a oferta.
Hoje, o hotel conta com 30 quartos e duas suites, bem como um quarto adaptado a mobilidade reduzida.
Azul é a minha cor!
Foi numa dessas suites que estive aquando desta estadia. O Quarto Azul ganha nome pela cor predominante que existe nas paredes e mobiliário. Um azul turquesa que contrasta com o castanho da muralha que espreita lá fora.
A cama também foi uma das mais confortáveis em que já dormi e a limpeza estava impecável.
Aliás, neste contexto de pandemia que estamos a viver, o Josefa D’Óbidos tem instalados protocolos rigorosos no que toca a limpeza, deixando os quartos cumprir uma “quarentena” antes da entrada dos próximos hóspedes.
O pequeno-almoço é também ele bastante agradável e o hotel disponibiliza ainda zonas de descontração e divertimento para todos os visitantes, do bar com uma mesa de snooker, ao pátio para aproveitar as tardes e noites mais agradáveis ou um cantinho de leitura próximo da receção.
Atividades para todos os gostos
Como disse anteriormente, o Josefa D’Óbidos é um ótimo ponto de partida para ir à descoberta da vila medieval. Podemos fazê-lo por nossa iniciativa, mas o hotel disponibiliza bicicletas a quem quiser percorrer Óbidos sobre duas rodas.
Pode igualmente pedir para fazer alguns programas com parceiros locais, como passear de charrete, fazer um piquenique junto das muralhas do castelo ou até participar em atividades náuticas na incrível Lagoa de Óbidos.
A experiência no Josefa D’Óbidos foi realmente incrível e o espírito familiar que se vive neste hotel, mesmo entre todo o staff, faz-nos sentir bem e deixa a vontade de voltar.
O que achou do Josefa D’Óbidos? Já conhece Óbidos ou tem uma visita nos seus planos? Utilize a caixa de comentários em baixo para dar a sua opinião.
E se gostou deste post, não se esqueça de partilhar nas suas redes sociais. 🙂
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde
Uma nota da Marlene…
Fiquei alojada a convite do Josefa D’Óbidos e não posso deixar de agradecer toda a simpatia e hospitalidade com que fui recebida. Mas, como sempre, todas as fotos e opiniões são minhas, reflectindo de forma sincera a experiência.
Leave a Comment