Praia da Ingrina

11 praias incríveis de São Pedro de Moel à Foz do Arelho

Praias entre São Pedro de Moel e Foz do Arelho Centro de Portugal Beaches

11 praias incríveis de São Pedro de Moel à Foz do Arelho

Há quem fale do Algarve e das suas praias cheias de vida e águas temperadas; da Costa Alentejana, com os areais que compõem a beleza natural da Rota Vicentina; eu venho falar-vos das praias do Oeste, no Centro de Portugal, as quais exercem um estranho fascínio em mim.

Talvez seja porque moro na Ericeira e estou habituada à rudeza da pedra e à força das ondas, algo me atrai ao mar e às praias que se estendem entre São Pedro de Moel e a Foz do Arelho.

Por aqui há de tudo: há rochas, há arribas milenares, há mar que bate forte e que, se a ondulação e o vento estiverem certos, proporciona sessões de surf épicas. 

Mas há também extensões enormes de areia, daquelas onde podemos estender a toalha e não nos preocuparmos com o barulho dos vizinhos, e até águas mais calmas que embalam sem assustar.

São muitos os recantos e encantos do litoral do Centro de Portugal e estes locais são sem dúvida para apontar no mapa e fazer uma paragem na sua próxima viagem pela região.

1. Praia de São Pedro de Moel

Praia de São Pedro de Moel Beach

Não bastasse São Pedro de Moel estar inserido na área que compreende a Mata Nacional de Leiria — também conhecida por Pinhal do Rei —, esta vila, muito procurada nos meses de verão, goza de uma praia bastante pitoresca.

Não é grande em tamanho e o mar é quase sempre agitado por aqui, mas não há quem lhe resista. Até porque ir à Praia de São Pedro de Moel tornou-se numa tradição para locais e visitantes vindos de fora, já que por ali passaram várias gerações de veraneantes.

2. Praia de Água de Madeiros

Praia de Água de Madeiros Beach

Fica junto a uma pequena localidade que outrora chegou a ser bastante procurada por quem queria passar fins de semana junto ao mar. A Praia de Água de Madeiros não perdeu, contudo, o seu encanto e dá as boas-vindas a surfistas e pescadores que procuram diversão – e peixe – naquelas águas.

À entrada da praia as formações rochosas são dignas de reparo, tal como o caminho de terra batida que acompanha o areal por cima e que leva de e para São Pedro de Moel.

3. Praia da Polvoeira

Praia da Polvoeira Beach

A bonita Praia da Polvoeira estende-se numa baía, com incríveis arribas que compõem uma moldura natural.

Do lado direito da praia, o mar parece não bater tão forte, em especial na maré cheia, o que proporciona uma boa oportunidade para ir a banhos.

Já do lado esquerdo, uma grande rocha separa a Polvoeira de Paredes de Vitória. Os surfistas chamam-lhe “Cabeça de Leão”. Já eu, confesso, olho para a pedra e não consigo reconhecer o animal…

4. Praia de Paredes de Vitória

Praia de Paredes de Vitória Beach

Da Polvoeira a Paredes de Vitória, o caminho é rápido se for feito de carro. Mas uma melhor experiência é percorrê-lo pelo bonito passadiço de madeira que se estende por aquele troço de litoral.

Chegados a Paredes de Vitória encontramos uma vila que cresce e sobrevive graças à sua praia… e que praia! Tão extensa que não deixa ninguém indiferente. O olhar parece perder-se a tentar alcançar o seu fim.

5. Praia do Vale Furado

Praia do Vale Furado Beach

Encaixada no meio de grandes falésias, a Praia do Vale Furado exige uma boa forma física. É que é preciso fazer uma grande descida para alcançar o areal. E se para baixo todos os santos ajudam, já para cima…

Mas não se deixe desmoralizar por isso. Desde o parque de estacionamento, que também serve de miradouro, até colocar os pés na água, vai ver que esta é uma praia muito bonita e vale a pena a viagem. 

