Museu do Titanic: Tudo o Que Precisa Saber Antes De Visitar

Museu do Titanic Belfast Irlanda

Quem não se lembra da história do Titanic ou do famoso filme de James Cameron que, em 1997, pôs todos a chorar em pleno cinema?

Mas o que talvez nem todos saibam é que foi nos estaleiros navais de Belfast, na Irlanda, que aquele que é o navio mais conhecido do mundo foi construído e foi daquele porto que zarpou na sua viagem inaugural… que viria a ser também a última.

Foi para recordar esse passado, quer da cidade, como da embarcação, que nasceu o Museu do Titanic.

Chegada ao Museu do Titanic

O edifício onde encontramos o Museu do Titanic emerge na Doca de Belfast, no mesmo local onde outrora o próprio Titanic foi construído. E tal como na altura uma visão sobre a embarcação inspirava modernidade e futuro, também a arquitetura deste museu passa esse sentimento.

O Titanic Belfast replica os cascos de quatro navios e eleva-se em 27 metros de altura, a mesma que tinha o Titanic, da quilha ao convés.

Há quem compare a estrutura à proa do navio, mas outros dizem que se assemelha a um iceberg, talvez o mesmo que fez o Titanic naufragar. 

Museu Titanic Experience Belfast

Sabia que…

O nome “Titanic”, que se encontra em frente do museu, foi cortado a partir de uma chapa de aço, com 2,5 cm de espessura, semelhante às usadas na construção do navio.
Este letreiro pesa 16 toneladas… o mesmo peso da âncora dianteira do Titanic.

Um navio, uma história, vários pisos

Ao entramos no edifício sentimos realmente que este é um museu interativo e que vale a pena estarmos muito atentos aos detalhes.

Na realidade, o atrium principal, com os seus 6 mil metros quadrados e cinco andares, quer passar a sensação de que estamos entre andaimes e guindastes, bem no centro nevrálgico da construção do Titanic.

Museu Titanic Experience Belfast

A partir daí, e depois de comprar os bilhetes para esta viagem, uma escada rolante leva-nos a bordo e começa a aventura de descoberta do navio, mas também da cidade onde se encontra: Belfast.

O museu divide-se em nove núcleos que retratam todas as fases da história desde monstro do mar, desde o projeto à descoberta do Titanic após o naufrágio a 14 de abril de 1912.

Booking.com

Os 9 núcleos expositivos

Museu Titanic Experience Belfast

BOOMTOWN BELFAST

Começamos com uma viagem no tempo até aos primórdios da cidade de Belfast e as suas industrias em expansão.

Museu Titanic Experience Belfast

ESTALEIRO

Entramos dentro de umas cápsulas que nos levam pelos meandros do estaleiro. Sentimos o calor das fornalhas e o som da atividade naval, do metal a ser batido e testemunhamos o árduo trabalho empregue na construção do Titanic.

Museu Titanic Experience Belfast

LANÇAMENTO

Com o navio pronto é hora de lançá-lo à água. De repente estamos em maio de 1911 e este importante episódio da história é apresentado em modelos 3D e mapas.

Museu Titanic Experience Belfast

EQUIPAMENTO

O Titanic está pronto para receber os convidados. Numa excursão em 3D percorremos os vários pisos da embarcação. Com partida da sala das máquinas, ascendemos pelos vários pisos, até à cabine de comando.

Mas antes de sairmos desta zona há tempo para descobrir os vários tipos de alojamento a bordo, reparar no mobiliário, tecidos e até loiças com o selo White Star.

Museu Titanic Experience Belfast

VIAGEM INAUGURAL

A 10 de abril de 1912, o Titanic começa a viagem inaugural e esse momento é assinalado numa sala com vista para o local exato na Doca de Belfast a partir de onde o navio zarpou.

A partir daí conhecemos algumas das personagens que marcaram presença a bordo, caminhamos no convés, seguramos na amurada para sentir as vibrações da embarcação.  À vista estão várias curiosidades, incluindo um menu de refeição de primeira classe.

Museu Titanic Experience Belfast

NAUFRÁGIO

O destino do Titanic todos conhecemos e neste núcleo ele chega através de uma iluminação mais escura, pela voz dos sobreviventes que contam as suas histórias e pelas notícias na comunicação social da época.

Museu Titanic Experience Belfast

CONSEQUÊNCIAS

Menos conhecido é o que veio a seguir ao naufrágio. Numa sala com réplica das balsas e bóias salva-vidas, testemunhamos as investigações que decorreram sobre o naufrágio. Os inquisidores surgem em imagem e voz e sentimos que muito poderá ter ficado por explicar.

Museu Titanic Experience

MITOS E REALIDADES

A história do Titanic captou a atenção do muitos e já foi alvo de um sem-número de filmes, peças de teatro e livros.

Mas com tanto que já se falou sobre este navio, existem mitos a serem desvendados. Podemos aqui testar o nosso conhecimento e perceber se o que pensamos está certo ou errado.

Museu Titanic Experience Belfast

TITANIC DEBAIXO DE ÁGUA

O Titanic Experience, em Belfast, fecha uma história passada com uma abordagem dos tempos modernos. Descobertos em 1985, os destroços do Titanic surgem aqui debaixo dos nossos pés através de um chão de vidro.

O Museu do Titanic — ou Titanic Experience, como também é conhecido —, é uma visita muito cativante, em grande parte porque os elementos ali apresentados serem muito visuais e interativos.

Claro que ser um dos locais turísticos mais visitados na Irlanda do Norte trás alguns pontos negativos, nomeadamente, a quantidade de pessoas a circular pelos núcleos expositivos. São grandes excursões que se atravessam no nosso caminho, o que muitas vezes nos impedem de explorar o local como gostaríamos.

Mas, não deixa de ser interessante saber e aprender sobre Titanic, o navio mais famoso do mundo.

Mas não fique só pelo Titanic…

O bilhete de acesso ao Titanic Experience dá-lhe também direito a visitar o SS Nomadic.

Considerada como a irmã mais pequena do Titanic e a última embarcação ainda existente da companhia White Star, só tem que atravessar a estrada para entrar no Nomadic.

SS Nomadic Belfast

Explore os vários decks, desde a sala das máquinas, aos lounges de primeira e segunda classe, até ao convés de comando. E saiba que aquele navio já transportou nomes como os de Charlie Chaplin, Elizabeth Taylor e Richard Burton.

GUIA DE VIAGEM

O QUÊ?

O Titanic Belfast é um museu interativo que conta a história daquele que é o navio mais conhecido do mundo. Do seu plano, construção, inauguração, naufrágio e descoberta nos anos 1980’s.

PORQUÊ VISITAR?

O Titanic Experience vai permitir-lhe conhecer ao detalhe (e de forma interativa) a história da embarcação. Mas é uma maneira de também aprender sobre o passado de Belfast, o papel da industria naval no desenvolvimento da cidade e o modo de vida naquela altura.

COMO CHEGAR?

O museu fica no que é hoje chamado de Titanic Quarter, nas Docas de Belfast. Aqui, para além do edifício principal, existem outros espaços que foram recuperados e permitem o acesso ao público: os escritórios de Harland & Wolff, onde o Titanic foi desenhado, e a sua doca seca.

Caso vá de carro, como eu, até ao Museu do Titanic, saiba que existe estacionamento coberto no edifício. Muito útil, principalmente em dias de chuva.

QUANTO TEMPO DEMORA O TOUR?

Demorei 2,5 horas para fazer o Titanic Experience e visitar o SS Nomadic. Mas, claro, tudo depende da sua vontade de ver ao detalhe todas as peças aqui retratadas e o tempo que quer despender na loja ou a descontrair num dos espaços de restauração junto do átrio principal.

BILHETES E HORÁRIOS?

Paguei 19£ pelo bilhete de acesso, o qual inclui também a entrada no SS Nomadic. Porém, consulte o preço no site oficial porque pode no futuro sofrer alterações.

Quanto a horários, dê também uma olhada no mesmo site. É que estes variam muito de acordo com os meses em que pretende fazer a visita.

Aqui não lhe consigo dizer se é melhor ir ao início, meio ou final do dia. A verdade é que tenho ideia que o fluxo de visitantes deve ser grande, seja qual for a hora escolhida.

ONDE FICAR?

Em Belfast, claro! O que não faltam são alojamentos naquela que é a “capital” da Irlanda do Norte. No meu caso, fiquei a dormir em casa de amigos, pelo que não tenho uma referência para dar. Mas consulte AQUI as opções que existem.

IATI Seguros

O que acha do Museu do Titanic? Já visitou ou gostaria de lá ir? Dê a sua opinião na caixa de comentários.

E já que anda pela Irlanda do Norte, que tal ir conhecer a Bushmills, uma das distilarias mais antigas do mundo? 

Conheça toda a história do Titanic

É uma das principais atrações em Belfast, na Irlanda. O Museu do Titanic existe na terra que o viu nascer e conta toda a história do navio mais conhecido do mundo.
Gostou do Post? Faça PIN e guarde para mais tarde

VAI VIAJAR?
Prepare a sua viagem com os parceiros do Marlene On The Move!

↣ Use o Booking.com e escolha a sua estadia favorita aos melhores preços;
↣ Antes de viajar, faça o seguro de viagem com a IATI. Eles oferecem a melhor cobertura para viajantes e ainda tem 5% de desconto por ser leitor/a do Marlene On The Move;

Ao utilizar estes links para fazer as suas reservas, não vai pagar mais por isso e para mim faz toda a diferença! É com estas parcerias que consigo manter o blog, por isso a sua ajuda é preciosa! Obrigada desde já!

Comments
  • Diego Cabraitz Arena

    Muito interessante esse Museu do Titanic, desde a arquitetura dele até o acervo que deve ser demais. Quero visitar um dia quando for a Belfast!

  • Sil Mendes

    Sou uma das que não sabia sobre a existência do Museu do Titanic, por isso adorei ter lido esse seu post. Parece que esse museu é super interessante e fiquei curiosa pra conhecer.

  • Leo Vidal

    Toda a história relacionada ao Titanic me fascina e esse é um museu que tenho muita vontade de conhecer. Ter uma imersão completa mesmo nessa história toda que o Museu do Titanic retrata.

    • Marlene Marques
      Leo Vidal

      Olá Leo! Para mim também foi uma grande descoberta. O que conhecia da história foi de ter visto o filme de James Cameron. Mas a história do Titanic é muito mais que isso, é a história também da cidade de Belfast. Vale bem a pena visitar. 😉 Boas viagens!