6. Praia da Légua

Praia da Legua Beach

Mais um longo e extenso areal, muito procurado pelos adeptos da pesca. Apesar de não ter visto boas ondas para surf, acredito que nas condições devidas terá os seus dias mágicos.

Mas mesmo que aqui vá apenas para banhos de sol e mar, a Praia da Légua encanta também pela sua componente natural, envolvida por uma encosta verde. 

7. Praia do Norte

Praia do Norte Beach

Quase não precisa de apresentações. A Praia do Norte é a mais conhecida da região da Nazaré, em grande parte por apresentar algumas das maiores ondas do mundo! Tal, deve-se ao Canhão da Nazaré, uma falha na placa continental que canaliza a ondulação do Atlântico direitinho para aquele local.

Mas não se assuste, pois nem sempre o mar está grande. De facto, quando lá estive recentemente, a ondulação estava pequena, oferecendo a possibilidade de ir a banhos.

Na realidade e à parte das ondas, a Praia do Norte oferece um areal muito grande e lindíssimo, rodeado de dunas repletas de vegetação, com cordeirinhos-da-praia ou cardos-marítimos.

8. Praia da Nazaré

Praia da Nazare Beach

Clássico da Nazaré é a sua praia, longa e que, pela orientação que assume, oferece as condições ideais para ir a banhos.

Mas o encanto da Praia da Nazaré não está apenas no areal à beira-mar, mas na sua entrada, onde o espírito e tradição nazareno está bem representado.

Ali é possível ver embarcações antigas, cuja história se encontra em exposição, e inúmeros “paneiros”, estendais ancestrais utilizados para a seca do peixe.

9. Praia do Salgado

Praia do Salgado Beach

Saindo da Nazaré e a caminho de São Martinho do Porto, a Praia do Salgado encontra-se protegida por duas serras: a da Pescaria, a Norte, e a dos Mangues, a Sul.

A extensão desta praia é simplesmente inacreditável e não é difícil andar para o lado alguns metros e ficar mais isolado. Com certeza uma boa opção se procura dias tranquilos na praia.

10. Praia de São Martinho do Porto

Praia Sao Martinho do Porto Beach

Um clássico do litoral do Centro de Portugal. A Praia de São Martinho do Porto é muito procurada aos fins de semana e em meses de verão. E não é para menos. A “Concha do Oeste”, como é conhecida aquela bela baía, é o local perfeito para dias de praia.

O areal é extenso e as águas calmas, sem as ondas que são travadas pelo estreitamento da terra naquele local. Perfeito para quem quer experimentar alguns desportos aquáticos, como o SUP (Stand Up Paddle).

11. Praia da Foz do Arelho

Praia da Foz do Arelho Beach

O melhor de dois mundo! As ondas do Atlântico que quebram na parte costeira e as águas calmas da Lagoa de Óbidos. Tudo aconchegado por um areal vastíssimo que deixa espaço para tudo, desde o estender a toalha para banhos de sol, aos jogos e brincadeiras de praia.

E para ter uma vista incrível da Praia da Foz do Arelho, nada como um passeio pelos passadiços de madeira que partem mais perto da vila.

Quer seja para praticar desportos aquáticos, como o surf, bodyboard ou SUP, apenas para gozar de belos dias ao sol ou dar passeios à beira-mar, estas praias do Centro de Portugal oferecem momentos maravilhosos junto ao mar.

©Maja Flipflops

Existem muitas outras para descobrir, mas estas 11 são, na minha opinião, imperdíveis. Caso tenha outras sugestões, partilhe comigo na caixa de comentários e diga porque são merecedoras de uma visita.

Praias de Eleição no Centro de Portugal

Dos extensos areais de mar batido, à calmaria das águas da Lagoa de Óbidos, há inúmeras praias extraordinárias para conhecer entre São Pedro de Moel e a Foz do Arelho, em Portugal.
ESTE ARTIGO CONTOU COM O APOIO DO TURISMO CENTRO DE PORTUGAL

Marlene é a criadora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog para partilhar as suas aventuras, quer em Portugal, destino sobre o qual escreve para publicações digitais portuguesas, como no Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas.

Post a Comment

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on